Vereador Valdomiro Corá (MDB)

por Junior publicado 29/09/2023 10h50, última modificação 18/04/2024 09h15
RESUMOS DOS DISCURSOS DO VEREADOR

Vereador Corazinho

Resumo do discurso do Vereador na 9ª Sessão Ordinária -15-04-2024

O Presidente não discursou, porém, deixou uma mensagem para a população, frisando que a população precisa procurar os vereadores, porque foram eleitos e ganham para defenderem a população. Falou de um requerimento da sua autoria, pedindo o valor que o município gasta com o aterro sanitário. O requerimento foi aprovado por todos os vereadores. Também pediu apoio para aprovação de um requerimento de autoria do Vereador Paulo Henrique, que trata da solicitação de informações junto ao Executivo, por meio da SEMTTRAN sobre a quantidade de motos aplicativos, quais são as plataformas e quem são os responsáveis por essas plataformas.  

Resumo do discurso do Vereador na 8ª Sessão Ordinária -08-04-2024

Falou da preocupação quanto uma ligação que um vereador recebeu, frisando que não era para falar mais em petróleo e que o caso foi lavado para a Polícia Federal e Ministério Público. Disse que o Legislativo é um órgão fiscalizador e o que falam sobre emendas para o município não é trabalho do vereador e sim obrigação dos deputados, que foram eleitos para trabalhar pelo povo. Falou que em todos os partidos tem pessoas boas e os que pensam somente em si. Falou que todos os vereadores fizeram o seu papel em Cacoal, frisando que a oposição tem um papel importante na defesa da população. Falou das denúncias em relação ao desvio de 1 milhão e 800 mil de combustível, 230 mil que foram pagos a uma empresa ônibus que não prestou os serviços, frisando que é obrigação dos vereadores fiscalizar. Disse que esse dinheiro ainda não foi devolvido, frisando que o processo ainda está no Tribunal de Contas. Falou nenhum prefeito, manda no Vereador Corá, só quem manda é Deus e o povo que o elegeu. Falou do Projeto que não estava na pauta e vai ser colocado, frisando que o Prefeito prometeu melhorias para os servidores da SEMTTRAN e da Secretaria de Obras, e não cumpriu, o Projeto não foi enviado a Câmara. Falou as responsabilidades dos vereadores é que fica triste com alguns discursos, que não agrada a sociedade. Falou que a prefeitura mandou um projeto para instituir impostos dos imóveis via satélite ou por meio de drone e que não foi colocado em pauta. Falou que muitas coisas é preciso agradecer ao Governo do Estado e ao Governo Federal e alguns deputados, que destinaram recursos para o município, citando o trabalho do Senador Confúcio Moura. Falou do que o projeto que beneficia os vigilantes será votado. Disse que o Prefeito quer aumento do seu salário para 35 mil, do Vice-Prefeito para 25 mil e dos secretários para 18 mil, mas não será votado, frisando que primeiro deverão ser valorizados os servidores da SEMTTRAN, da Secretaria de Obras e todos os demais servidores.

 

