Vereador Toninho de Jesus (PODEMOS)

por Junior publicado 29/09/2023 10h50, última modificação 09/04/2024 16h20
RESUMOS DOS DISCURSOS DO VEREADOR


Ver. Toninho de Jesus

 Resumo do discurso do Vereador na  8ª Sessão Ordinária - 08-04-2024

Falou que a Secretaria de Agricultura estará retornando os trabalhos no Setor Prosperidade. Cobrou do Secretário os paliativos e tapa buracos em alguns bairros, falando de suas reivindicações de gabinete. Cobrou da Secretaria de Agricultura organização para atender os agricultores, principalmente com o Programa Porteira a Dentro, frisando que a previsão é muita estiagem, sendo necessário antecipar esses serviços. Disse que a Câmara precisa criar um projeto para resolver a situação das enchentes, que a cada dia se agrava mais destacando que não adianta julgar o fenômeno da natureza, porque o homem contribui muito mais para essa situação. Disse que as pessoas jogam lixos, que não são consumidos pela natureza e isso agrava os problemas com as enchentes. Falou da responsabilidade das pessoas, pedindo que fosse feito um requerimento ou um projeto para que o município possa ter essa responsabilidade de desassorear os rios, destacando a necessidade de se estender também para a área rural. Cobrou do executivo para que as secretarias, junto com a Câmara possa desenvolver esse projeto. Falou da solidariedade da comunidade de Cacoal, que tem o mérito na ajuda ás famílias, que passaram pelos transtornos das enchentes.  Falou que é preciso avançar, para que tenha melhores resultados nos próximos anos.  


 Resumo do discurso do Vereador na  6ª Sessão Ordinária - 25-04-2024

Cumprimentou os desbravadores pelas apresentações e também os servidores presentes. Deixou sentimento de solidariedade as famílias, que estão em dificuldade devido as enchentes. Falou que Cacoal é unida, parabenizando a comunidade. Falou da situação de calamidade, frisando que está de acordo com o Vereador Edimar Kapiche, que é preciso criar um projeto de prevenção dos rios. Falou de uma reunião no ano passado com algumas secretarias e que o Secretário de Meio Ambiente esteve presente e que teria feito o compromisso de fazer a limpeza dos rios, mas até agora não aconteceu. Falou que o que aconteceu é um fenômeno da natureza, mas também um “fenômeno do homem”, que hoje tem muito mais poder para destruir. Disse que são mesas, cadeiras, geladeiras, sofás, etc., que estão sendo descartados nos rios. Frisou que chuvas são abençoadas, mas para amenizar a situação é preciso realizar a limpeza, mas também ter conscientização.  Que todos possam se unir, frisando que é preciso parar de falar e apresentar ações concretas. Disse que todos se reuniram para socorrer as famílias depois da enchente, mas é preciso ser unirem para socorrer os rios.   

 Resumo do discurso do Vereador na  3ª Sessão Ordinária - 04-03-2024

Falou do esforço da equipe no desenvolvimento do Plano Diretor. Parabenizou as mulheres, sugerindo um dia especial para as mulheres com palestras e outras atividades.   Falou sobre as demandas da saúde e que esteve visitando as UBS do Bairro São Marcos, Morada do Bosque, destacando que os moradores da região do Cinturão Verde estão reclamando dos atendimentos. Frisou que todas as quartas-feiras das 7h as 13h, será disponibilizado uma vacinadora para atender esse público na UBS São marcos. Comentou sobre o Setor Prosperidade, que tem com fluxo grande de caminhões pesados e que a Secretaria de Obras tem realizado o trabalho, frisando que tem acompanhado os serviços realizados pela Secretaria de Obras, principalmente as saídas d´água. Disse que enviará oficio para recuperação de pontes e bueiros para dar segurança para quem estará escoando suas produções. Parabenizou o Pastor Djalma, pela inauguração da Associação Vida no bairro Teixeirão. Disse que ficou conhecendo a Casa de Acolhida Lar da Paz, na Linha 07, que atende idosos e deficientes. Pediu aos vereadores e ao Executivo, que possam estar olhando por essas pessoas. Falou da Audiência Pública do relatório quadrimestral, parabenizando a todas as secretarias. Falou sobre a importância do debate do Plano Diretor, para o melhorar o desenvolvimento de Cacoal. Finalizou parabenizando as mulheres, pelo mês das mulheres.

