Vereador Edimar Kapiche (PSDB)

por Junior publicado 29/09/2023 10h50, última modificação 18/04/2024 09h50
RESUMOS DOS DISCURSOS DO VEREADOR

Vereador Kapiche

Resumo do Discurso do Vereador na 9ª Sessão Ordinária  15-04-2024

Disse que ao longo dos três anos de mandato tem participação em várias áreas do município. Destacou que tem cobrado, mesmo que essas cobranças sejam de responsabilidade do município, onde tem mais acesso e surge efeitos mais palpáveis e também junto ao Estado e a esfera federal. Falou das suas cobranças que se tornaram resultados, frisando que o bairro Jardim Itália tinha um prédio abandonado que era o CREPAD e que esse prédio foi concluído em 2016, o qual indicou para ser o Pronto atendimento do Município e que o Prefeito Junto com o Deputado Cássio, abriu o hospital de campanha onde hoje funciona o PAM. Falou das reclamações que recebeu em relação aos atendimentos de alguns servidores, frisando que foram aprovados em concurso e precisam atender de forma correta, pedindo que a direção reveja a situação com esses servidores. Falou que a população precisa saber que os atendimentos exigem uma classificação. Disse que foi bem atendido no PAM, e que uma pessoa chegou com dores e foi imediatamente atendida. Falou da quantidade de atendimento e que está com superlotação, porém é preciso melhorar o fluxo. Sugeriu abrir uma nova unidade. Disse que desde 2021 cobra sobre a situação do Heuro e Regional, frisando que é preciso revolucionar a saúde de Rondônia. Disse que na época que Confúcio Moura foi governador, a saúde era melhor. Disse que os vereadores é que mais acompanham o sofrimento da população. Comentou sobre uma pessoa que está com uma bactéria no pé e somente na sexta-feira foi transferido para o Regional. Pediu que os deputados estaduais possam formar um bloco para buscar investimentos para estruturar os hospitais e melhorar os atendimentos. Pediu aos deputados para cobrarem da Energisa a instalação da energia no Residencial Cidade Verde. Pediu que as famílias sorteadas, procurem a SEMAST, pois estão sendo atendidas 25 pessoas e que todas as informações serão checadas, para que as pessoas possam receber as casas.

Resumo do Discurso do Vereador na 8ª Sessão Ordinária  08-04-2024

Falou sobre a carreata em conscientização ao transtorno do espectro autista, pedindo para que não fique só no mês de abril, mas em todos os dias do ano. Falou que como representatividade política é preciso cobrar políticas públicas, atendimento especializados para essas crianças, que precisam e merecem. Disse que desde 2021 o seu gabinete vem lutando por melhorias para essas crianças. Disse que levantou essa questão e junto com várias mães, levou a demanda ao Prefeito, que se sensibilizou com a causa e foi criada uma lei e todos os vereadores aprovaram e buscam dias melhores para os autistas. Disse que desde então foi iniciado os atendimentos com um número menor de crianças, porém hoje são mais de 200 atendidas. São 29 profissionais, zeladores, merendeiras, vigilantes, diretor, supervisor, secretária, Psicopedagogos, instrutores musicais, Professores de educação física, Assistentes Sociais e Pedagogos. Falou que faltam psicólogos, professores de educação física, terapeutas educacionais, e tantos outros profissionais. Disse que o atendimento ao autista não se restringe ao Centro do Autista, frisando que a educação precisa ter em sua estrutura, condições de trabalho para os cuidadores e mediadores que cuidam e trabalham com crianças com necessidades especiais. Falou que existe uma confusão de atribuições e que a Prefeitura precisa definir, frisando que já teve reunião com o Prefeito e esses profissionais, para que possam ofertar serviço de qualidade à essas crianças.  Disse que desde 2021, cobra para o CER, centro que atende na reabilitação dos autista, profissionais como Psicólogo, fonoaudiólogo e Terapeuta Ocupacional. Falou que o tema da Carreata foi “Valorize a capacidade e respeite os limites”. Comentou sobre a indicação do seu gabinete pedindo recursos e projeto para a construção de uma sede própria e padronizada, frisando que Mogi das cruzes em SP tem um centro adequado para o autista. Disse que já pediu recursos para alguns parlamentares. Falou que muitas famílias estão se mudando para Cacoal, em busca de atendimento.  Valou que desde 2021 lutou pela valorização dos servidores, destacando os benefícios que foram atendidos pelo Prefeito, e, enalteceu o trabalho do sindicato. Disse que as categorias precisam estar mobilizadas e que servidor valorizado, é serviço bem prestado. 