Resumo do discurso do Vereador na 7ª Sessão Ordinária -01-04-2024

Cumprimentou a Presidente da AAPC, Elcina Peroni e a todos associados presentes. Disse que irá votar favorável ao projeto de doação do terreno para a associação. Pediu o envio de ofício ao Senador Confúcio pedindo recursos para a aquisição de um ônibus zero, exclusivo, para a Associação dos Idosos de Cacoal. Disse que como Vereador o seu compromisso é defender o povo de Cacoal e assim é com os demais parlamentares, que devem ajudar o Estado. Explicou que o MDB é um partido democrático e colocou um recurso de 20 milhões para fazer a escola polo na linha 10 de Cacoal. Disse que o Senador Confúcio Moura, informou que conseguiu com o Presidente da República, a duplicação da BR 364, frisando que todos os políticos precisam ajudar com recursos para o Estado. Disse que cada um sabe do seu compromisso e o seu como vereador é defender o povo de Cacoal, e, assim é com os deputados, senadores e Presidente da República. Disse que o Senador, Confúcio está mandando recursos para o Estado, enviando oficio ao Senador, pedindo projeto de isenção de multas para os produtores rurais. Disse que o MDB é aliado de todos que estão no poder e que o Governo do Estado investiu mais de 40 milhões em Cacoal. Falou das enchentes, frisando que enviou oficio, ao executivo, com a assinatura dos 12 vereadores, antecipando a devolução de 300 mil para ajudar as famílias, frisando que o Prefeito pode enviar o projeto, que se for necessário irá fazer sessão extraordinária para aprovar e beneficiar a população que foi prejudicada pela enchente.  


Resumo do discurso do Vereador na 6ª Sessão Ordinária -25-03-2024

Agradeceu aos desbravadores e o Pastor João Peixoto, da Igreja Adventista do 7º Dia. Falou da discussão entre vereadores, frisando que é preciso respeitar o povo. Falou sobre a situação da enchente – enviando ofício ao Prefeito para que faça um decreto de emergência, para que Cacoal possa receber recursos federais. Cobrou dos 3 senadores para liberarem recursos. Disse como Presidente da Câmara, com apoio dos demais vereadores, irá devolver 300 mil para o município para atender a população atingida pelas enchentes. Cobrou dos 8 deputados Federais, dos 3 senadores e dos 24 deputados estaduais, para disponibilizar recursos imediato para Cacoal. Falou que sempre irá aprovar projetos importante para o município, frisando que independente das siglas partidárias é preciso trabalhar pelo povo. Comentou que as divergências entre vereadores são prejudiciais para a população. Falou da situação de um empresário que estaria há 8 meses esperando para resolver um problema com documentação, porque estava aguardando a prefeitura enviar o projeto, que imediatamente pediu a análise das comissões e já foi votado nesta segunda feira. Disse que é preciso cobrar dos vereadores, porque foram eleitos para representar o povo.   Frisou que é preciso retornar o direito do aposentado de não pagar o IPTU. Chamou a atenção dos vereadores para que respeitem o povo.

 

Resumo do discurso do Vereador na 3ª Sessão Ordinária -04-03-2024

Parabenizou os pioneiros da cidade presentes, em nome do pioneiro Etelvino Muniz, destacando o orgulho de ter vindo para Cacoal em 1974, na época o Governo incentivava a vinda das famílias para ajudar no progresso do Estado. Criticou os deputados que não estão colocando recursos para os hospitais e deixando a população morrer, enviando oficio aos deputados para que intercedam em prol dos hospitais de Cacoal, que muitas pessoas estão no Heuro precisando de cirurgias. Pediu o envio de oficio ao Secretário Estadual de saúde, sobre a situação das filas em Cacoal, chamando a atenção do Governador para cobrar as emendas dos 24 deputados e fazer uma injeção de recursos na saúde de Rondônia. Disse que estão gastando os impostos que o povo paga de maneira desordenada. Criticou os gastos e custos de um deputado para Rondônia, frisando que votaram para o aumento do ICMS e estão calados. Disse que quem vota contra o povo não merece retornar ao cargo e está indignado, pois, no passado os políticos davam mais apoio para população avançar, e hoje com três senadores, está deixando a lei pesar sobre o produtor rural. Disse que hoje o trabalhador perde sua máquina por causa de uma lei feita pelos próprios políticos da esfera federal. Destacou que sempre defende o povo, lembrando que o prefeito mandou um projeto para fazer a cobrança de IPTU, por meio de imagens aéreas, e que não deixou passar, pois iria aumentar muito o valor dos impostos. Outro projeto que foi barrado aumentava impostos para dos empresários, e que isso iria prejudicar o comércio. Cobrou do Senador Confúcio, que é do MDB, por ser parceiro e que tem a possibilidade de trazer mais recursos para Rondônia e para Cacoal. Que faça um projeto isentando o produtor rural que planta o alimento para a população. Disse que está à disposição no gabinete e também em sua casa, basta o procurar.

