Audiência pública discute emendas impositivas destinadas ao município

por Danielly Viana publicado 16/12/2025 13h10, última modificação 16/12/2025 14h07

A Câmara Municipal através da Comissão de Orçamentos e Finanças  realizou, sexta-feira (12), uma audiência pública para debater as emendas impositivas apresentadas pelos vereadores ao orçamento do município. O encontro teve como objetivo garantir transparência, participação popular e esclarecimentos sobre a destinação dos recursos públicos.

Durante a audiência, os parlamentares detalharam as emendas impositivas, que são instrumentos legais que asseguram aos vereadores a indicação de parte do orçamento municipal para investimentos em áreas prioritárias. Entre os principais setores contemplados estão saúde, educação, infraestrutura, assistência social e apoio a entidades comunitárias.

foto audiência

O intuito da audiência pública é promover transparência, participação popular e diálogo entre o poder público e a sociedade. No caso das emendas impositivas, a audiência pública tem como principais objetivos:

  • Apresentar e esclarecer como os recursos das emendas serão destinados ao município;
  • Garantir transparência na aplicação do dinheiro público;
  • Ouvir a população, entidades e representantes da sociedade civil sobre as prioridades locais;
  • Permitir questionamentos e sugestões antes da execução das emendas;
  • Fortalecer o controle social, possibilitando que os cidadãos acompanhem e fiscalizem as ações do poder público;
  • Alinhar Legislativo e Executivo, garantindo que as emendas sejam executadas de forma legal, planejada e eficiente.

A população teve a oportunidade de acompanhar os debates e contribuir com propostas, reforçando o caráter democrático do processo, de acordo com os vereadores, as emendas impositivas permitem que as demandas locais sejam atendidas de forma mais direta, refletindo as necessidades apresentadas pela comunidade.

Juntos o Legislativo e o Executivo com a transparência e a correta aplicação do dinheiro público, fortalecem o controle social e o desenvolvimento do município.

 

ASCOM/CMC

Jean Victor / Matrícula - 200975

Foto: ASCOM/CMC