Resumo do Discurso do Vereador na 7ª Sessão Ordinária  01-04-2024

Declarou voto favorável ao Projeto da AAPC. Falou que passou o domingo de Páscoa com a família, refletindo e agradecendo a Deus. Comentou sobre as enchentes na última segunda-feira, destacando as mobilizações para ajudar às famílias, agradecendo ao Prefeito, a coordenação de vigilância, os vigilantes e as Secretarias e os voluntários, que estiveram trabalhando e ajudando na limpeza das casas. Falou que antes de ser político é preciso ser humano e ter respeito pelas pessoas. Indicou ao Executivo, por meio da SEMAST, que faça levantamento das famílias atingidas. Frisou que Cacoal receberá mais 400 unidades habitacionais e que essas famílias possam ser cadastradas e beneficiadas. Indicou que as casas na beira dos rios possam ser demolidas e no local tenha um projeto de arborização e conservação das margens dos rios. Indicou a isenção da conta de água no mês de abril ou pelo menos o excedente da conta. Falou da indicação do Vereador Fritz para que o Executivo envie à Câmara um projeto concedendo benefícios as famílias atingidas. Falou da carreata saindo da HAVAN, em prol do Dia mundial de conscientização do Autismo. Fez uma retrospectiva de suas solicitações em prol das crianças autistas. Disse que algumas solicitações foram atendidas e que tem avançado. Falou dos pedidos para mais profissionais e investimentos no Centro do Autismo. Falou do pedido a SEMPLAN, para elaborar um projeto para a construção de uma sede própria, frisando que pediu ao Senador Bagatolli a liberação de recursos e que também irá solicitar ao Deputado Thiago Flores, que já se mostrou sensível a causa.

Resumo do Discurso do Vereador na 6ª Sessão Ordinária  25-03-2024

Comentou sobre a situação das enchentes e enaltecendo a todos que estiveram auxiliando as pessoas que moram as margens dos rios em Cacoal. Enviou oficio a UMAM, parabenizando   pela realização da eleição da diretoria da Associação dos Moradores do Bairro Josino Brito, parabenizando a nova presidente.  Falou da situação das enchentes, frisando que as ações de limpeza dos rios, devem ser preventivas, pedindo que a Procuradoria da Câmara verificasse a possiblidade de um projeto para tornar obrigatório a limpeza e as ações preventivas de limpeza.  Emocionado, falou da situação das famílias, que perderam muitas coisas e também objetos de lembrança de família, até mesmo um porta retrato. Falou do apoio de todas as Secretarias e voluntários, que ajudaram as famílias, pedindo ao Prefeito para que possa emitir decreto de emergência. Disse que a Casa não terá dificuldade de votar o que for preciso para ajudar a população. Destacou o trabalho da Secretaria de Ação Social, pedindo para que continue ajudando as famílias que perderam até mesmos os mantimentos. Comentou sobre o reconhecimento, com a votação da gratificação para os servidores da SEMAST. Destacou o trabalho do SINSEMUC em defesa dos servidores. Pediu que todos ficassem em alerta quanto a situação das chuvas.  