Resumo do discurso do Vereador na 2ª Sessão Ordinária -26-02-2024

Enviou oficio a Diná da Casa de apoio às crianças com Câncer em Porto Velho. Disse que irá ajudar a vender as rifas para ajudar nos atendimentos às crianças. Falou que é preciso levantar a bandeira da paz e como pioneiro irá manter a paz, defendendo o povo. Falou da situação do SAAE que estão prejudicados, porque não conseguem fazer empréstimos na Caixa Econômica. Frisando que o ex-diretor do SAAE liberou empréstimos para comissionados que hoje não estão mais trabalhando e deixaram de pagar os empréstimos e devido a inadimplência a Caixa bloqueou para novos empréstimos. Falou sobre o transporte coletivo, cobrando da Comissão da Câmara, sobre os mais de 230 mil reais pagos a uma empresa que não prestou os serviços. Enviou oficio aos Deputados Estaduais e ao Governador, pedindo que se unam para melhorar a situação da saúde no Estado. Disse que os deputados têm mais de 144 milhões em emendas e poderiam destinar os recursos para melhorar a saúde e atender o povo. Disse que o Heuro atende pessoas até de outros estados, frisando que Cacoal precisa ter mais um hospital. Cobrou também dos Deputados Federais e Senadores para destinarem recursos parta a saúde e ajudar o Governador do Estado. Pediu que aos senadores e deputados federais que fizessem lei para beneficiar o homem do campo e proibir queimar os caminhões e máquinas pesadas, frisando que o povo que trabalha precisa ter prioridade. 

 

Resumo do discurso do Vereador na 1ª Sessão Ordinária -19-02-2024

Iniciou o seu discurso cumprimentando os vereadores de Castanheira, que estavam visitando a Câmara, em nome do Presidente Levi Tavares. Disse que enviará oficio para o Governador parabenizando pelo projeto de lei, que está beneficiando os motos taxista e carros de aplicativos.  Falou que cobrará do Governador Marcos Rocha e do Secretário de
Saúde providências quanto a situação do hospital Euro em Cacoal. Enviou ofícios para os dois deputados estadual do município de Cacoal, para possam ajudar Cacoal nesse sentido. Disse que os vereadores falam em prol do povo. Disse que o Senador precisa trabalhar pelos 52 municípios. Falou que o trabalho do vereador e defender o povo, comentando sobre o projeto de lei, que o prefeito teria enviado à Câmara e que tirava o direito do aposentado em relação ao IPTU, frisando que defendeu o direito do aposentado que ganha (1) salário mínimo não pagar o IPTU e que isso é o trabalho do vereador. Falou sobre o novo memorial da Câmara e que em breve ficará pronto, mostrando todas as legislaturas. Frisou que a Câmara não é lugar de guerra e sim de paz. Vamos trabalhar e não guerrear.

Resumo do discurso do Vereador na 37ª Sessão Ordinária -11-12-2023

Enviou oficio aos três Senadores pedindo para derrubar o veto do Governo Federal, em relação ao marco temporal, frisando que irá prejudicar os moradores da 429 e de todo o Estado. Pediu aos senadores que votem a favor do povo de Rondônia. Enviou oficio ao deputado federal, Lebrão, sobre o Projeto de isenção de multa aos agricultores, frisando ser um Projeto importante para a população de Rondônia. Enviou ofício ao Detran e Governo do Estado, sugerindo que não precisa enviar equipe para multar em Cacoal, frisando que o povo está passando por momentos difíceis, sendo necessário apoiar o povo. Comentou sobre o Projeto das 300 casas, frisando que com outros vereadores saiu em defesa das famílias que foram sorteadas. Falou do Projeto que cria mais impostos para os empresários, destacando que será por meio de auto denuncia e que não será votado. Falou do Projeto de aumento do IPTU e que também não foi votado. Comentou sobre a sua eleição para presidência e que, como vereador, irá continuar defendendo a população. Disse que o papel do vereador é trabalhar em defesa do povo e que continuará cobrando das autoridades. Frisou que os parlamentares do Estado, na calada da noite, votaram pelo aumento de impostos e quem vota nesse tipo de projeto não merece voltar. Desejou feliz Natal e próspero Ano Novo com muita saúde e paz.

