Coleção de Notícias

por Interlegis — última modificação 04/04/2024 10h16
Todas as notícias em ordem cronológica decrescente

Presidente da Câmara recebe visita de Deputado que votou contra aumento do ICMS

por Nilceia publicado 20/10/2023 15h09, última modificação 20/10/2023 15h09
O Deputado foi o único a votar contra o aumento.

O Presidente da Câmara Vereador Valdomiro Corá (MDB), juntamente com o vice-presidente Toninho de Jesus(Podemos), 1º Secretário João Paulo Pichek (Republicanos) e Vereador Dr. Paulo Henrique (PTB), recebeu nesta sexta-feira, em seu gabinete, o Deputado Estadual Rodrigo Camargo (Republicanos), que está no interior do Estado cumprindo agenda e discutindo sobre a Lei 5.629 de 13 de outubro de 2023, que aumentou a alíquota do ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, de 17,5% para 21%. O Deputado foi o único a votar contra o aumento.

Conforme informou o Deputado, o Projeto de Lei de aumento da alíquota do ICMS foi enviada pelo governo do estado no dia 10 de outubro e seguindo direto para votação em plenário, sem passar pelas comissões permanentes da Casa como Comissão de Constituição e Justiça, Comissão de finanças, orçamento e tributação responsáveis pela análise dos temas pertinentes, e nem pela Comissão de Indústria e Comércio, setores que serão impactados pelo aumento da alíquota.

O Presidente da Câmara, Valdomiro Corá e os vereadores Toninho de Jesus, João Paulo Pichek e Dr. Paulo Henrique, enalteceram a visita do Deputado, destacando a necessidade de estreitar as discussões em relação ao aumento do ICMS. “É inadmissível que o contribuinte de Rondônia seja mais uma vez penalizado, com aumento de impostos e tarifas”, disse o Presidente, destacando a importância do fortalecimento das políticas em defesa da população.   

Nilcéia Freitas 0001468/MTE

Vereador repudia aumento do ICMS e tarifa de água em Cacoal

por Nilceia publicado 19/10/2023 11h43, última modificação 19/10/2023 11h43
“O remédio não é criar ou aumentar impostos, mas reduzir despesas e melhorar a gestão administrativa, essa iniciativa do Governo com apoio dos deputados da Assembleia Legislativa, irá gerar um desastre para a economia do nosso Estado, um Massacre Social, promovida pelos políticos rondonienses”.

Em discurso enfático na Câmara de Vereadores de Cacoal, o vereador Dr. Paulo Henrique (PTB), falou que a população de Rondônia foi surpreendida pela aprovação de uma lei que vai causar fortes impactos no bolso dos cidadãos. Trata-se da Lei 5.629 de 13 de outubro de 2023, que aumenta a alíquota do ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, de 17,5% para 21%.  O projeto enviado pelo governador Marcos Rocha obteve o apoio de 21 dos 24 deputados estaduais, apenas o deputado Rodrigo Camargo (Republicanos) votou contra. Os deputados Ismael Crispin e Rosângela Donadon, não participaram da sessão. 

Paulo Henrique explicou que os dois deputados de Cacoal, Cirone Deiró e Cassio Gois, apesar de estarem com agenda no interior, votaram de forma online, já que a estrutura da assembleia possibilita a votação sem a presença do parlamentar. “Os políticos de Rondônia estão seguindo o mesmo caminho da gestão de Cacoal, em vez de enxugar a máquina, cortar despesas e melhorar a eficiência administrativa, optam por penalizar o trabalhador”, enfatizou o Vereador, lembrando do recente aumento da tarifa de água e esgoto de 6,5%, realizado pelo Prefeito de Cacoal via decreto, sem a anuência da Câmara.

O Vereador explicou que aprovação e sanção da LEI 5.629/23, reflete diretamente no cotidiano das pessoas. “Isso significa aumentar praticamente todos os preços de produtos e serviços que fazem parte do dia a dia das pessoas. Quem vai a um supermercado e compra um pacote de arroz será afetada; as pessoas que pagam contas de energia, água ou telefone serão afetadas; uma pessoa que compra uma passagem de ônibus para visitar um parente será afetada; o estudante que compra material escolar será afetado; o produtor da agricultura familiar, que traz os produtos para vender na feira, será afetado, enfim, é uma lista infinita de pessoas que serão prejudicadas”, disse Dr. Paulo Henrique.

Dr. Paulo Henrique acrescentou ainda ao seu discurso, que no tempo em que função do parlamentar era legislar e fiscalizar as ações do Poder Executivo, sobrava algum tempo para deputados e vereadores ler os projetos antes de serem votados e sair em defesa do povo. Segundo o Vereador, a maioria dos deputados estão mais preocupados em administrar as emendas parlamentares do que defender o povo trabalhador. “O remédio não é criar ou aumentar impostos, mas reduzir despesas e melhorar a gestão administrativa, essa iniciativa do Governo com apoio dos deputados da Assembleia Legislativa, irá gerar um desastre para a economia do nosso Estado, um Massacre Social, promovida pelos políticos rondonienses”, lamentou o Vereador.

Presidente da Câmara visita bairros e ouve a comunidade

por Nilceia publicado 19/10/2023 11h25, última modificação 19/10/2023 15h06
Durante a visita, o Vereador também foi informado sobre os entulhos, que são levados pelas enxurradas e podem fechar as galerias e causar inundações no período chuvoso.

O Presidente da Câmara Valdomiro Corá (MDB), esteve visitando alguns bairros e ouvindo as reivindicações da comunidade. Entre as reivindicações estão o reparo nas entradas das galerias de águas pluviais (boca de lobo), que estão danificadas e colocam em risco a vida das pessoas. Valdomiro Corá, destacou a importância de acompanhar de perto os problemas apresentados pela comunidade.

O excesso da abertura nas entradas das galerias, deterioradas pelo o tempo, tem causado preocupação aos moradores da rua Pedro Rodrigues com a Malaquita, comunicou acionaram o Presidente da Câmara. O perigo está evidente no local, principalmente no período noturno, que poderá causar acidentes, principalmente com pedestres, ciclistas e motociclista. “A Rua Pedro Rodrigues é uma rua de intenso movimento, interligando vários bairros ao centro da cidade, esses buracos podem causar uma tragédia se não for resolvido”, cobrando do Executivo providências no local.  

Durante a visita, o Vereador também foi informado sobre os entulhos, que são levados pelas enxurradas e podem fechar as galerias e causar inundações no período chuvoso.

Informe Legislativo da 29ª Sessão Ordinária: Destaques da Transmissão de 16 de Outubro de 2023

por Orlei Junior publicado 19/10/2023 10h53, última modificação 19/10/2023 10h53
Confira os principais destaques da 29ª Sessão Ordinária transmitida em 16 de outubro de 2023 na Câmara Municipal de Cacoal.

A Câmara Municipal de Cacoal, no último dia 16 de outubro de 2023, realizou a 29ª Sessão Ordinária, trazendo à tona importantes discussões e decisões que impactam diretamente a vida dos cidadãos do município.

Confira o Informe Legislativo da 29ª Sessão Ordinária na íntegra clicando aqui.

Segue o link de acesso:

https://www.cacoal.ro.leg.br/processo-legislativo/informe-legislativo

 

Manter-se informado sobre o que acontece na esfera legislativa de Cacoal é fundamental para todos os cidadãos interessados em contribuir para o desenvolvimento da cidade e para aqueles que desejam acompanhar de perto as decisões que afetam suas vidas. A Câmara Municipal de Cacoal reafirma seu compromisso com a transparência e a participação da comunidade, proporcionando acesso às informações relevantes que moldam o futuro da cidade.

 

 

 

 

 

FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal

A Câmara Municipal de Cacoal Realiza 23ª Sessão Extraordinária no Plenário Senador Ronaldo Aragão

por Orlei Junior publicado 18/10/2023 01h01, última modificação 18/10/2023 01h01
Participe e acompanhe a 23ª sessão extraordinária da Câmara Municipal de Cacoal nesta quarta-feira, 18 de outubro, às 19h, no Plenário Senador Ronaldo Aragão. Não perca!