 Resumo do discurso do Vereador na  1ª Sessão Ordinária - 19-02-2024

Discursou pedindo harmonia e que a Casa volte a ser a Casa do Legislativo, ressaltando que as dificuldades aumentam por ser um período eleitoral.  Comentou sobre a reunião com os pais sobre o transporte escolar, que contou com a participação de todos Vereadores. Cobrou melhorias nas estradas vicinais. Comentou sobre a saúde, frisando o aumento dos casos da Covid e Dengue, pedindo conscientização da população para contribuir quando da realização das campanhas. Falou sobre a distribuição de mudas de Cacau, ressaltando que há reclamações dos produtores, disse que irá conversar com o Secretário de Agricultura sobre a situação para trazer uma resposta para os produtores. Comentou há um avanço muito grande dentro município, destacando as obras de pavimentação e os transtornos com a instalação das redes de esgoto, pedindo paciência a população que logo estará resolvido.


 Resumo do discurso do Vereador na  37ª Sessão Ordinária - 11-12-2023

Comentou que às vezes passam por momentos altos e baixos, mas é preciso respeitar os policiamentos, pedindo menos discórdia e mais interesse pelo povo. Agradeceu toda a equipe e todos os servidores da Câmara pelo companheirismo. Disse que as críticas construtivas agregam ao trabalho. Falou que foram muitas as conquistas e que tem muito orgulho de estar prestativo a população. Frisou que trabalha com humildade, respeitando a todos, que o ano passou rápido e muitas foram as demandas, mas está feliz por estar contribuindo e somando com o município, destacando principalmente os trabalhos em prol do Setor Prosperidade. Agradeceu ao Prefeito e a comunidade mudou muito. Disse que agora a luta e com a Energisa e logo será resolvido. Falou da parceria com a comunidade do Setor Prosperidade. Disse estar grato pelos atendimentos de algumas secretarias e tem atuado e fiscalizado, buscando melhorais principalmente para a agricultura, a base de tudo. Agradeceu a todas as comunidades religiosas e a todos os amigos pelo apoio em 2023. Destacou as melhorias que aconteceram no município e cada Prefeito e cada Câmara planta uma sementinha e a cada ano possa melhor. Desejou Feliz natal e um Ano Novo de conquistas.


 Resumo do discurso do Vereador na  36ª Sessão Ordinária - 04-12-2023

Falou do apoio do deputado Cirone e de sua esposa Noeli, comentando sobre a agenda em Porto Velho. Destacou as cobranças junto a Energisa e que junto com a assessora do Deputado Cirone fizeram as cobranças quanto as quedas de energia e que o representante da Energisa se comprometeu a fazer os levantamentos do que está acontecendo e em relação aos prejuízos, que estão prejudicando vários setores, principalmente no Setor Prosperidade, onde tem a empresa de água mineral, plantio de soja, agricultura familiar agroecologia e outros. Parabenizou as equipes que participaram dos campeonatos. Falou da visita ao Cincero, destacando a ajuda dos municípios e melhoria na alimentação e estrutura. Falou sobre o número de atendimento, porém cobrou atenção em relação ao cuidado com as documentações dos pacientes, frisando que muitos pacientes estão indo e perdendo a viagem por falta de agendamento. 

 Resumo do discurso do Vereador na  35ª Sessão Ordinária - 27-11-2023

Falou do evento no Beira Rio, frisando que mora aqui há 41 anos e que nasceu aqui, parabenizando a todos pela organização. Falou sobre a Câmara e que no período de 8 meses, desde a eleição da Mesa, houveram perseguições políticas, comentando sobre a situações de sua equipe de gabinete. Falou sobre seu posicionamento e que ninguém muda, frisando   que o posicionamento de cada um pode ser diferente, falando sobre a decisão do STF. Disse que independente de ser vice-presidente tem seu posicionamento e quando era a outra Mesa Diretiva também teve seu microfone cortado. Frisou que é bastante crítico e que tem coisa que não irá pedir e não irá compartilhar e que todos precisam se respeitar. Falou que já permaneceu muito tempo calado, que houveram muitas discussões e que muitas coisas foram favoráveis a Mesa e todos estão cientes, que mais uma vez a Mesa está representando a população de Cacoal. Falou que continuará respeitando e que só quer o seu mandato e o caminho aberto para trabalhar e que se amanhã não for mais vice-presidente continuará de cabeça erguida. Falou que a situação da Câmara de Cacoal não é única e é preciso defender a Casa. Como vice-Presidente continuará defendendo os projetos e que já pediu para colocar os projetos, mas se o Presidente não colocar, respeitará a decisão. Disse que não quer saber o que Prefeito fez ou deixou de fazer no passado. Falou que o fato de estar do lado, podem pensar ou achar porquê tem o seu posicionamento e isso não irá mudar. Que o mais importante é que os 12 estão aí e possam começar a refletir pela população e não pensar em si, porque tudo continua e não vai mudar. Disse que hoje se sente bem mais  forte.