 Resumo do Discurso do Vereador na 4ª Sessão Ordinária  11-03-2024

Lamentou o acidente com um jovem de 28 anos, que teve sua vida ceifada pelo trânsito caótico de Cacoal. Prestou condolências à família. Disse que as Rua Rural, Heitor Ozias e Raimundo Faustino Filho, foram pavimentadas com recursos do deputado Cássio Góis e foram colocadas placas, porém não foram construídas as lombadas. Disse que outros fatores podem ter contribuído para o acidente, frisando que infelizmente no trânsito de Cacoal o excesso de velocidade, desrespeito às placas de pare, ultrapassagem pela direita, avançar sinais são situações que infelizmente contribuem para que situações como essa aconteçam. Falou que foram construídas duas lombadas, 1 na Heitor Ozias e outro próximo ao cruzamento da rua Argentino Gomes. Pediu estudos para instalação de lombadas na rua Rural. Reconheceu o trabalho da SEMTTRAN pelas campanhas educativas. Falou da entrega de equipamentos ao Materno Infantil, frisando que algumas partes do Materno estão esquecidas, citando a cozinha, os servidores e a lavanderia, que pedem socorro. Pediu a convocação de mais servidores de apoio para a saúde e educação, cobrando o envio do projeto para ampliar o número de cargos. Disse que na Linha 7, tem uma merendeira. Falou que foram convocados 15 motoristas para a saúde, reconhecendo os avanços. Falou da retirada do Projeto dos servidores da SEMAST, que o Prefeito pediu a retirada para realizar correções. Falou dos avanços e reconhecimento para algumas categorias de servidores. Indicou ao Executivo pavimentações da Avenida São Paulo, Pedro II, no Bairro, Jardim Clodoaldo; no Jardim Itália - a Rua José vieira do Couto, Av. Mangueiras, Geraldo Caetano e no Vista Alegre as ruas Graciliano Ramos - da Flor do Maracá até o final da rua. 

Resumo do Discurso do Vereador na 3ª Sessão Ordinária  04-03-2024

Falou que foram muitas discussões para alterar o Plano Diretor, destacando que a última alteração foi em 2006. Frisou que desde 2021 os servidores trabalharam nesse projeto, parabenizando os técnicos do município. Destacou que os empresários de Cacoal fizeram a diferença na alteração do Plano Diretor. Falou das diversas audiência públicas realizadas, para poder alterar o Plano Diretor. Disse que a equipe da Secretaria de planejamento faz a diferença. Falou da coluna boca maldita, frisando que é preciso trazer a verdade, frisando que desde 2021 a equipe do planejamento vem trabalhando na mudança do Plano Diretor e em todos os outros projetos. Cobrou a atualização do Regimento Interno, frisando que já foi feito um trabalho por uma comissão. Falou da votação do Plano diretor e que o Regimento da Casa também pudesse ser alterado, adequando as novas mudanças. Parabenizou as mulheres pelo seu dia, sugerindo ao Executivo, que fosse dado ponto facultativo para as mulheres no dia 08 de março. Falou da agenda em Porto Velho – frisando que solicitou na Secretaria de Saúde atendimentos as pessoas com fibromialgia. – Disse que também foi na Energisa para pedir respostas quanto ao posteamento do Bairro Cidade Verde. Reconheceu o trabalho da Secretaria de Planejamento destacando os projetos que serão aprovados pela Câmara. Destacou os projetos enviados pelo Planejamento e que irá destinar área para construção das novas unidades habitacionais.          

 

Resumo do Discurso do Vereador na 2ª Sessão Ordinária  26-02-2024

Falou do início do campeonato Estadual de Futebol, realizado em Cacoal, parabenizando o Simônio Veiga da AMEC, pela organização do Estádio, bem como as demais Secretarias e ao Prefeito. Enviou ofício ao Senhor Ismael Segovia, parabenizando pela realização da 9ª copa da Amizade, bem como as equipes que participaram da competição. Comentou sobre as agendas externas, defendendo que são direitos os valores, porém é preciso ter responsabilidade quando são realizadas as agendas externas. Falou que o vereador consegue recursos por meio do diálogo político com os parlamentares, disse que já conquistou por meio do diálogo político, inclusive em parceria com o vereador Magnison Mota, 1 milhão de reais de emenda do Deputado Mauricio Carvalho e da ex-deputada Mariana Carvalho, que destinou uma retroescavadeira e um trator agrícola. Falou sobre o residencial Cidade Verde, pedindo ao Deputado Cassio Gois interceda junto a Energisa, para que possa ser feito o posteamento no referido bairro.  Falou que será votado a abertura de crédito de 200 mil para aquisição de duas viaturas para vigilância patrimonial, recursos do deputado Cássio Gois. Falou do projeto de gratificação e incentivo aos servidores da SEMAST, que foi indicação do seu gabinete em janeiro de 2023 e está na Casa para ser votado.   