Resumo do discurso do Vereador na 36ª Sessão Ordinária -04-12-2023

Comentou sobre os discursos dos vereadores, concluindo que: se ele falando ou não falando, jamais o irá proibir de agradecer a Deus. Comentou sobre a decisão do STF que o reconduziu ao cargo de Presidente. Comentou sobre a decisão do TJ, frisando que irá recorrer e o que a justiça decidir irá cumprir. Disse que é dono do seu mandato e quem lhe concedeu foi o criador do Céu e da Terra e ninguém fechará a sua boca, somente Deus.  Falou que o Projeto da LDO não está na Câmara, está na Prefeitura e que irá respeitar a decisão da justiça. Falou do ex-Presidente que levou a canetada da justiça e terá que pagar. Falou que irá cumprir o que a justiça determinar, destacando que está feliz com o mandato, pois conseguiu economizar quase 5 mil reais por mês, que os procuradores recebiam para ficar sentados na sessão e também não aprovou o Projeto de 100% de aumento que era pleiteado.  Disse que Abel está correndo do Caim, que querem matar de qualquer jeito. Enviou oficio ao Pastor Júnior da Igreja Maranata, parabenizando pelas orações pelas autoridades. Parabenizou a todos os pastores que oram para abençoar a todas as autoridades. Comentou sobre Projeto 162/2023, de Autoria do Poder Executivo, que pede para os empresários ir até à Secretaria da Fazenda dizer que estão sonegando imposto (Autodenuncia) e se for estará isento da multa e se não for a fiscalização irá até o empresário é irá fazer o confronto das maquininhas de cartão e poderá ser aplicada a multa. Disse que enquanto estiver Presidente o Projeto não será votado. Falou que o Prefeito gasta 400 (mil) com aluguel de árvore de Natal e que ninguém pode falar, pedindo ao MP verificar que a árvore foi superfaturada. Disse que o prefeito quer cobrar 5% dos empresários e que esse valor deverá ser repassado para o contribuinte. Falou que respeita a fala de todos os vereadores, mas no seu mandato quem manda é Ele, Deus e o povo que o elegeu e que não tem medo de Caim.

Resumo do discurso do Vereador na 35ª Sessão Ordinária - 27-11-2023


Enviou oficio ao Governo do Estado pelo que fez e está fazendo pelo município. Agradeceu alguns vereadores pelo apoio como Presidente.  Disse que muitos vereadores não estão contentes, porque querem aumentar o número de vagas e aumentar os salários dos vereadores e colocar portariados. Comentou sobre sua entrevista na televisão, frisando que é preciso mostrar a verdade para a população, que não falou que é a favor de propina, mas explicou que até 2020, 80% dos políticos, recebiam ajuda financeira para disputar as eleições e que depois criaram o fundo partidário, que veio para dar prejuízo para o País. Falou que Rondônia recebeu mais  de 500 milhões do Fundão, defendendo que esses recursos deveriam ser usado em benefício da população. Disse que alguns vereadores usam a tribuna para lhe atacar e pediu o envio de oficio ao MP para investigar algumas pessoas, que tem portaria de deputados e estão em suas casa. Falou que alguns vereadores não conseguem aceitar a derrota, pedindo para lhe deixar em paz.  Disse que todos os vereadores que respeitam a mesa, tem o seu apoio. Citou uma passagem da Biblía, sobre aquele que não tem defeito atirar a primeira pedra. Falou que a eleição da mesa foi feita e o ex-presidente João Pichek cumpriu com todos os procedimentos e a justiça o confirmou na Presidência. Disse que tem defeitos como qualquer um, mas tem respeito e carinho pela população, pedindo aos vereadores para terem paz, pois não aguenta mais ser atacado. Falou que cada um tem a sua oportunidade e que devem esperar a sua vez.  