A Câmara Municipal de Cacoal está preparando mais um momento importante de deliberações e discussões em prol da comunidade. Nesta quarta-feira, 18 de outubro, a partir das 19h, acontecerá a 23ª sessão extraordinária, que será realizada no Plenário Senador Ronaldo Aragão.

 

Para tornar a experiência ainda mais acessível, a Câmara Municipal de Cacoal disponibilizará uma transmissão ao vivo dos trabalhos dos vereadores através das redes sociais. Você poderá acompanhar a sessão em tempo real, seja por meio de seu computador, tablet ou smartphone.

 

Acompanhe ao vivo pelo YouTube: https://www.youtube.com/results?search_query=camara+municipal+de+cacoal

 

 

 

Portanto, não perca a oportunidade de se envolver diretamente nas discussões que afetam a sua cidade. Marque na agenda, convide amigos e familiares, e esteja presente na 23ª Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Cacoal.

 

Lembramos que a participação ativa dos cidadãos é fundamental para a construção de uma cidade melhor para todos. Conte com a sua presença!

 

 

CÂMARA MUNICIPAL DE CACOAL

Legislativo Atuante

 

 

 

 

 

FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoa

Ex-Vereador de Cacoal da 1ª Legislatura, Cícero Messias de Assis, é lembrado com carinho após seu falecimento

por Orlei Junior publicado 17/10/2023 14h57, última modificação 17/10/2023 14h57
Cacoal se despede de uma figura pioneira, ex-Vereador Cícero Messias de Assis, e presta homenagens ao seu legado.

ASCON/CMC - Ex-Vereador de Cacoal da 1ª Legislatura, Cícero Messias de Assis, é lembrado com carinho após seu falecimento
A cidade de Cacoal, em Rondônia, está em luto pela perda de uma de suas figura pioneira querida e respeitada. O ex-Vereador Cícero Messias de Assis, que fez parte da 1ª legislatura da Câmara Municipal, compondo a mesa como vice-presidente no biênio 1985/1986, nascido em 09 de setembro de 1951, faleceu na segunda-feira, 16 de outubro de 2023.

 


O Presidente da Câmara Municipal de Cacoal, Valdomiro Corá, junto com vereadores e servidores da casa legislativa, expressam o mais profundo sentimento de pesar pela perda de Sr. Cícero. Sua contribuição para o município foi inestimável, e sua ausência será sentida por toda a comunidade.
O Sr. Cícero Messias de Assis era reconhecido e estimado na comunidade. Sua dedicação ao serviço público o tornaram uma figura emblemática na política local. Durante sua atuação como vereador, ele deixou um legado de serviço exemplar, lembrado com gratidão.

 


Além de sua destacada carreira na política, Cícero Messias de Assis era tio de uma das figuras conhecidas e carismáticas da cidade, o Sr. Luiz Bernaldo, popularmente chamado de Baixinho da Sthill. A relação familiar entre essas duas personalidades tornou a notícia ainda mais impactante para os cacoalenses, que prestam homenagens emocionadas a esse ícone local.
Neste momento de tristeza, a cidade de Cacoal se une para prestar suas homenagens a Cícero Messias de Assis e oferecer apoio à sua família. O legado de comprometimento e dedicação do Sr. Cícero permanecerá vivo na memória de todos que tiveram a honra de conhecê-lo.
ASCOM-CMC - Heliel Souza

 

 

 

 

FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal

Câmara Municipal de Cacoal convida para a 29ª Sessão Ordinária de 2023

por Orlei Junior publicado 14/10/2023 20h29, última modificação 14/10/2023 20h29
Participe da 29ª Sessão Ordinária da 41ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura na Câmara Municipal de Cacoal, em 16 de outubro

A Câmara Municipal de Cacoal tem a honra de convidar todos os cidadãos, representantes de entidades, e a comunidade em geral para a 29ª Sessão Ordinária de 2023, que faz parte da 41ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura. O evento será realizado no dia 16 de outubro, nesta segunda-feira, na cidade de Cacoal, no estado de Rondônia.

 

A sessão terá início às 9 horas da manhã, na sede da Câmara Municipal, e todos são bem-vindos a participar e a se juntar aos nossos convidados especiais. Esta é uma oportunidade única de estar mais perto do processo legislativo, onde questões de relevância para a nossa comunidade são discutidas, e decisões importantes são tomadas.

 

Transmissão Ao Vivo em Nossos Canais de Acesso:  Você pode acompanhar a transmissão nos canais oficiais da Câmara Municipal de Cacoal, que são:

 

 

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Ne-fg7Wo0cQ

 

 Facebook: https://www.facebook.com/camaramunicipaldecacoal

 


Acesso à Ordem do Dia

Se você deseja uma visão mais detalhada da ordem do dia da 29ª Sessão Ordinária, é possível acessar todas as informações no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Basta clicar no seguinte link:SAPL - 29ª Sessão Ordinária: https://sapl.cacoal.ro.leg.br/sessao/167

 

A Câmara Municipal de Cacoal se empenha em promover a transparência, a participação cívica e o envolvimento da comunidade em assuntos que afetam diretamente a vida dos cidadãos. Participar das sessões legislativas é uma maneira fundamental de contribuir para o desenvolvimento e a melhoria da nossa cidade.

 

Portanto, não perca esta oportunidade de participar da 29ª Sessão Ordinária de 2023 da 41ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura na Câmara Municipal de Cacoal, em 16 de outubro, a partir das 9 horas da manhã. Traga suas ideias, suas preocupações e seu apoio. Juntos, podemos construir uma cidade melhor e mais vibrante para todos. Contamos com a sua presença!

 

 

 

FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal

Ato da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cacoal/RO determina ponto facultativo em 13 de outubro

por Orlei Junior publicado 12/10/2023 00h40, última modificação 12/10/2023 00h49
Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, resulta em ponto facultativo para servidores da Câmara Municipal de Cacoal

ASCOM/CMC- A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cacoal, emitiu um ato que estabelece um dia de ponto facultativo para os servidores desta Casa de Leis. A decisão baseia-se em considerações referentes ao feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, que ocorre em 12 de outubro de 2023, uma quinta-feira, e em um decreto do Poder Executivo de Cacoal que determina ponto facultativo no dia seguinte, 13 de outubro de 2023.

 

A data é tradicionalmente marcada por celebrações religiosas e eventos festivos em todo o país.  O Decreto nº 6.750, de 06 de outubro de 2023, emitido pelo Poder Executivo de Cacoal, estabelece o dia 13 de outubro de 2023 como ponto facultativo. A medida visa proporcionar um período de descanso aos servidores públicos locais após o feriado de Nossa Senhora Aparecida.

 

Em conformidade com o ato da Mesa Diretora, os servidores da Câmara Municipal de Cacoal não terão expediente administrativo no dia 13 de outubro de 2023, uma sexta-feira.   O expediente administrativo retornará ao horário regular no dia 16 de outubro de 2023.

 

O ato da Mesa Diretora foi emitido no Palácio Catarino Cardoso dos Santos em 11 de outubro de 2023 e conta com a assinatura dos membros da Mesa Diretora, incluindo Valdomiro Corá (Presidente da CMC), João Paulo Pichek (1º Secretário), e Lauro Kloch (2º Secretário).

 

 

 

 

FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal

Resumo dos discursos dos vereadores na 28ª Sessão Ordinária – 09-10-2023

por Orlei Junior publicado 11/10/2023 14h40, última modificação 11/10/2023 14h40
Vereadores de Cacoal abordam temas variados, desde pavimentação e saúde até educação e transporte público, durante a 28ª Sessão Ordinária de outubro

 

Vereador Dr. Paulo Henrique (PTB)

Chamou a atenção sobre uma representação apresentada pelo PTB – contra o ex-presidente da Casa de Leis, pedindo a Mesa para cobrar da Procuradoria a tramitação do processo. Comentou sobre o asfalto da Linha 06, frisando que na última semana não havia nenhuma máquina trabalhando por falta de recursos e por vários motivos. Disse que a não conclusão da obra irá prejudicar os moradores da região no período chuvoso. Falou da falta de concurso público no município, frisando que a administração prefere realizar teste seletivo e contratar portariados.  A realização de concurso público é uma solicitação da Câmara e que a Prefeitura não irá realizar. Disse que tem muitos cargos que deveriam ser servidores efetivos, sendo ocupado por comissionados. Falou do aumento da tarifa de água. Pediu aos universitários e acadêmicos que cobrem da administração a realização de concurso público.