 

Resumo do Discurso do Vereador na 1ª Sessão Ordinária  19-02-2024

Iniciou o discurso falando sobre os trabalhos do seu gabinete, que foram enviados 50 ofícios ao poder público, os quais são reivindicações para infraestrutura, educação, saúde, trânsito e algumas reiterações de pedidos. Disse que tem uma boa relação política com o Prefeito e a maioria das suas reivindicações estão sendo atendidas. Falou das conquistas através do mandato, destacando uma boa noticia aos moradores do bairro Jardim Itália 2, frisando que já conseguiu avançar com a rede de esgotamento sanitário no Itália 2 e Itália 1 e agora está buscando o esgotamento sanitário para o Jardim Itália 3. Disse que quando votou favorável ao Projeto de 40 milhões, foi para que os bairros tivessem as melhorias e agora Prefeito, atendendo uma a solicitação do seu gabinete determinou a elaboração dos projetos de engenharia para atender os bairros Jardim Itália 1 e 2 com a pavimentação asfáltica e também fechar a pavimentação do Conjunto Halley, com a pavimentação da rua Graciliano Ramos. Falou dos recursos de 200 mil do Deputado Cassio Gois, para construção de uma galeria, na Rua Catarino Cardoso, no Bairro Conjunto Halley. Falou da Reunião com moradores do Bairro Josino Brito, destacando o compromisso do prefeito para dar ordem de serviço em abril no valor de quase 5 milhões, sendo 1, 4 milhões do Deputado Laerte, 1 milhão do deputado Cassio e 1 milhão do Deputado Cirone, mais contrapartida da Prefeitura. Falou das demandas dos bairros. Comentou sobre a reivindicação dos servidores do município para aumentar o auxílio alimentação e concedido o auxílio saúde. Pediu reajuste na gratificação de desempenho de função, para algumas categorias. Indicou o aumento dos cargos de agrônomo na Prefeitura, falando dos problemas ocorrido com a perda de mudas de cafés. Falou do compromisso do Prefeito de criar a guarda municipal, destacando o aumento da criminalidade. 

 

Resumo do Discurso do Vereador na 37ª Sessão Ordinária  11-12-2023

Iniciou o discurso comentando sobre as conquistas nos três anos de mandato, destacando os projetos em benefício dos servidores públicos. Agradeceu a todos os vereadores que reconheceram o trabalho importante dos servidores municipais e votaram a favor do projeto de recomposição salarial. Cobrou da Secretaria de Obras as demandas que ainda não foram atendidas, frisando que várias pavimentações executadas pela Secretaria de Obras já estão prejudicadas devido à falta de meio fio. Comentou sobre o decreto do recesso de final de ano, que até agora o executivo não se manifestou e espera que possa estar resolvendo. Falou da pavimentação da rua Raimundo Faustino Filho com a Rua Rural, que até agora não saiu a capa asfáltica. Pediu ao engenheiro que fez o Projeto, da referida rua, que verifique a situação de um bueiro no local, que poderá comprometer os serviços que estão sendo executado. Cobrou do Secretário de Obras levantamento onde a SEMTTRAN, colocou placas de lombadas a mais de 6 meses e até agora não tem lombada. Comentou sobre um acidente fatal ocorrido no final de semana na Rua José Bonifácio, pedindo estudo de viabilidade técnica para implantação de lombadas. Parabenizou a direção da Escola Augustinho Gois, pela Cantata de Natal. Agradeceu ao Prefeito por atender a indicação de reforma e revitalização da Praça Rogerio Gonçalves “Praça Tita”. Pediu iluminação de led na Rua Itapemirim, nas proximidades da Rodoviária. Agradeceu e desejou Feliz Natal e um Ano Novo abençoado a toda à população.