 Resumo do discurso do Vereador na  34ª Sessão Ordinária - 20-11-2023

Com a frase “A diferença não está na cor, mas no Coração. Feliz Dia da Consciência Negra”, prestou homenageou pelo Dia da consciência Negra. Falou da reunião em seu gabinete com o Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, onde saiu o alinhamento para recuperação de nascentes bem como a limpeza a limpeza dos rios, destacando a necessidade de parceria com a Câmara. Disse que não pode esperar as tragédias é preciso resolver antes.  Falou que o Projeto renascer das águas foi iniciado no mandato da ex-Prefeita Sueli Aragão, e que foi se aperfeiçoando, parabenizando o servidor Jorge Murrer pelo trabalho. Disse que a ideia inicial do projeto foi do Grupo Bem Viver, que esteve à frente o Senhor Antônio.  Falou que o município tem avançado, destacando que a comunidade do Setor Prosperidade está recebendo os serviços da Secretaria de Obras. Comentou sobre a visita a empresa Cristal da Amazônia. Disse que estão sendo realizado pela Secretaria de Obras no Setor Prosperidade serviços de gradeamento e saídas de agua. Falou que enviou documento a Secretaria e Agricultura, pedindo que atenda as linhas vicinais com a saída de água.  Falou da necessidade de recuperar os pontos críticos. Pediu ao Prefeito que continue trabalhando atendendo o homem do campo. Falou que nenhum Vereador é contra a máquina no campo.  Criticou o trabalho da Secretaria de Agricultura, pela falta de comunicação com os vereadores e que continuará cobrando, pois esse é o seu trabalho. Disse que tem as emergências, mas os cronogramas precisam ser apresentados principalmente ao Conselho Agricultura. Finalizou dizendo que é preciso dar transparência ao trabalho.

 Resumo do discurso do Vereador na  33ª Sessão Ordinária - 14-11-2023

Iniciou seu discurso falando sobre a Sessão da última segunda-feira. Direcionou o discurso ao Vereador Romeu, frisando que o mesmo passou dos limites quando o chamou de bandido e vagabundo. Falou que tem família e as palavras não condiz com sua pessoa, pois tem caráter. Disse que se não concorda, chama para conversar, mas os vereadores não tiveram respeito e todos ficaram falando ao mesmo tempo. Disse que a palavra não tem que ser desculpas, mas que foi ofendido pelo Vereador Romeu, e que não deu resposta porque é educado. Frisou que não gosta de apontar dedo, de mandar indireta e por isso direcionou seu discurso ao Vereador Romeu. Pediu que seu posicionamento fosse respeitado.


Resumo do discurso do Vereador na  32ª Sessão Ordinária - 06-11-2023

Comentou que acompanhou a entrega das balanças aos feirantes realizada no Feirão do Produtor, contemplando 80 produtores. Parabenizou a todos os envolvidos nesta ação que beneficia os produtores. Cobrou a reforma do Feirão, bem como providências quanto aos estacionamentos, falando da dificuldade do transporte das mercadorias pelos feirantes. Falou que com o deputado Cássio Gois está acompanhando a situação. Disse que o trator de gradeamento está atendendo no Setor Prosperidade e Linha 06 e que depois vai para Linha 07. Comentou que a PC ainda está quebrada, frisando que não aceita mentiras e quem acaba perdendo é a população. Disse que muitos produtores estão acompanhando e que nunca pediu para tirar a máquina de nenhum lugar. Falou se alguém tem uma responsabilidade é preciso seguir com essa responsabilidade e não fazer jogo sujo. Falou que os moradores do Bairro Industrial estão reclamando dos transtornos onde ainda não foi concluído o asfalto. Falou que os recursos aplicados, são os impostos pagos. Disse que o vereador está para legislar e continuará cobrando. Falou que quando se fez ordem de serviços é para concluir e que no Industrial está com mais de 40 dias só na promessa.