 

 

Vereador Edimar Kapiche (PSDB)

Comentou sobre a pavimentação asfáltica da Linha 06, frisando que foi necessário reduzir a meta, devido ao aumento para a execução dos serviços. Disse que outras obras estão correndo o mesmo risco, devido a demora no processo para execução da obra. Falou que a obra foi iniciada e a Prefeitura pagou a contrapartida, porém falta a liberação da segunda parcela dos recursos, cobrando dos Deputados Federais para que intercedam junto ao Governo Federal. Agradeceu ao governo do Estado pela primeira etapa do Tchau Poeira. Agradeceu ao Chefe da Casa Civil Júnior Gonçalves, pela inclusão das ruas para recapeamento e pavimentação, porém que ainda não foi concluído. Pediu ao Deputado Cassio Gois, para que cobre do Governo do Estado a Liberação da Massa asfáltica para dar continuidade aos serviços das diversas ruas, que já estão imprimadas. Falou que as autoridades do Estado precisam cumprir as promessas feitas com Cacoal. Indicou a Coordenadoria do Município o desassoreamento dos rios. Pediu aos Secretários que respeitem os pedidos dos vereadores. Falou que no dia 10 de outubro é comemorado o dia da Guarda Municipal, cobrando do executivo para que envie projeto à Câmara para a implantação da Guarda no município. Pediu mais efetivo da Policia Militar em para Cacoal, falando que falta policiamento ostensivo nos bairros de Cacoal para dar mais segurança à população.

 

 

Vereador Zivan Almeida (PSC)

Parabenizou os organizadores da Festa da linguiça da Linha 21 e também o ex-vereador Mão organização do torneio feminino. Falou da Rua Mário Quintana, onde passou o Programa Tchau Poeira, que teve alguns problemas. Falou que muitas vezes são os moradores quebram e danificam os meios fios para ter melhor acesso as residências e/ou passar de carro ou moto e acaba comprometendo o asfalto. Pediu a conscientização da população, para que ajudem a cuidar do bem público. Disse que irá fiscalizar e se foi mal feito será oficializada a empresa para que refaça os serviços. Disse que foi questionado sobre a Avenida dois de junho e, que está sendo feito um aditivo para que a empresa possa retornar e concluir os serviços. Falou da reunião com o Secretário e as equipes da SEMPLAN e da AMEC, para definir sobre a destinação da quadra Poliesportiva do Parque Alvorada, para que seja um Centro Esportivo Feminino, frisando que é uma proposta de seu gabinete junto ao Deputado Cirone e também à Prefeitura. Pediu desassoreamento do Rio Pirarara, para evitar as enchentes, cobrando do diretor da Defesa Civil providências.  

 

 

Vereador Paulinho do Cinema (PSB)

Pediu ao Presidente, para que informe sobre uma nota de repúdio, solicitada de seu gabinete. Falou da sua indignação pela não participação de Cacoal no JIR, disse que respeita a decisão da direção da AMEC, porém não concorda. Ressaltou que para fazer esporte no interior não é fácil e precisa de diretores arrojados para fazer acontecer. Parabenizou aos deputados que estão trabalhando, frisando que é preciso chegar a um consenso na saúde. Enviou oficio a Assembleia Legislativa para que alguma coisa possa ser feita, pois não há pessoas qualificadas suficientes, para que a saúde possa melhorar. Falou das inúmeras cirurgias atrasadas. Disse que Governo do Estado precisa melhorar a macro 2 em Cacoal, frisando que enquanto Cacoal atender 32 municípios estará fadado ao fracasso. Pediu a contratação de mais médicos, enfermeiros e técnicos. Falou que será importante a liberação dos recursos para o Centro do Altismo em Cacoal. Cobrou dos Deputados Federais e Senadores, apoio e manifestação em relação ao projeto que trata da legalização do aborto, destacando a necessidade de o assunto ser de responsabilidade do Poder Legislativo e não do STF. Falou que para ser Presidente ou Prefeito é preciso ser administrador, parabenizando a administração por todas as obras que estão sendo feitas. Parabenizou o Presidente Valdomiro Corá, por colocar com urgência o Projeto que destina recursos à SEMAST.

 

 

 

Ezequiel Câmara (Amendoim) (PP)

Cobrou do Setor de Iluminação Pública do município, a substituição das lâmpadas no Bairro Greenville. Disse que a população paga a iluminação e não tem, cobrando também nos demais bairros e no Riozinho. Pediu agilidade no processo de aquisição das lâmpadas de led. Falou do levantamento no Riozinho para receber a segunda etapa do Programa Tchau Poeira, falando da preocupação com os diversos pontos críticos. Falou que a rede de esgotamento é um sonho dos moradores do Riozinho e que foi iniciado a instalação da estação para atender 650 residências, porém falta recursos para realizar o ligamento até as residências. Falou da necessidade das emendas de bancada, pedindo gestão do Prefeito junto aos parlamentares para que o esgotamento sanitário no Riozinho possa ser realizado. Falou da construção das orlas no Riozinho, bem como a duplicação da BR 364 de Riozinho á Cacoal. Cobrou do Chefe de Transporte do Município a disponibilidade do veículo para atender a UBS do Riozinho, sendo necessário para levar os médicos para atender a população. Pediu levantamento das pessoas que estão na fila para receber atendimento odontológico.

 

 

Vereador Luiz Fritz (PSD)

Disse que foi iniciada a campanha de vacinação, que teve inicio no sábado e irá até o final de outubro. Destacou a importância de os pais levarem seus filhos às unidades de saúde, para a vacinação. Comentou sobre o Concafé, destacando a importância desse incentivo para os produtores rurais. Falou que muitas empresas ganham as licitações e deixam a desejar na conclusão dos trabalhos de asfalto, frisando que grande parte dos serviços executados são de má qualidade. Citou que a empresa Andrade e Vicente fizeram serviços de má qualidade e que já está tendo que ser refeito. Falou da praça no hospital Regional, frisando que, quem está doente precisa de atendimento médico e não de praça. Falou das promessas de campanha do Governo do Estado e que até agora não veio nada para Cacoal. Disse que os problemas de saúde são em todo o Estado, destacando que Cacoal tem dois hospitais e os pacientes precisam se deslocar para Porto Velho e muitas vezes sem recursos até mesmo para comer. Disse que muitas vezes chegam em Porto Velho e não são atendidos.  

 

 

Vereador Romeu Moreira (União Brasil)

Falou sobre o dia Mundial do Lions Club, destacando que em Cacoal tem o Lions Capital do Café e o Lions Club Centro, destacando as diversas ações dessas entidades em Cacoal em prol da comunidade. Falou da sua indicação realizada no mês de maio, para que se desenvolvesse uma campanha educativa no trânsito e até o momento nada foi realizado pela Secretaria de Trânsito.  Disse que tem ocorrido inúmeros acidentes e que tem mutilado e ceifado a vida de jovens e pais de família, pela falta de conscientização. Comentou sobre as filas nos Hospitais Heuro e Regional, de pessoas aguardando por cirurgias.  Enviou oficio ao gestor da SEMTRAN para prestar esclarecimento sobre as ações desenvolvidas pela Secretaria, frisando que não está recebendo respostas do Secretário da SEMTRAN referente as solicitações. Falou sobre o dia do nascituro, comentando sobre o Projeto do Direito a vida. Disse que todos os cristãos devem se manifestar sobre essa situação e que deve ser uma prerrogativa do Legislativo a análise desse projeto. Comentou sobre o Concafé parabenizando a todos os que participaram do evento e principalmente os que foram premiados citando os cafeicultores Sirlei da Linha 12, Cristóvão Surui, Ronald Bento e João da Luz. Parabenizou os organizadores da Festa da Linguiça, da Comunidade Bom Pastor, destacando o apoio do município e dos deputados na realização do evento.