 

Resumo do discurso do Vereador na 34ª Sessão Ordinária - 20-11-2023

Falou da visita a Ariquemes, e que lá tem um Projeto para baixar para 11 o número de vereadores e em Cacoal estão querendo aumentar para 15 ou 17. Comentou sobre a sua entrevista e que falou sobre o Projeto que foi votado. Disse que a maioria dos políticos antes de 2020 recebia ajuda para a campanha, mas que talvez poucos prestavam conta, porque tinha o caixa 2. Falou dos gastos do fundo partidário e que Rondônia recebeu mais de 500 milhões e foram gastos na campanha passada. Disse que esse dinheiro falta para investir na saúde, educação, agricultura etc. Falou que o governo de hoje está sendo pressionado. Falou que a Radio Suprema foi comprada por 1 milhão e setecentos mil, por um grupo de políticos de Cacoal e que para dar lucro precisam ter convênio com a Assembleia e o Governo do Estado. Disse que sua fala não foi em relação a propina, mas sim quanto a ajuda de empresários para os políticos no passado. Disse que hoje tem o fundo partidário e defende que precisa acabar, pois quem quer ser eleito deve usar o seu próprio recurso. Falou do aumento do ICMS e com o manifesto da população os valores foram reduzidos. Disse que alguns servidores estão bravos porque como presidente cortou algumas regalias. Falou que não irá colocar projeto de aumento de salários dos Vereadores, Prefeito, vice ou Secretário. Falou que não tem medo de pedrada e irá falar em defesa do povo. Frisou que está no quinto mandato e que nunca roubou e se alguém tiver alguma coisa que prove. Falou que lutou pelos bairros São Marcos e Jardim Vitória. Disse que segurou o Projeto para não aumentar IPTU, frisando que a proposta seria usar Drone ou satélite para olhar os imóveis e definir os valores dos impostos. Disse que enquanto Vereador não subirá nenhum valor no IPTU. Disse que todos têm seus defeitos e suas qualidades e que a população possa avaliar. Disse que como Presidente devolveu 2 milhões para o Executivo e esse ano irá devolver em torno o de 500 ou mais e continuará cuidando do dinheiro do povo e devolver aquilo que sobrar para o executivo. 

Resumo do discurso do Vereador na 33ª Sessão Ordinária - 14-11-2023

Comentou sobre a votação da LDO. Disse que gostou da fala do vereador que reconheceu o erro. Disse que é normal os vereadores apresentarem as emendas. Disse que está como Presidente, agradecendo a Deus e depois o Judiciário. Falou que, se os vereadores se sentirem prejudicados podem procurar o Judiciário. Disse que como Presidente, o vereador que desrespeitar terá o salário bloqueado e que podem procurar a justiça. Falou que todos os vereadores têm seus direitos e deveres. Falou dos políticos que compraram a Rádio e que teve um acordão na Assembleia para ter contrato com a a referida rádio, frisando que o mesmo grupo quer  obrigar o governador a fazer contrato com a rádio também. Falou da situação com o vereador Pichek, pedindo perdão. Se emocionou ao falar da situação que passou logo após a morte da mãe, onde foi humilhado. Falou que na ultima sessão -  falou os favoráveis a emenda do Paulo Henrique se levanta, os contrários permaneçam sentados e que todos levantaram. Disse que não irá admitir que o prefeito mande na Casa. Falou que o Secretário de Educação quer fechar as escolas, frisando que o mesmo já está dirigindo uma Hillux e o Projeto ainda está na Câmara para ser aprovado. Disse que os Projetos que foram enviados à Câmara serão votados. Falou que vereador que quiser sugar o governo do Estado será denunciado.  Disse que não irá aceitar ficarem difamando o Poder Legislativo, frisando que não adianta berrar, gritar, porque quem tem a caneta é o Presidente Valdomiro Corá e naquilo que for certo e Deus permitir irá usá-la.     