Resumo do Discurso do Vereador na 36º Sessão Ordinária  04-12-2023

Agradeceu aos procuradores pelo trabalho na Câmara, frisando que a Câmara tem normas e nenhum vereador pode desobedecer essas normas. Comentou sobre a votação da LDO, frisando que foi desrespeitado o seu voto, frisando que a procuradoria está para defender a Câmara e as prerrogativas, e não o vereador, falando da liminar em relação a esse processo, que pediu para suspender a tramitação do referido processo, sob pena de 5 mil reais, diário. Disse que independe se o Presidente é o Vereador Corá ou Magnison, mas é preciso ter responsabilidade e respeito pela população e as normas. Falou dos recursos destinados para habitação, sendo liberadas 920 casas para Cacoal – sendo 420 pela Prefeitura e 500 pelo Programa Minha Casa Minha Vida – 150 no Jardim Paulista, 270 em uma área da Prefeitura no Greenville, destacando a responsabilidade da gestão do município, agradecendo ao Secretário de Planejamento e aos técnicos envolvidos na elaboração dos projetos. Pediu aos deputados Cirone e Cassio que cobre a Energisa a instalação do posteamento no Conjunto Habitacional, Cidade Verde. Falou da visita à Caixa Econômica em Porto Velho, para tratar sobre a instalação de uma elevatória para que vai atender o Cidade Verde possa se estender a outros bairros. Envio oficio a Sinssemuc e ASSEMUC e as equipes campeãs, pelo campeonato Inter Secretarias. Parabenizou a equipe da AMEC pelo Campeonato Rural serie ouro e prata, enviando oficio as equipes finalistas pela conquista do campeonato. Parabenizou a gestão municipal pelo acender das luzes de natal.   

 

Resumo do Discurso do Vereador na 35º Sessão Ordinária  27-11-2023

Comentou sobre os 46 anos de Cacoal, comemorado no dia 26 de novembro, frisando que a família chegou à Cacoal em 1973 e ajudou a desbravar a cidade e que também faz parte dessa história. Parabenizou a todos que residem e vivem aqui e que fazem desta cidade a melhor cidade  para viver. Parabenizou o Prefeito pelos trabalhos que vem realizando no município e reconheceu o trabalho da Secretaria de Cultura, Secretaria de Obras e Administração e todos as Secretarias e servidores envolvidos na realização do evento no Beira Rio. Falou do Trabalho da SEMTTRAN e da Coordenadoria de vigilância de Patrimônio do município, realizado durante o evento, dando segurança à população. Agradeceu a Secretaria de Administração pela parceria no treinamento dos vigilantes com o 4º BPM. Falou da definição das rotas de transporte coletivo, sugerindo que possa ser discutido com as categorias, para que atender as pessoas definidas em Lei, dando também condições para os trabalhadores de aplicativos ter seus ganhos. Comentou sobre a  indicação para construção de pontos para os trabalhadores de aplicativos, destacando a apresentação do projeto 168, que dispõem sobre a obrigatoriedade de construir pontos de apoio para os motoristas de aplicativos. Cobrou do Secretário de Obras os meios fios nas ruas que foram asfaltadas.

 

Resumo do Discurso do Vereador na 34 Sessão Ordinária  20-11-2023

Falou sobre do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, frisando que infelizmente ainda se vê acontecer a discriminação e o racismo e que a cultura negra faz parte do País. Falou que no dia 18 foi realizado o teste teórico de arbitragem, agradecendo a Presidência por ceder o espaço da Câmara. Agradeceu ao Prefeito pelo apoio. Parabenizou os árbitros que alcançaram os índices. Enviou oficio ao Executivo, pedindo a AMEC e Secretaria de Obras para que possa resolver os problemas do Estádio Aglair Tonelli. Agradeceu ao SAAE, pelo trabalho que está sendo realizado com a instalação da rede de esgotamento sanitário do Bairro Jardim Itália, frisando que foi uma cobrança do seu gabinete. Pediu a conclusão da Linha Miguel Arcanjo, lado direito, que está em passos lentos e a necessidade do aterramento. Falou da evolução da cidade e que no dia 25 de novembro serão realizados o Acender das Luzes de Natal e o Show Gospel com o cantor Anderson Freire, em comemoração aos 46 anos de Cacoal. Falou do roubo no Bairro Embratel com cárcere privado, cobrando dos deputados Cirone e Cassio Gois, para que interceda junto ao Governo do Estado, para disponibilizar mais efetivos para Cacoal.  Cobrou do Prefeito ações quanto a segurança do município, falando que já são três anos de mandato que vem cobrando a criação da Guarda Municipal. Disse que o projeto das guardas municipais já foi instituído em vários municípios do País. Disse que como Vereador responde por si, frisando que não pode generalizar, frisou que nunca pegou dinheiro de ninguém e que existe recursos dos partidos para campanha e que deve ser de maneira legal. Falou que nunca segurou projeto para obter benefícios.  Falou quanto aos Projeto 193 e 138, frisando que a população deve avaliar e que não aceita ser colocado no mesmo pacote.