 

 

Vereador João Paulo Pichek (Republicanos)

Falou das comemorações relacionadas ao Dia das Crianças. Parabenizou o empresário Nério Bianchini do Cacoal Selva Park pelo evento em prol das 1200 crianças. Falou da aprovação do Projeto do sistema apostilado na educação e que agora no final do ano letivo está sendo retirado pelo Executivo. Falou do retrocesso no período da COVID e mais uma vez falta gestão na educação de Cacoal, falando que o Conselho de Educação não foi informado dessas mudanças. Falou do Projeto tarifa zero, que no dia 11 de fevereiro foi aprovado pela Câmara e até o momento somente o Riozinho está sendo atendido. Disse que é preciso o transporte público para os demais bairros e, que o valor a ser cobrado seja justo, falando da dificuldade dos moradores dos bairros distantes. Comentou sobre os acidentes na cidade pedindo políticas públicas da Secretaria de Trânsito. Pediu para intensificar as ações de conscientização. Falou sobre a realização de concurso público, que infelizmente o Executivo ainda não tomou providencia. Falou do Outubro Rosa, parabenizando o Presidente por ceder a Câmara para realização da de tão importante evento, que foi a Exposição Corpos Reais – A vida após o câncer de mama, realizado pelo grupo “Unidas Venceremos”.

 

 

Vereador Valdomiro Corá (MDB)

Agradeceu ao Governo do Estado pela ajuda ao município. Disse que o Executivo precisa colocar o transporte público com tarifa zero para atender os demais bairros, porque até hoje só atende o Riozinho. Comentou sobre a saúde, cobrando dos deputados eleitos mais compromisso com o município. Falou sobre os recursos do fundo partidário, que deveria ser destinado a saúde. Disse que nenhum deputado está brigando pela saúde de Cacoal. Agradeceu ao Secretário do Estado, Pastor Moura, por atender seus pedidos. Pediu aos deputados da Assembleia Legislativa, que possam economizar para ajudar ao Governo do Estado, frisando que na última semana a maioria estava viajando. Falou das mordomias dos parlamentares Estaduais e Federais. Disse que, como Presidente, não aumentará os salários dos vereadores e tão pouco colocará em votação o aumento do número de vereadores. Disse que como Presidente irá economizar para devolver os recursos para o Executivo investir no município e atender o povo. Disse que a Prefeitura tem 5 caminhões parados e a Prefeitura pagando empresas terceirizadas para coletar o lixo. Disse que ama a cidade e que quer ajudar.     

  

    

 

 FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal

 

Vereador cobra realização de concurso público em Cacoal

por Orlei Junior publicado 10/10/2023 21h23, última modificação 10/10/2023 21h23
Dr. Paulo Henrique (PTB) instiga a necessidade de concurso público para suprir déficits de servidores em Cacoal, enquanto municípios vizinhos avançam

O Vereador Dr. Paulo Henrique (PTB), cobrou na Sessão da segunda-feira, 09, a realização de concurso público em Cacoal. Dr. Paulo explicou que, diversas cidades do Estado de Rondônia estão realizando concurso público, como é o caso de Ouro Preto do Oeste, onde a prefeitura está oferecendo mais de 200 vagas para atender a demanda em praticamente todas as áreas do município.  Enquanto que em Cacoal, está faltando servidores em diversos setores da administração.


O Parlamentar chamou a atenção para os testes seletivos que estão sendo realizados em Cacoal e a chuva de portarias, além dos quase 250 servidores contratados por empresa terceirizada, que na maioria são indicados por aliados da Administração. “Concurseiros de plantão, esqueçam concurso público em Cacoal. Enquanto Cacoal está na febre do Teste Seletivo para preencher cargos e diversas portarias para seus aliados, assistimos outros municípios realizando Concurso público”, frisou o Vereador.

 

A realização de concurso público é uma cobrança da Casa de Leis desde o início desta administração. Todos os parlamentares assinaram oficio cobrando a realização do certame. Até mesmo o sindicato se posicionou a favor do concurso público, porém até o momento não houve nenhuma manifestação do Executivo nesse sentido.

 

O debate sobre concurso ficou mais enfático entre Executivo e Legislativo há um ano atrás, após a tramitação dos Projetos de Lei 193/2022 e 04/2023, que versava sobre o Teste Seletivo Simplificado para contratação de servidores temporários da educação. Na oportunidade, o vereador João Paulo Pichek apresentou emenda de sua autoria versando sobre a obrigatoriedade da realização do Concurso Público, mas a emenda foi rejeitada pelos vereadores da base aliada.

 

Para o Vereador Dr. Paulo, a “base” foi enganada mais uma vez, pois na contramão do Concurso, a Administração abriu diversos testes seletivos para contratação temporárias de professores do magistério, anteriormente para Obras, Agricultura e recente para saúde municipal. “A realização de concurso público para admissão de servidores, integra o que se denomina desenvolvimento institucional do Município. Essa expressão aponta para uma conclusão significativa: promover melhorias para a instituição, ou seja, aprimorar a sua organização”, finalizou.

 

 

 

FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal

Câmara aprova oito projetos na 28ª Sessão Ordinária

por Orlei Junior publicado 10/10/2023 00h11, última modificação 10/10/2023 00h11
A Câmara de Cacoal demonstrou grande produtividade na manhã desta segunda-feira, 09, durante a realização da 28ª Sessão Ordinária

ASCOM/CMC-A Câmara de Cacoal aprovou na manhã desta segunda-feira, 09, na 28ª Sessão ordinária, oito Projetos, sendo sete de autoria do Poder Executivo e um de autoria do Vereador Luiz Fritz (PSD). Todos os projetos foram discutidos pelos vereadores em reunião conjunta das comissões permanentes da Casa de Leis, realizada na sexta-feira, 06.   


Os projetos de Autoria do Poder Executivo aprovados foram: Projeto de Lei Ordinária 128/PMC/2023, que trata de abertura de crédito no valor de R$28.666,87, para atender o Fundo Municipal de Saúde;  129/PMC/2023 – abertura de crédito adicional suplementar ao orçamento no valor de 747.968,74, destinado à Fundação Cultural;  130/PMC/2023 –que trata da regularização da área para construção do Hospital Regional; 131/PMC/2023 – Destinado  a Secretaria de Ação Social – no valor de R$10.000,00; 134/PMC/2023 – abertura de crédito adicional suplementar no valor de 13.500.000,00, Projeto substitutivo – destinado a Secretaria de Obras do Município;  135/PMC/2023 – Destinando à Secretaria de Obras o valor de R$1.500.000,00 e o Projeto 141/PMC/2023 – no valor de R$397.820,00 – destinado a Secretaria de Ação Social.     

 

Já o Projeto de Lei Ordinária 132/PMC/2023 – De autoria do Vereador Luiz Fritz – tem por finalidade instituir a "Semana do Campo Limpo" no âmbito do Município de Cacoal/RO, com o objetivo de promover a conscientização sobre a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas e a preservação ambiental. A "Semana do Campo Limpo" visa estimular, do ponto de vista social e educacional, a realização de ações, programas e projetos na área de educação ambiental, destacando a importância da correta manipulação e destinação das embalagens vazias de agrotóxicos.

 

O Presidente da Câmara Vereador Valdomiro Corá (MDB), enalteceu a atuação de todos os Parlamentares, que não estão medindo esforços na análise dos projetos. “Os vereadores estão trabalhando e analisando os projetos com urgência, para que sejam votados, aprovados e que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, disse o Presidente, ressaltando que esse é o verdadeiro papel do vereador.    

    

Devido ao feriado da próxima quinta-feira,12, as Comissões Permanentes da Casa de Leis, se reúnem nesta terça-feira,10, a partir das 08h, para deliberar sobre os projetos que estarão na pauta da próxima segunda-feira, 16.   

Nilceia Freitas – DRT0001468/MTE






FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal

 

 

A Câmara Municipal de Cacoal convida você para a 28ª Sessão Ordinária em Tempo Real!

por Orlei Junior publicado 07/10/2023 15h33, última modificação 07/10/2023 15h33
Participe da democracia local e acompanhe a transmissão ao vivo da Sessão Ordinária de Cacoal no dia 9 de outubro de 2023

A Câmara Municipal de Cacoal tem o prazer de convidar todos os cidadãos para participar da 28ª Sessão Ordinária, que acontecerá no dia 9 de outubro de 2023, uma segunda-feira.                                                                                             

Esta é uma oportunidade única para se envolver na política local e manter-se bem informado sobre os assuntos que afetam nossa cidade.