 

Resumo do discurso do Vereador na 32ª Sessão Ordinária - 06-11-2023

Enviou oficio ao Deputado Mauro Nazif agradecendo por destinar emenda para compra das balanças digitais para os feirantes. Pediu emendas dos deputados para reformar as escolas. Falou que o Secretario de Educação só está pensando em comprar Hilux, frisando que até o momento o Secretário não reformou nenhuma escola. Disse que são várias escolas rurais, e não vê o Secretário falar em reformar as escolas. Disse que o projeto do Secretário é acabar com as escolas na área rural.  Falou que o aumento do ICMS não é culpa do Governador. Disse que os vereadores são responsáveis e não podem deixar fechar as escolas, chamando a atenção dos vereadores para não deixar passar esse projeto de fechamento das escolas. Disse que não irá aceitar a compra de hilux e deixar escolas fechando. Cobrou do Prefeito esclarecimentos sobre os recursos aprovados pela câmara, frisando que forma aprovados mais de 3 milhões para o Beira Rio para mudar a Prefeitura e até agora não foi levado. Falou que a Câmara devolveu muitos recursos e que possa ser aplicado na reforma das escolas da zona rural. Pediu emenda dos deputados Jean Mendonça, Alan Queiroz, para reformar as escolas. Cobrou também dos deputados Cassio e Cirone. Disse que o Governador pode ajudar o município, frisando que cada deputado custa mais de 350 mil reais para o Estado, por mês. Falou das extravagancias com o dinheiro público. Falou que o Deputado Cassio Gois mentiu para os agricultores da Linha 07. Falou do projeto do deputado Ismael Crispim, para isentar e dar descontos para os que tem veículos apreendidos e devolver para os seus donos. Disse que é preciso cortar as mordomias dos políticos. Falou da cobrança da população pedindo empregos, frisando que a vontade e dar emprego para todos, mas infelizmente não tem. Falou das cobranças absurdas da Energisa e o pequeno é que sofre. Enviou oficio ao Governador, pedindo que por meio da Secretaria de Agricultura, possa investir na agricultura do município, doando sementes para os produtores. Falou que na área rural tem emprego disponível. Disse que os deputados de Cacoal deixaram o Detran vir a Cacoal aplicar multas e não tomaram nenhuma providência para defender o povo.    

Resumo do discurso do Vereador na 31ª Sessão Ordinária - 30-10-2023

Analisando os discursos, parabenizou o Governador do Estado por ter investido mais de 40 milhões em Cacoal, frisando que o Governador não tem culpa do que aconteceu em Espigão Doeste. Falou que Cacoal está de parabéns por ter o SAAE em Cacoal.  Pediu ao Governo para que passe a CAERD para Espigão. Enviou oficio ao Governo do Estado, a direção da CAERD e a todos os Deputados, principalmente ao Deputado Jean Mendonça e Cirone, para que ajudem Espigão. Falou que o prefeito de Espigão deveria ter ligado para o Governador, enviando oficio ao Prefeito de Espigão para que ligue para o Governador. Disse que os municípios não vão conseguir levar água até chegar as chuvas. Sugeriu que todos os municípios levem água e que possa ser tratada em Espigão. Enviou oficio aos vereadores de Espigão para não cobrar a água da população, pois o povo de Cacoal já está pagando, bem como de Pimenta Bueno e Santa Luzia. Cobrou dos deputados Jean Mendonça, Cirone para que chamem o Governador e encontrem uma saída.  Disse que a preocupação deve ser do Prefeito e dos Vereadores e que não é responsabilidade do Estado. Disse que Espigão D´Óeste cresceu muito, sendo necessário rever a situação do abastecimento. Disse que a Câmara aprova todos os projetos em benefício do povo. Enviou oficio ao DETRAN, pedindo que seja perdoado em 90% as multas e devolvendo os bens para os seus donos. Pediu aos deputados que possam elaborar projeto nesse sentido. Disse que os trabalhadores não conseguem manter a sua moto em dia.      