Resumo do Discurso do Vereador na 33ª Sessão Ordinária  14-11-2023

Comentou sobre as obras que estão paradas, Anel Viário onde foi dado ordem de serviço e até hoje não começou, sobre a viagem a Brasília para interceder na liberação dos recursos da obra da “Seiszinha”, etc. Disse que durante esse período tem tentado fazer o melhor, tendo como propósito não atrapalhar o que está dando certo. Disse que está muito grato pela oportunidade de fazer parte de um ciclo de 4 anos e que com certeza continuará dando a sua contribuição.  – Falou da morte do Ozeias Pacifico – Enviando oficio de condolências a família. Falou sobre a votação da última sessão. Falou do respeito ao Presidente e a família Corá, mas só tem a lamentar quanto ao ocorrido na última Sessão.  Disse que não tem dúvida de como votaria na LDO, Lei de diretrizes orçamentária, no valor de 371 milhões, que são os recursos destinados a todas as áreas do município. Disse que sempre vinha sendo aprovado 20%. Falou dos projetos que chegam na Sexta e votam na segunda-feira, sendo que em três dias o Prefeito tem o projeto liberado. Falou que o Projeto 193 ficou quase 4 meses na Casa. Falou que votou contra o Projeto que acabava com o feriado do carnaval e não tem dificuldade de votar nos projetos que são de interesse da população. Disse que tem responsabilidade e vota naquilo que está certo, frisando que foi leito para ser a voz do povo. Disse que o Plenário é soberano, citando que o Regimento da Câmara nos artigos 176 e 177 diz que: “Os favoráveis permaneçam sentados e os contrários se levantam”, e, e que qualquer vereador poderia ter solicitado questão de ordem e ter feito a votação nominal, o que não foi respeitado.     

Resumo do Discurso do Vereador na 32ª Sessão Ordinária  06-11-2023

Comentou sobre o seu mandato. Falou sobre o residencial Cidade Verde, frisando que muitas famílias esperam ansiosos para receber sua casa. Disse que espera que seja entregue no início de 2024. Falou do tempo que a obra ficou paralisada e o empenho da ex-Deputada Mariana Carvalho e do deputado Cássio Gois. Falou das agendas em Brasília e que muitos não sabem das tratativas junto ao Governo Federal e como funcionam.  Disse que toda a parte de estrutura está sendo concluída, frisando que a prefeitura também tem parte naquela obra e que como Vereador tem a obrigação de fiscalizar e cobrar. Falou que a empresa levantou uma preocupação quanto a data da entrega, prevista para 24 de abril 2024 e que pelo cronograma iriam entregar antes, mas a Prefeitura de Cacoal assumiu uma responsabilidade de mais de 4 milhões e que deverá colocar o posteamento e a implantação da rede de água para que a empresa possa avançar com a finalização da obra. Falou do trabalho para conseguir que o Projeto de implantação da rede agua pudesse chegar a Câmara. Pediu que o Projeto possa tramitar e ser aprovado com urgência, para que a obra possa continuar avançando. Solicitou empenho do deputado Cassio Gois,  junto a Energisa – Falou do trabalho que está sendo realizado na Linha Miguel Arcanjo, agradecendo a todos os envolvidos na ação. Falou sobre o Centro do Autismo, frisando que é o papel do vereador realizar as cobranças e que não tem nada contra a Secretaria Marcia.  Falou da morte de um parente, vítima de câncer, enviando condolências a toda família Kapiche. Falou do novembro azul e a importância de não esperar para ficar doente para buscar ajuda. Disse que a sua mãe também está fazendo tratamento e que cada dia é uma vitória.