 

Transmissão Ao Vivo e Canais de Acesso

 A 28ª Sessão Ordinária será transmitida ao vivo a partir das 9 horas da manhã. Você pode acompanhar a transmissão nos canais oficiais da Câmara Municipal de Cacoal, que são:

 

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Ne-fg7Wo0cQ

 

Facebook: https://www.facebook.com/camaramunicipaldecacoal

 

Acesso à Ordem do Dia

 Se você deseja uma visão mais detalhada da ordem do dia da 28ª Sessão Ordinária, é possível acessar todas as informações no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Basta clicar no seguinte link:

 SAPL - 28ª Sessão Ordinária: https://sapl.cacoal.ro.leg.br/sessao/166

Fique por Dentro das Atualizações e Informações


 

Acompanhe, participe e faça sua voz ser ouvida. Contamos com a sua presença e engajamento na 28ª Sessão Ordinária de Cacoal. 



Câmara Municipal de Cacoal

Legislativo Atuante

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal

Vereadores fiscalizam aplicação de recursos no SAAE

por Nilceia publicado 05/10/2023 14h21, última modificação 05/10/2023 14h21
Os vereadores estiveram visitando a obra de construção da nova Estação de Tratamento, que na ocasião estava paralisada.

O 1º Secretário da Câmara de Cacoal, Vereador João Paulo Pichek (Republicanos) e o Vereador Dr. Paulo Henrique (PTB), estiveram esta semana visitando o SAAE, para acompanhar o funcionamento da Estação de Tratamento de Água do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Cacoal (SAAE), bem como para verificar a aplicação dos recursos aprovados pela Câmara, por meio do Projeto para construção da Nova ETA. Os vereadores foram recebidos pelo Presidente do SAAE, Nelson Rodrigues de Lima e pela Bióloga, Renata Rosa.

O Vereador Dr. Paulo Henrique explicou que, os vereadores foram verificar como funciona todo o processo de tratamento da água, bem como os vários processos até o destino final. “Todas as etapas do tratamento como a floculação, decantação e filtragem, até a fase final de desinfecção – é vital para garantir que água potável e de excelente qualidade, possa chegar às casas da população de Cacoal”, explicou o Parlamentar.

Os vereadores também estiveram visitando a obra de construção da nova Estação de Tratamento, que na ocasião estava paralisada. Segundo o que explicou o Presidente do SAAE, Nelson Rodrigues, aos vereadores, foi necessário realizar uma contenção na Estação que hoje já fornece água, porém os serviços da Nova ETA já foram retomados.  “Estaremos acompanhando a construção dessa obra, para garantir que os recursos aprovados pela Câmara, possam ser aplicados de forma correta e atender os objetivos propostos na Lei”, frisou o Vereador.      

Câmara abre as portas para exposição Corpos Reais – A vida após o câncer de mama.

por Nilceia publicado 04/10/2023 15h40, última modificação 04/10/2023 15h38
Além da Exposição de fotos de mulheres com mastectomia (remoção da mama), fotografadas pelo fotógrafo Nato Kaiser, também serão apresentadas diversas palestras relacionadas ao tema.

 ASCOM/CMC-Com histórias diferentes, mas todas com algo em comum, mulheres de Cacoal se uniram por intermédio de um grupo denominado “Unidas Venceremos”, para vencerem os desafios do tratamento do câncer de mama e/ou colo do útero.

Como parte das ações do Outubro Rosa 2023, o grupo, realiza nesta quarta-feira, 04, às 19h, na Câmara de Cacoal a Exposição Corpos Reais – A vida após o câncer de mama.

Mães, filhas, esposas..., mas todas com a mesma sensibilidade, cuidar uma das outras. “Unidas Venceremos”, é um grupo de apoio às mulheres pacientes oncológicas que passaram ou estão passando por algum tratamento, tendo como finalidade acolher, incentivar e informar, sobre a importância do tratamento precoce.

Além da Exposição de fotos de mulheres com mastectomia (remoção da mama), fotografadas pelo fotógrafo Nato Kaiser, também serão apresentadas diversas palestras relacionadas ao tema.

O Presidente da Câmara de Cacoal, Vereador Valdomiro Corá (MDB), destacou a importância desse evento para todas as mulheres, tanto para as que estão em tratamento, quanto para as demais. “A prevenção é o caminho para salvar vidas”, disse o Presidente, ressaltando que, a Câmara de Vereadores sempre irá apoiar eventos que sejam em benefício da população.

 

INFORME LEGISLATIVO

por Orlei Junior publicado 03/10/2023 10h25, última modificação 03/10/2023 13h52
Resumo informativo dos discursos dos vereadores na 27ª Sessão Ordinária, realizada no 02 de outubro de 2023.

VEREADOR LAURO GARÇOM (PSD)

Comentou sobre o transporte público, devido à cobrança que vem recebendo dos moradores. Disse que somente o Riozinho está sendo atendido, frisando que é preciso olhar com atenção principalmente para bairros como Paineiras, Alpha Park, Morada do Bosque. Pediu projeto para atender pelo menos 30 bairros, em Cacoal. Falou de uma obra que está sendo realizada na Rua Blumenau, que é preciso rever o tamanho dos tubos que estão sendo instalados, frisando que a população está temerosa porque os tubos não devem aguentar o volume de água. Disse que o local da obra está intransitável, causando transtornos. Falou da eleição do Conselho Tutelar – que foi democrática, porém pediu a divulgação da votação dos demais candidatos, cobrando transparência. Disse que as linhas grandes estão bem patroladas, porém as pequenas também precisam ser recuperadas. Falou dos alagamentos que ocorrem em Cacoal, falando do bairro Teixeirão, pedindo atenção do Prefeito e do Secretário de Obras, com esses locais de alagamento.


VEREADOR LUIZ FRITZ (PSD)

Defendeu que foi transmitido a contagem dos votos dos conselheiros e que houve transparência. Disse que acompanhou o programa de recuperação dos carreadores e que estão sendo atendidos todos os produtores rurais. Falou da comemoração dos 50 anos da Comunidade Santa Terezinha, na Linha 10, parabenizando os envolvidos na organização. Falou dos 50 anos da Igreja Ministério de Madureira. Comentou sobre o atraso na votação dos projetos votados em sessão extraordinária, no dia 25 de setembro, frisando que os projetos de mais de 1000 milhão da Secretaria de Agricultura, outro projeto de abertura de 187 mil da Agricultura e mais de 253 mil do Fundo de saúde, que já deveriam ter sido aprovados. Falou que alguns servidores efetivos foram exonerados dos cargos em comissão é perseguição. Falou que quando alguns vereadores faltaram à sessão foi descontado, porém, na Sessão dia 04 de setembro, teve a falta de alguns vereadores que não foi descontado. Falou dos vereadores que não ficaram na Sessão extraordinária. Disse que a população vê e sabe quem tem compromisso e está trabalhando pelo povo


VEREADOR PAULINHO DO CINEMA (PSB)

Falou da falta de responsabilidade, consideração e organização do Secretário da SEJUCEL, comentando em relação à organização do JIR. Disse que é preciso dar oportunidade para quem sabe praticar esporte, indicando ao Governador e aos deputados o Vereador Romeu Moreira. Comentou sobre a Lei do REFIZ do SAAE, frisando que o parecer Jurídico da Câmara foi contrário, e que houvesse uma medida de compensação. Falou que poucos vereadores leram a Lei do REFIZ, frisando que os custos deverão sair de algum lugar. Falou que o IPTU tem aumento anual e no SAAE também deve haver a compensação. Falou que o SAAE tem perdido mais de 4 milhões. Disse que para ser Presidente da Comissão de Justiça e Redação Final é preciso ler os Projetos.

 

TONINHO DO JESUS (PODEMOS)

Disse que não irá entrar em brigas e quem tiver incomodado, que procure a assessoria jurídica ou a justiça. Falou que as discussões na Tribuna, não traz nada para ninguém, que é preciso usar o tempo para atender a comunidade. Falou que está acompanhando o Programa Porteira Adentro, pedindo ao Secretário de Agricultura que possa rever, porque alguns carreadores ficaram para trás e que as máquinas já passaram nos locais, com dificuldades às vezes de voltar. Pediu que possa atender a todos com igualdade. Parabenizou todas as conselheiras eleitas e também a todos que participaram das eleições.


