Futuro e passado se misturaram na Câmara de Cacoal

por Junior publicado 22/08/2017 10h23, última modificação 16/04/2019 12h43
“Hoje foi um dia histórico para Câmara Municipal de Cacoal”!

“Hoje foi um dia histórico para Câmara Municipal de Cacoal”! Essas foram palavras, que quase não saíram, devido a forte emoção do presidente da Casa, vereador Paulinho do Cinema, ao proferir seu discurso em plenário no dia 18 de agosto, na sessão solene de Moção de Aplauso, onde 14 pioneiros desbravadores do município foram homenageados a noite, e pela manhã, estudantes da rede ensino público, contribuíram para a história futura do município. O vereador estava se referindo aos eventos acontecidos na Câmara naquele dia. O encerramento do dia foi de muita emoção no plenário, com personalidades históricas, recebendo homenagem por todo o trabalho e dedicação de uma vida inteira ao município de Cacoal. Lágrimas de felicidade ou de saudades, molharam rostos. Histórias, abraços e reencontros, marcaram a noite. O proponente da Moção de Aplauso, vereador Jabá Moreira emocionado, disse que essa homenagem é somente uma pequena maneira de lembrar o que essas pessoas fizeram, pelo município. “Eu nasci aqui e as dificuldades da época, já eram grandes, imagina quando esses pioneiros chegaram? São eles os responsáveis por tudo o que temos e somos em Cacoal. Sabemos que não foram só esses quatorze. Temos muitos outros, inclusive que já deixaram esse mundo terreno. Mas essas pessoas que receberam essa Moção de Aplauso, representam todos os desbravadores da nossa região. É muito emocionante estar junto desses senhores. Nós, jovens, podermos ainda compartilhar de suas histórias... não tem preço”! O deputado estadual Airton Gurgacz parabenizou ao vereador Jabá, pela iniciativa dizendo que é justa a homenagem feita em vida. “É uma alegria poder estar aqui, acompanhando essa sessão solene onde pessoas que são responsáveis pelo desenvolvimento desse importante município, estão sendo homenageadas”. O vereador professor Nilton, que também fez algumas indicações de homenageados, parabenizou aos pioneiros. “Esses homens fizeram desse município o que ele é hoje. Um município pujante e em crescimento constante”. Familiares e amigos estiveram presentes na oportunidade. Alguns, com filhos e netos. Os vereadores Claudinei Castelinho, Valdomiro Corá, Wilson Tim, Pedro Rabelo e autoridades de outros municípios e representante do executivo municipal, Antonio Brito, também prestigiaram o evento. Pela manhã, a primeira escola do projeto “De olho na Câmara”, do vereador Pedro Rabelo, esteve em visita a Casa de Leis. Cinquenta e um alunos da escola estadual Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, passaram três horas, conhecendo as dependências da Câmara Municipal de Cacoal, onde também participaram de palestra proferida pelo diretor legislativo, professor Olinto Junior. Na palestra, receberam informações sobre o papel institucional da Casa, como funciona o processo de legislação municipal e sobre seu regimento interno. Por fim, realizaram uma sessão simulada, com oito alunos atuando como vereadores mirins com direito ao uso da tribuna do plenário, para fazerem suas indicações ao poder legislativo e ao executivo municipal. As proposições feitas pelos vereadores mirins serão encaminhadas as autoridades competentes. Proposições como a construção de ciclovias, calçadas, acessibilidade em transporte escolar e facilidade em relação ao pagamento de documentos de regularização de terrenos, foram feitas pelos alunos. O vereador Pedro Rabelo, disse que o objetivo do projeto é criar nos alunos uma visão do que é o Poder Legislativo. “Queremos ter cidadãos de bem, que tenham consciência e que saibam a importância de seu voto e de ter um legislador competente. E quem sabe, eles possam estar ocupando uma das cadeiras nessa Casa, em um futuro próximo”. O presidente Paulinho, falou sobre a importância do evento e como o parlamentar, autor do projeto, atua. “O vereador Pedro tem um compromisso muito grande com a vereança, não só pensando no agora, como também no amanhã. E nada mais justo do que nossas crianças entenderem o que é política o que é o poder legislativo”. Estiveram participando da sessão simulada, os vereadores Claudinei Castelinho, Jabá Moreira e Wilson Tim.

ASCOM-CMC Siomara de Oliveira MTE 953/RO