Resumo do discurso do Vereador na 30ª Sessão Ordinária - 23-10-2023

O Presidente da Câmara não discursou, porém se manifestou da Mesa em relação ao Projeto de Lei 5229, de aumento da tarifa de água. ,  explicou que a Lei 5229, aprovada pela Câmara, não tem nenhuma indicação de aumento de tarifa de água. Disse que os vereadores aprovaram a lei dispensando juros e multas, para que o cidadão pudesse negociar suas dívidas junto ao SAAE, não tem nada de aumentar a tarifa, até porque, a população não aguenta mais pagar impostos, reafirmando o compromisso com a verdade.  

 

Resumo do discurso do Vereador na 29ª Sessão Ordinária - 16-10-2023


Falou sobre o aumento do ICMS, frisando que o governo precisa arrecadar, mas quem vota são os deputados. Disse que os deputados deveriam pensar no povo de Rondônia. Falou que os dois os deputados sabiam da votação do Projeto de aumento do ICMS. Comentou sobre um Projeto que o Prefeito enviou a Câmara para aumentar o IPTU, onde os imóveis seriam avaliados via satélite e foi barrado pela Câmara. Disse que Cacoal arrecada bem com o IPTU, frisando que a Câmara liberou 40 milhões e que administração tem dinheiro. Falou do aumento da água e da rede de esgoto. Disse que os deputados de Cacoal votaram no aumento do ICMS. Disse que o aumento não é culpa do Governador e sim dos 21 deputados, que votaram favorável. Disse que o Governo precisa arrecadar para repassar para a ALE. Falou do auxílio-alimentação dos deputados no valor de 8 mil reais, disse que a viagem de um deputado à Brasília custa mais de 20 mil reais. Falou que Cacoal não terá aumento para Vereador e nem para Prefeito, frisando que o povo não é obrigado a pagar a conta. Disse que os dois representantes de Cacoal não falam sobre a situação da saúde. Falou das cobranças para o Governo do Estado para melhorar a saúde. 

  

Resumo do discurso do Vereador na 28ª Sessão Ordinária - 09-10-2023

Agradeceu ao Governo do Estado pela ajuda ao município. Disse que o Executivo precisa colocar o transporte público com tarifa zero para atender os demais bairros, porque até hoje só atende o Riozinho. Comentou sobre a saúde, cobrando dos deputados eleitos mais compromisso com o município. Falou sobre os recursos do fundo partidário, que deveria ser destinado a saúde. Disse que nenhum deputado está brigando pela saúde de Cacoal. Agradeceu ao Secretário do Estado, Pastor Moura, por atender seus pedidos. Pediu aos deputados da Assembleia Legislativa, que possam economizar para ajudar ao Governo do Estado, frisando que na última semana a maioria estava viajando. Falou das mordomias dos parlamentares Estaduais e Federais. Disse que, como Presidente, não aumentará os salários dos vereadores e tão pouco colocará em votação o aumento do número de vereadores. Disse que como Presidente irá economizar para devolver os recursos para o Executivo investir no município e atender o povo. Disse que a Prefeitura tem 5 caminhões parados e a Prefeitura pagando empresas terceirizadas para coletar o lixo. Disse que ama a cidade e quer ajudar.