Resumo do discurso do Vereador na  31ª Sessão Ordinária - 30-10-2023

Falou da seca em Espigão, frisando que se Cacoal não cuidar irá acontecer o mesmo. Falou das cobranças quanto a necessidade de limpeza e a recuperação do solo. Comentou sobre os entulhos jogados as margens dos rios, destacando a necessidade da educação vir de dentro de casa e começar pelas crianças. Pediu que a Câmara fazer um documento da Câmara para acionar as secretarias nesse sentido. Frisando que é preciso unir forças. Falou da situação dos rios Tamarupá, Pirarara, Salgadinho, que é preocupante. Falou que, se não cuidar o Rio Machado, também poderá ter problemas de escassez. Falou da situação dos rios de Espigão, destacando a necessidade de cuidar das nascentes. Pediu para unir as secretarias de Obras, SEMMA, Agricultura e técnicos para traçar planos e resolver, que não adianta só falar. Destacou a necessidade de um trabalho sério. Disse que é triste ver a situação do Rio Palmeiras, em Espigão. Falou que as enchentes acontecem por não ter armazenamento no solo. Pediu a convocação das secretarias, conselhos e técnicos para que façam um trabalho de verdade. Falou que não adianta plantar na beira do rio, se não tiver um trabalho contínuo e sério. Falou das mudanças na agricultura, frisando que não há mais o hábito de produzir.  Comentou sobre a Secretaria de Agricultura, que são apenas dois tratores para atender mais de 5 mil propriedades. Disse que a Agricultura não está atendendo os agricultores nas suas necessidades, falando da necessidade de organizar e planejar o atendimento. Pediu reunião para discutir os projetos e que as divergências políticas não podem atrapalhar os trabalhos. Se emocionou ao parabenizar o pai pelos 83 anos.


Resumo da  29ª Sessão Ordinária - 16-10-2023

Discursou sobre a confraternização do Dia das Crianças, parabenizando a todos pela organização. Parabenizou o grupo de mulheres do Bairro São Marcos. Falou do aumento dos tributos no Estado. Disse que a votação dos projetos precisa ter muita responsabilidade. Disse que a culpa não é só do Governador e os deputados precisam assumir suas responsabilidades. Disse que todos têm conhecimento quanto chega um projeto para ser votado. Pediu aos deputados que revejam, que não adianta ir para televisão, jogar a culpa no governador. Falou sobre a necessidade de um cronograma, dando transparência no trabalho realizados. Disse que o pequeno produtor ainda não está tendo acesso aos atendimentos. Falou da necessidade da comunicação nas igrejas e nas associações, pedindo ao Secretário de Agricultura reveja essa situação. Parabenizou o Prefeito, a Secretário de Obras e todos envolvidos pelas frentes de serviços que possam ser concluídas. Cobrou da Secretária de Ação Social, projeto para atender as pessoas que estão nas ruas. Pediu ao prefeito que possa discutir sobre essa situação, pois quem ganha com isso é a sociedade.


Resumo da  27ª Sessão Ordinária - 02-10-2023

Disse que não irá entrar em brigas e quem tiver incomodado, que procure a assessoria jurídica ou a justiça. Falou que as discussões na Tribuna, não traz nada para ninguém, que é preciso usar o tempo para atender a comunidade. Falou que está acompanhando o Programa Porteira Adentro, pedindo ao Secretário de Agricultura que possa rever, porque alguns carreadores ficaram para trás e que as máquinas já passaram nos locais e tem dificuldades as vezes de voltar. Pediu que possa atender a todos com igualdade. Parabenizou todas as conselheiras eleitas e também a todos que participaram das eleições.


Resumo da  26ª Sessão Ordinária - 25-09-2023

Parabenizou o Presidente da UMAM pela reeleição, destacando que está prestando um bom serviço. Falou do suicídio ocorrido em Cacoal, destacando que a depressão é um mal que vem assolando a humanidade e todos precisam estar atentos e ajudar para evitar essas tragédias. Falou da reinauguração do Hospital Materno Infantil, parabenizando o Prefeito e destacando que irá oferecer uma qualidade no atendimento ás mães do município. Pediu ao Presidente que possa ouvir todos os vereadores, para manter a harmonia na Casa.