Resumo do Discurso do Vereador na 31ª Sessão Ordinária  30-10-2023

Discursou reconhecendo o trabalho realizado na Escola Carlos Gomes, que é uma referência pelos profissionais que ali atuam. Disse que no dia 28 foi o Dia do Servidor Público, agradecendo a todos e reafirmando o compromisso para que sempre possa ofertar serviço de qualidade como população precisa. Reconheceu o trabalho do SINSEMUC na luta pelos servidores, comentando sobre o evento e parabenizando em nome do Presidente Fernando, pelo Baile do Servidor Público. Parabenizou pelo Dia da Merendeira. Falou das suas cobranças, comentando sobre a criação Centro do Autismo, destacando a Lei aprovada pela Câmara. Disse desde então o município vem tentando avançar para atender as crianças com autismo com dignidade. Disse que esteve no Centro do Autismo e houve avanço na contratação em virtude do teste seletivo, destacando que foram lotados servidores efetivos, enaltecendo a preocupação da SEMED nesse sentido. Falou que foi aprovado uma gratificação para os servidores que trabalham no Centro do Autista, indicação do seu gabinete. Disse que é inadmissível e que não adianta a Secretária adjunta ficar brava, porque algumas situações estruturais precisam mudar. Falou que indicou a necessidade da construção de uma sede própria. Falou que indicou a parceria com a PAC para construção da cobertura da piscina, sugerindo usar o material da quadra da escola Pedro Kemper. Disse que indicou parceria entre as Secretarias de Administração, Obras e Educação, frisando que a Prefeitura é uma só e as secretarias precisam se comunicar. Falou que parece que cada Secretário parece que é um Prefeito da Secretaria. Disse que depois da sua ida já está sendo executada a instalação da rede elétrica para instalar ar condicionado. Oficiou para que desvincule o processo de licitação da SEMED, cobrando da SEMED que tire o pé do chão. Que oficiou também sobre a necessidade de contratar profissional de educação física, psicopedagogo, psicólogo, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta. Falou da quantidade de servidores, frisando que hoje são mais de 100 crianças atendidas e outras dezenas aguardando vagas. Comentou sobre o residencial Cidade Verde destacando que as obras estão avançadas, porém há uma preocupação quanto a instalação da rede de água e da energia, que é de responsabilidade do município e precisa avançar.

Resumo do Discurso do Vereador na 30ª Sessão Ordinária  23-10-2023

 Parabenizou a jogadora Milene, pedindo que envie oficio parabenizando por representar Cacoal, o Estado de Rondônia e o País na Copa Libertadores da América. Parabenizou o Vereador Magnison Mota pelo Rodeio Show, enviando oficio parabenizando a organização. Sugeriu que no próximo ano possa ser realizado no mês de agosto, destacando a necessidade de retornar os grandes eventos que movimentam a economia do município, citando o Baile do Havaí e Réveillon na Selva. Falou da sua indicação sugerindo pavimentação das ruas Faustino Filho, Heitor Osias e Rua Rural, que é uma cobrança antiga de seu gabinete e está sendo realizado por emenda destinada pelo Deputado Cassio Gois. Disse que a emenda do Coronel Chrisóstomo irá atender também a Rua Heitor Ozias. Falou do pedido ao chefe da Casa Civil para asfaltamento da Rua Flor de Maracá, que foi atendido, agradecendo ao Governador do Estado. Falou da necessidade de cumprir os compromissos com Cacoal em relação ao convênio 199. Falou da ordem de serviços para asfaltamento do Anel Viário, entre a Malaquita e a Primavera.  Agradeceu ao Senador Marcos Rogerio pelos recursos liberados para Cacoal, falando da sua atuação para a prorrogação dos prazos na liberação desses recursos.