Resumo do discurso do Vereador na 27ª Sessão Ordinária - 02-10-2023

Disse que a Câmara está aqui apoiando tudo que for para atender a população. Falou do aumento da tarifa de água em Cacoal, frisando que o Prefeito quando vereador foi sempre contra o aumento da tarifa de água, inclusive entrou na justiça e agora como prefeito aumenta a tarifa, prejudicando a população. Falou que a Câmara aprovou 7 milhões para o SAAE e outros 40 milhões para o executivo. Falou da importância de ter oposição na Câmara, para cobrar do Executivo. Disse que a administração ganhou uma emenda do Deputado Federal Expedito Neto para adquirir 5 caminhões para coletar o lixo, porém estão parados na Secretaria de Obras e o município pagando uma empresa para coletar o lixo. Falou que tem 3 ônibus parados na Secretaria de Trânsito, que poderia estar atendendo os bairros. Disse que o Riozinho está sendo atendido, mas os outros bairros também merecem. Disse que o Prefeito quando deputado pagava escritório de advogado no valor de 15 mil reais por mês, além de pagar uma camionete alugada com dinheiro da Assembleia e que esse dinheiro deveria atender a saúde. Disse que o papel do vereador é cobrar e trabalhar para defender o povo.

Resumo dos discurso do Vereador na  26ª Sessão Ordinária - 25-09-2023 

O Vereador disse que no dia 1 de outubro será a eleição para Conselheiro Tutelar e, é preciso escolher pessoas que tenham condições de representar bem o Conselho na cidade. Falou da criação do fundo partidário, falando que Cacoal recebeu mais de 50 milhões nas disputas eleitorais, alertando que se esses recursos estivessem na saúde, muitas pessoas teriam sido beneficiadas. Enviou oficio aos deputados federais, senadores, pedindo apoio na votação do Marco Temporal. Pediu ao Senador Confúcio Moura, votação favorável ao povo de Rondônia. Enviou oficio ao Governador Marcos Rocha, para declarar apoio ao povo de Rondônia, falou que os deputados Estaduais ainda não saíram em defesa do povo e que muitas famílias podem perder suas terras. Cobrou dos deputados estaduais mais ajuda para melhorar a saúde do município. Falou da determinação do STF que o manteve como Presidente, destacando a necessidade de cada um defender o seu mandato e continuar trabalhando para defender o povo de Cacoal. Disse que confiou em Deus para mantê-lo na Presidência, agradeceu aos advogados pelo trabalho junto a justiça. Disse que continuará trabalhando em benefício do povo.

 

Agradeceu a Presença do Presidente da CDL, que veio entregar o convite da 1ª Conferência Municipal do Desenvolvimento Econômico, Social Sustentável de Cacoal. Destacando a importância da participação de todos, para no final elaborar um documento, pensando em Cacoal para daqui 10 anos. Parabenizou os empresários Carlos Sefrin e o Haroldo, Presidente e Vice-Presidente do COMDEC, pela preocupação na realização da conferência que está sendo organizada pelos Professores Carminatti (UNIR) e Marco Aurélio (IFRO), que assumiram a responsabilidade desse evento. Parabenizou empresário Higor, pela inauguração da empresa JK Autocenter, destacando a importância do investimento para Cacoal. Comentou sobre o Jogo do União Cacoalense X Barcelona, destacando a realização do campeonato Rondoniense. Parabenizou as mulheres pelo dia Internacional das mulheres, citando suas assessoras, mãe, esposa, filha e neta. Falou sobre o café da manhã no Sítio Coração de Mãe, pelo café em homenagem as mulheres, frisando que o Café da Luz será um novo ponto de encontro das famílias Cacoalense, onde poderá ser degustado o café premiado Robustas Amazônico, Café da Luz. Parabenizou o atleta de corrida de rua, David, pela competição em Ji-Paraná.