ROMEU MOREIRA (União Brasil)

Enalteceu a atuação do Vereador Paulinho do Cinema. Destacou o trabalho dos procuradores, realizado com coerência e profissionalismo. Parabenizou os Conselheiros eleitos, destacando que é um trabalho de responsabilidade e comprometimento. Indicou a pavimentação da rua Manoel Nunes de Almeida, no bairro Village do Sol, pedindo a inclusão no Programa Tchau Poeira. Falou do evento Concacau, realizado no dia 29, em Jaru, parabenizando todos os participantes das cidades que estão produzindo cacau. Disse que o Sr. José Braz da linha 09, em Cacoal, teve as amêndoas da sua lavoura classificada entre as 10 melhores. Convidou para o concurso do Café Canéfora, sábado dia 07, que premia os melhores cafés robustas da Amazônia. Falou da sua missão, a convite do SEBRAE para participar da EXPOCRUZ, realizada em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, enaltecendo a participação de diversos empresários, que buscam novos negócios para Cacoal e para o Estado. Falou da visita ao Parque Industrial Latino Americano, que oferece espaço para quem quer investir em Santa cruz. Falou da visita à Universidade de medicina que abriga mais de 4000 mil alunos só de Rondônia. Registrou a ineficiência do Governo do Estado, pela falta de produtos de Rondônia na Feira, como Café, Cacau, peixe. Falou do retorno da festa da linguiça, que mostra a força da agroindústria. Parabenizou as equipes do Juventude, pela conquista do Campeonato Municipal.


EZEQUIEL CÂMARA “MINDUIM” (PP)

Comentou sobre a falta dos vereadores. Disse que irá denunciar os vereadores que receberam e não estiveram na sessão. Falou que foi feita a sessão extraordinária, que não houve a convocação. Falou ser necessário colocar o requerimento de urgência simples, para serem votados os projetos. Disse que um milhão e meio já deveria ter sido aprovado e está sendo votado hoje. Falou que o Vereador Paulinho do Cinema tentou orientar, mas foi ignorado. Falou da visita à Escola Anita Garibaldi, na linha 12, frisando que um vendaval destelhou o parte do teto e derrubou a caixa da água. Agradeceu ao Secretário de Educação pelas providências. Falou que participou da Cavalgada na Linha 15. Cobrou providencias sobre a ausência de ACS nos bairros de Cacoal, frisando que é preciso organizar a lei, para o que o município possa contratar esses servidores e melhorar o atendimento na saúde do município.


VEREADOR EDIMAR KAPICHE (PSDB)

 Falou sobre o dia do Vereador, parabenizando a todos os vereadores que estão preocupados com as demandas da população, destacando que o Vereador é a voz da população. Comentou sobre o quanto que Cacoal tem avançado na saúde, falando da inauguração do Materno Infantil e reconhecendo as mudanças e, que algumas coisas foram feitas com emendas da Deputada Mariana Carvalho e outras com recursos próprios do município. Parabenizou o prefeito de Rolim, Aldo Júlio, frisando que o prefeito anunciou que zerou a fila de cirurgia, que não precisa disponibilidade de UTI. Comentou sobre o ofício ao Prefeito pedindo a parceria com o município de Rolim de Moura, para realizar atendimento por meio do Programa do Governo do Estado, Compartilhando Saúde. Disse que o SUS é único, é Brasil e não é só para Cacoal. Disse que oficializou o Gabinete do Deputado Cássio Góis, para disponibilizar meio milhão para implantar um centro cirúrgico no PAM. Falou da eleição para Conselheiros Tutelar, parabenizando a todos pela organização e a todos os Conselheiros que participaram. Comentou sobre pessoas que estavam em situação de rua na Rodoviária, reconhecendo o trabalho da Secretaria de Ação Social que realizou o acolhimento. Parabenizou a equipe do Juventude pela conquista do campeonato municipal. Falou que está feliz com o resultado do seu mandato, destacando as cobranças em Brasília para o Cidade Verde, os 200 mil para reforma das Unidades Saúde e mais 200 mil para a aquisição de um trator agrícola, para a AMEC realizar manutenção dos campos de futebol.


DR. PAULO HENRIQUE (PTB)

Parabenizou os conselheiros eleitos, destacando a responsabilidade em prol da Criança e dos Adolescentes. Disse que é cristão e é contra o aborto. A inviolabilidade do direito à vida é um direito constitucional e qualquer lei que viola esse direito, é nula. Citou o Código Civil que rege que “a personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro". Disse que o Estado tem a obrigação de oferecer condições para a gestante ter o filho sadio e em condições dignas. Falou que na Convenção de Direitos Humanos, "Toda pessoa tem o direito de que se respeite sua vida. Esse direito deve ser protegido pela lei e, em geral, desde o momento da concepção". Portanto, inaceitável as alegações para mudança na lei. O aborto não é a solução para nenhum problema pessoal, mas é perceptível que, por trás, está o interesse de muitos que pretendem arrecadar dinheiro com o aborto. Falou das três situações em que a mulher pode realizar o aborto: quando há perigo a vida para gestante, gravidez decorrente de estupro e o da decisão do STF, que permite a interrupção de gravidez de feto anencéfalo. Disse que o Prefeito usou o mês da criança para dar um presente não agradável para população, se referindo ao aumento de 6.5%, na tarifa da água, que passa a valer a partir de 1º de novembro. Falou que o aumento da tarifa causa um impacto significativo nas contas da população. Disse que na lei 5.229, aprovada pela Câmara, que cria a isenção de multas e juros (REFIS), não consta o aumento da tarifa de 6,5%., frisando que mais uma vez Cacoal tinha pressa, pressa de aumentar a tarifa de água.


MAGNISON MOTA (PSC)

Falou da importância de ser verdadeiro, comentando valorizar o SAAE, que hoje oferece uma água limpa e leva a água tratada até as casas, agradecendo ao Prefeito Fúria. Agradeceu também ao Prefeito pelo projeto Porteira Adentro, que está atendendo todos os agricultores. Disse que só acompanha quem tem indicação, frisando que hoje os agricultores estão sendo atendidos em 100%. Falou que o deputado Mauricio de Carvalho liberou emenda para aquisição de uma Patrol para atender os produtores rurais de Cacoal e que é uma solicitação do seu gabinete. Disse que é preciso ter credibilidade. Falou do Projeto que foi para beneficiar o povo, liberando 40 milhões, para atender na pavimentação asfáltica dos bairros, que esperam há 30 anos. Disse que Cacoal será um canteiro de infraestrutura, sendo um dos maiores do Estado. Disse que o povo está vendo as obras estão acontecendo. Parabenizou o empresário da empresa Pesca Esportes, que mudou e ampliou sua loja. Disse que muitos empresários estão investindo em Cacoal. Falou que tem uma lei de sua autoria proibindo o banheiro unissex, frisando que é preciso defender o povo e a família. Disse que no de 19 a 22 de outubro será realizado o primeiro Rodeio Show, em Cacoal, que a entrada será um quilo de alimento para ajudar as entidades que prestam serviços sociais em Cacoal.


ZIVAN ALMEIDA (PSC)

Parabenizou o Professor Júlio Cesar pelo aniversário. Falou sobre as eleições para o Conselho Tutelar, parabenizando os conselheiros eleitos, bem como os suplentes eleitos. Falou da reunião com os moradores do Bairro Paineiras, cobrando mais uma vez o transporte público e ponto de ônibus escolar. Disse que as chuvas estão chegando e as crianças estão expostas ao sol e a chuva. Cobrou a urgente sinalização de trânsito, bem como redutores de velocidade no referido bairro, bem como no São Marcos, Alpha Parque e nos demais bairros da cidade. Falou do alto índice de acidentes na rua São Luiz com a Avenida Nações Unidas, pedindo a conscientização da população, que em todo cruzamento é preciso parar e prestar atenção. Pediu sensibilidade do Poder Executivo, para resolver o problema dos pontos de ônibus. Disse que é preciso ir à Tribuna da Câmara para trabalhar em prol da população.