Resumo do Discurso do Vereador na 29ª Sessão Ordinária  16-10-2023

Parabenizou a todas as crianças, falando do evento realizado para beneficiar a toda a população, destacando o trabalho das secretarias envolvidas no evento. Parabenizou a todos os Fisioterapeutas pelo seu dia. Parabenizou a todos os professores, agradecendo pelo aprendizado e contribuição na vida de todos. Disse que participou da ordem de serviço do Anel Viário, um trecho da avenida Malaquita até a Avenida Primavera, interligando vários bairros e principalmente o acesso ao PAM, agradecendo ao Prefeito o atendimento das suas indicações. Agradeceu a ex-deputada Jaqueline Cassol, por liberar a emenda no valor de 5 milhões de reais, que contemplou o Anel Viário, os bairros Parque Alvorada, Alto da Boa Vista e rua Blumenau, frisando que devido à pandemia esses valores ficaram defasados e não havia empresas para concorrer na licitação. Falou das ações junto ao Governo Federal para garantir a prorrogação do recurso s. Agradeceu ao prefeito pelo atendimento a suas indicações, comentou sobre a aprovação do projeto de empréstimo aprovado pela Câmara, que possibilitou contemplação dessa obra, assim como outras, que estão sendo realizadas no município. Agradeceu ao Prefeito por atender a sua indicação e iniciar os trabalhos da Rua Faustino Filho. Reiterou o pedido de indicação do seu gabinete, a SEMTRAN e a Secretaria de Obras, estudo para implantação e lombadas na Rua Rosineia de Souza, frisando que vários acidentes já aconteceram, inclusive com crianças. Falou das imprudências no trânsito, cobrando responsabilidades dos motoristas. Pediu rotatória na rua Vanguardeiro, Antônio Moreira Lima e Henrique Santos. Cobrou do Governo do Estado, que honre com os compromissos no município, cobrando a liberação dos recursos da pavimentação da rua Flor do Maracá. Disse que os serviços feitos pela Secretaria estão se perdendo por falta da massa asfáltica. Falou das ações em prol do dia das crianças, parabenizando a todos os envolvidos.

Resumo do Discurso do Vereador na 28ª Sessão Ordinária -09-10-2023

Comentou sobre a pavimentação asfáltica da Linha 06, frisando que foi necessário reduzir a meta, devido ao aumento para a execução dos serviços. Disse que outras obras estão correndo o mesmo risco, devido a demora no processo para execução da obra. Falou que a obra foi iniciada e a Prefeitura pagou a contrapartida, porém falta a liberação da segunda parcela dos recursos, cobrando dos Deputados Federais para que intercedam junto ao Governo Federal. Agradeceu ao governo do Estado pela primeira etapa do Tchau Poeira. Agradeceu ao Chefe da Casa Civil Júnior Gonçalves, pela inclusão das ruas para recapeamento e pavimentação, porém que ainda não foi concluído. Pediu ao Deputado Cassio Gois, para que cobre do Governo do Estado a Liberação da Massa asfáltica para dar continuidade aos serviços das diversas ruas, que já estão imprimadas. Falou que as autoridades do Estado precisam cumprir as promessas feitas com Cacoal. Indicou a Coordenadoria do Município o desassoreamento dos rios. Pediu aos Secretários que respeitem os pedidos dos vereadores. Falou que no dia 10 de outubro é comemorado o dia da Guarda Municipal, cobrando do executivo para que envie projeto à Câmara para a implantação da Guarda no município. Pediu mais efetivo da Policia Militar em para Cacoal, falando que falta policiamento ostensivo nos bairros de Cacoal para dar mais segurança à população.

Resumo do Discurso do Vereador na 27ª Sessão Ordinária -02-10-2023

 Falou sobre o dia do Vereador, parabenizando a todos os vereadores que estão preocupados com as demandas da população, destacando que o Vereador é a voz da população. Comentou sobre o quanto que Cacoal tem avançado na saúde, falando da inauguração do Materno Infantil e reconhecendo as mudanças e, que algumas coisas foram feitas com emendas da Deputada Mariana Carvalho e outras com recursos próprios do município. Parabenizou o prefeito de Rolim Aldo Júlio, frisando que o prefeito anunciou que zerou a fila de cirurgia, que não precisa disponibilidade de UTI. Comentou sobre o seu oficio ao Prefeito pedindo a parceria com o município de Rolim de Moura, para realizar atendimento por meio do Programa do Governo do Estado, Compartilhando Saúde. Disse que o SUS é único é Brasil e não é só para Cacoal. Disse que oficializou o Gabinete do Deputado Cássio Gois, para disponibilizar meio milhão para implantar um centro cirúrgico no PAM.  Falou da eleição para Conselheiros Tutelar, parabenizando a todos pela organização e a todos os Conselheiros que participaram. Comentou sobre a situação de pessoas que estavam em situação de rua na Rodoviária, reconhecendo o trabalho da Secretaria de Ação Social que realizou o acolhimento. Parabenizou a equipe do Juventude pela conquista do campeonato municipal. Falou que está feliz com o resultado do seu mandato, destacando as cobranças em Brasília para o Cidade Verde, os 200 mil para reforma das Unidades Saúde e mais 200 mil para a aquisição de um trator agrícola, para a AMEC realizar manutenção dos campos de futebol.