VALDOMIRO CORÁ (MDB)

Disse que a Câmara está aqui apoiando tudo que for para atender a população. Falou do aumento da tarifa de água em Cacoal, frisando que o Prefeito quando vereador foi sempre contra o aumento da tarifa de água, inclusive entrou na justiça e agora como prefeito aumenta a tarifa, prejudicando a população. Falou que a Câmara aprovou 7 milhões para o SAAE e outros 40 milhões para o executivo. Falou da importância de ter oposição na Câmara, para cobrar do Executivo. Disse que a administração ganhou uma emenda do Deputado Federal Expedito Neto para adquirir 5 caminhões para coletar o lixo, porém estão parados na Secretaria de Obras e o município pagando uma empresa para coletar o lixo. Falou que tem 3 ônibus parados na Secretaria de Trânsito, que poderia estar atendendo os bairros. Disse que o Riozinho está sendo atendido, mas os outros bairros também merecem. Disse que o Prefeito quando deputado pagava escritório de advogado no valor de 15 mil reais por mês, além de pagar uma camionete alugada com dinheiro da Assembleia e que esse dinheiro deveria atender a saúde. Disse que o papel do vereador é cobrar e trabalhar para defender o povo.

 

 

 

 

FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal

Informe do Poder Legislativo do Vereador Ezequiel Câmara (Minduin)

por Orlei Junior publicado 02/10/2023 09h47, última modificação 02/10/2023 09h47
Resumo informativo do discurso dos vereadores na 26ª Sessão Ordinária, realizada no dia 25 de setembro 2023

Falou da ordem de serviço para pavimentação asfáltica do Bairro Embratel, enaltecendo a presença do Senador Confúcio Moura e destacando a importância para a população, pois melhora a qualidade de vida. Falou da necessidade de ter publicidade nos atos do Poder Legislativo. Comentou em relação a decisão do STF, discordando ainda da nova votação dos projetos, incluindo o de Prestação de contas referente ao Exercício de 2019, já aprovado pelo Tribunal de contas e apreciado em Sessão na Gestão do Ex-Presidente. Disse que não concorda e que irá tornar público o nome dos vereadores que votaram na decisão. Falou que algumas coisas estão passando do limite.   

 

 

 

 

FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal

A Câmara Municipal de Cacoal te convida para participar da 27ª Sessão Ordinária em Tempo Real!

por Orlei Junior publicado 30/09/2023 14h43, última modificação 30/09/2023 14h43
Venham participar da 27ª Sessão Ordinária, que ocorrerá nesta segunda-feira, dia 02 de outubro

ASCOM/CMC- A Câmara Municipal convida a população de Cacoal para participar da 27ª Sessão Ordinária, que ocorrerá nesta segunda-feira, dia 02 de outubro.

Será transmitido ao vivo a partir das 9 horas da manhã, acompanhem de perto as discussões e deliberações que afetam nossa comunidade.

 Não perca esta oportunidade de se manter informado sobre as decisões que impactam diretamente a vida dos cidadãos de Cacoal.

 

Assista nos nossos canais de Transmissão ao Vivo:

 

Youtube: Acesse o nosso canal no YouTube pelo link aqui.

 

Facebook: Acompanhe também a sessão pelo Facebook através da nossa página CamaraMunicipaldeCacoal.

 

A ordem do dia da 27ª Sessão Ordinária, é possível acessar todas as informações no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Basta clicar no seguinte link: SAPL- https://sapl.cacoal.ro.leg.br/sessao/165


Para ficar sempre por dentro das atualizações e informações sobre a Sessão Ordinária e demais atividades do legislativo municipal, siga-nos nas redes sociais:

 

Câmara Municipal de Cacoal

Legislativo Atuante

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal

CÂMARA SE POSICIONA CONTRA AUMENTO DA TARIFA DE ÁGUA

por Nilceia publicado 29/09/2023 22h15, última modificação 29/09/2023 22h15
“O Decreto que aumenta em 6,5% a tarifa de água em Cacoal, é um ato do Prefeito e não tem nenhuma participação da Câmara de vereadores nesse sentido, pois é competência única do Poder Executivo e não da Câmara”

O anúncio do aumento na tarifa de água em Cacoal foi recebido com surpresa e indignação pelo Presidente da Câmara, Vereador Valdomiro Corá (MDB) e vereadores Dr. Paulo Henrique (PTB) e João Paulo Pichek (Republicanos), que saíram em defesa da população. O Presidente da Câmara explicou que, o Executivo usou o Projeto do Refiz, que concede isenção de juros para os que estão em débitos com o SAAE e emitiu um novo decreto, aumentando em 6,5% a tarifa de água e tenta passar a culpa para o Legislativo.
“No texto do Projeto enviado à Câmara, não há nenhuma manifestação em relação ao aumento de tarifa. O Art. 1º da Lei 5.229/PMC/2023, estabelece que: “Fica instituído o Programa de Recuperação de Crédito do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cacoal, o qual admite a dispensa de multas e juros dos débitos, decorrentes dos créditos não-tributários, vencidas até o dia 31 de dezembro de 2022”, sendo esse o texto da Lei aprovada pelos vereadores.
Portanto, não há nenhuma referência a autorização para o aumento de tarifa, estando tão somente o Executivo responsável por emitir o Decreto que instituiu o aumento da tarifa de água em Cacoal. “O Decreto que aumenta em 6,5% a tarifa de água em Cacoal, é um ato do Prefeito e não tem nenhuma participação da Câmara de vereadores nesse sentido, pois é competência única do Poder Executivo e não da Câmara”, disse o Vereador Paulo Henrique, indignado com a situação.
Para o Vereador João Paulo Pichek, o Executivo está andando na contramão do desenvolvimento do município. “Quando se concede um desconto e, em seguida aumenta tarifas, não está contribuindo, mas sim passando toda a conta para o contribuinte”, justificou o o 1º Secretário da Câmara, frisando que estará trabalhando para defender o povo.

CÂMARA SE POSICIONA CONTRA AUMENTO DA TARIFA DE ÁGUA

por Nilceia publicado 29/09/2023 21h32, última modificação 29/09/2023 21h32
“O Decreto que aumenta em 6,5% a tarifa de água em Cacoal, é um ato do Prefeito e não tem nenhuma participação da Câmara de vereadores nesse sentido, pois é competência única do Poder Executivo e não da Câmara”...
CÂMARA SE POSICIONA CONTRA AUMENTO DA TARIFA DE ÁGUA

Presidente Valdomiro Corá

O anúncio do aumento na tarifa de água em Cacoal, foi recebido com surpresa e indignação pelo Presidente da Câmara, Vereador Valdomiro Corá (MDB) e vereadores Dr. Paulo Henrique (PTB) e João Paulo Pichek (Republicanos), que saíram em defesa da população. O Presidente da Câmara explicou que, o Executivo usou o Projeto do Refiz, que concede isenção de juros para os que estão em débitos com o SAAE e emitiu um novo decreto, aumentando em 6,5% a tarifa de água e tenta passar a culpa para o Legislativo.
“No texto do Projeto enviado à Câmara, não há nenhuma manifestação em relação ao aumento de tarifa. O Art. 1º da Lei 5.229/PMC/2023, estabelece que: “Fica instituído o Programa de Recuperação de Crédito do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cacoal, o qual admite a dispensa de multas e juros dos débitos, decorrentes dos créditos não tributários, vencidas até o dia 31 de dezembro de 2022”, sendo esse o texto da Lei aprovada pelos vereadores.
Portanto, não há nenhuma referência a autorização para o aumento de tarifa, estando tão somente o Executivo responsável por emitir o Decreto que instituiu o aumento da tarifa de água em Cacoal. “O Decreto que aumenta em 6,5% a tarifa de água em Cacoal, é um ato do Prefeito e não tem nenhuma participação da Câmara de vereadores nesse sentido, pois é competência única do Poder Executivo e não da Câmara”, disse o Vereador Paulo Henrique, indignado com a situação.
Para o Vereador João Paulo Pichek, o Executivo está andando na contramão do desenvolvimento do município. “Quando se concede um desconto e, em seguida aumenta tarifas não está contribuindo, mas sim passando toda a conta para a população”, justificou o Vereador, frisando que estará trabalhando para defender o povo.

Informe do Poder Legislativo do Vereador Magnison Mota

por Orlei Junior publicado 29/09/2023 14h27, última modificação 29/09/2023 14h27
Resumo informativo do discurso dos vereadores na 26ª Sessão Ordinária, realizada no dia 25 de setembro 2023

Disse que é preciso falar a verdade. Agradeceu ao Prefeito Adailton Fúria e ao Secretário de Obras, dizendo que quem tem trabalho pode mostrar. Falou sobre a denúncia de suposta quebra de decoro da sua pessoa, que não tem nenhum processo. Disse que o vereador está para legislar, falou dos episódios no legislativo. Disse que é preciso ter harmonia entre os vereadores, independente das divergências políticas é preciso trabalhar para o município crescer, sem querer derrubar um ao outro. 

 





FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal

Vereadores fiscalizam convênio com o CIMCERO

por Nilceia publicado 29/09/2023 11h50, última modificação 29/09/2023 12h11
Os vereadores cobraram da Prefeitura de Cacoal, aumento no repasse da quantidade de diárias, para que mais pessoas possam ser atendidas.

Vereadores fiscalizam convênio com o CIMCERO

ASCOM/CMC-A Casa de Apoio CIMCERO, tem feito a diferença na vida das pessoas, que precisam de um ponto de apoio na Capital do Estado, Porto Velho. Na Quinta-feira, 28, o 1º Secretário da Câmara vereador João Paulo Pichek (Republicanos) e o Vereador Dr. Paulo Henrique (PTB), estiveram na Casa de Apoio, ouvindo os pacientes de Cacoal, bem como os motoristas que levam os pacientes à Porto Velho. O convênio realizado entre o município de Cacoal e o CIMCERO é uma indicação do Vereador João Paulo Pichek (Republicanos) e aprovado, com o apoio de todos os vereadores, pela Câmara de Cacoal, em 2021.

João Paulo Pichek disse que o convenio com a Casa de Apoio CIMCERO, que é do Consorcio Intermunicipal, e um ato humanitário, que tem ajudado muitas pessoas que são obrigadas a se deslocar até a Capital do Estado, para realizar exames ou tratamentos. ”Estivemos na Casa de Apoio para acompanhar os trabalhos, e ver se as pessoas estão sendo atendidas conforme o convênio com o município”, disse o Vereador.       

O Vereador Dr. Paulo Henrique, explicou que, em conversa com a direção do CIMCERO, foram informados que são autorizadas 350 diárias mês, mas este número sempre ultrapassa devido à procura de saúde por pacientes de Cacoal. Segundo a direção, praticamente todos os dias há pacientes de Cacoal na casa, que tem apoio de uma van do município para transporte nos hospitais e clínicas de Porto Velho. Atualmente, 28 municípios usam o convênio da casa de apoio do CIMCERO.

Os vereadores cobraram da Prefeitura de Cacoal, aumento na quantidade de diárias, para que mais pessoas possam ser atendidas, bem como organização no repasse das diárias para os motoristas, que já estão com viagens acumuladas. “É preciso rever essas situações, pois um bom atendimento não pode ficar prejudicado por falta de gestão”, disse o Vereador Paulo Henrique, cobrando ainda que seja disponibilizado mais motoristas para atender no transporte de pacientes de Cacoal a capital.  

Informe do Poder Legislativo do Vereador Luiz Fritz

por Orlei Junior publicado 29/09/2023 11h35, última modificação 29/09/2023 14h19
Informe do Poder Legislativo Resumo informativo do discurso dos vereadores na 26ª Sessão Ordinária, realizada no dia 25 de setembro 2023

Parabenizou o Presidente da Umam pela reeleição, destacando que está prestando um bom serviço. Falou do suicídio ocorrido em Cacoal, destacando que a depressão é um mal que vem assolando a humanidade e todos precisam estar atentos e ajudar para evitar essas tragédias. Falou da reinauguração do Hospital Materno Infantil, parabenizando o Prefeito e destacando que irá oferecer uma qualidade no atendimento ás mães do município. Pediu ao Presidente que possa ouvir todos os vereadores, para manter a harmonia na Casa.      

 

 

 

 

FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal

Informe do Poder Legislativo do Vereador Lauro Garçom (PSD)

por Orlei Junior publicado 28/09/2023 21h41, última modificação 28/09/2023 21h41
Vereador destaca ações em prol dos profissionais de saúde, segurança no trânsito, e preocupação com o meio ambiente e bem-estar da comunidade.

 


O Vereador comentou que a deputada Dra. Taíssa Souza (PSC), cobrou o repasse para os profissionais da saúde de Cacoal e que imediatamente a Câmara aprovou o Projeto para atender esses profissionais. Falou dos acidentes que vem ocorrendo em Cacoal, destacando a necessidade de atenção e cuidado no trânsito. Comentou do suicídio de um empresário em Cacoal, falando que pessoas diabólicas trabalham diariamente para derrubar o outro.  Disse que a mão de Deus não deve ser subestimada.   Falou de uma lixeira que está na linha “E”, próximo ao Riozinho, que é uma indicação de seu gabinete à Secretaria de Meio Ambiente, para que tome providencias. Pediu ajuda ao MP para averiguar as denúncias e ajudar o Poder Legislativo.






FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal


 

Informe do Poder Legislativo do Vereador Zivan Almeida (PSC) Cobra Investimentos em Infraestrutura e Agradece Parcerias

por Orlei Junior publicado 28/09/2023 12h50, última modificação 29/09/2023 10h33
Vereador destaca a necessidade de operação tapa-buracos e recuperação de ruas, além de celebrar o Programa Tchau Poeira e a entrega de carteiras escolares.

Cobrou do Secretário de Obras, operação tapa buracos e recuperação das Ruas com bloquetes, que devido ao tempo, já tem local que está com buracos. Falou do lançamento do Programa Tchau Poeira no Bairro Embratel, agradecendo aos deputados pela parceria. Pediu ao Deputado Cirone a liberação de mais recursos para construção de espaços de convivência, citando alguns Bairros. Disse que a licitação para asfaltamento dos bairros Alto da Boa vista, Parque Alvorada, assim como outros, está na fase final. Agradeceu ao deputado Cirone pela entrega de 640 carteiras escolares ao município, destacando a importância desses mobiliários para as escolas. Disse que está lutando e aprendendo a cada dia para ajudar a melhorar o município.





FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal

Informe do Poder Legislativo do Valdomiro Cora (MDB)

por Orlei Junior publicado 27/09/2023 14h25, última modificação 27/09/2023 14h25
Resumo informativo do discurso dos vereadores na 26ª Sessão Ordinária, realizada no dia 25 de setembro 2023

O Vereador disse que no dia 1 de outubro será a eleição para Conselheiro Tutelar e, é preciso escolher pessoas que tenham condições de representar bem o Conselho na cidade. Falou da criação do fundo partidário, falando que Cacoal recebeu mais de 50 milhões nas disputas eleitorais, alertando que se esses recursos estivessem na saúde, muitas pessoas teriam sido beneficiadas. Enviou oficio aos deputados federais, senadores, pedindo apoio na votação do Marco Temporal. Pediu ao Senador Confúcio Moura, votação favorável ao povo de Rondônia. Enviou oficio ao Governador Marcos Rocha, para declarar apoio ao povo de Rondônia, falou que os deputados Estaduais ainda não saíram em defesa do povo e que muitas famílias podem perder suas terras. Cobrou dos deputados estaduais mais ajuda para melhorar a saúde do município. Falou da determinação do STF que o manteve como Presidente, destacando a necessidade de cada um defender o seu mandato e continuar trabalhando para defender o povo de Cacoal. Disse que confiou em Deus para mantê-lo na Presidência, agradeceu aos advogados pelo trabalho junto a justiça. Disse que continuará trabalhando em benefício do povo.

    

 

FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal

Informe do Poder Legislativo do Vereador Dr. Paulo Henrique (PTB)

por Orlei Junior publicado 27/09/2023 14h17, última modificação 27/09/2023 14h17
Resumo informativo do discurso dos vereadores na 26ª Sessão Ordinária, realizada no dia 25 de setembro 2023

Solicitou ao Presidente para que tome providências quanto a uma ação de quebra de decoro, referente ao Ex-presidente Magnison Mota, requerendo que a Procuradoria fosse oficiada para acompanhar a situação. Falou da Eleição para o Conselheiro tutelar, destacando a importância da escolha desses profissionais que irão atuar no município. Comentou sobre a discussão para implantação das Escolas multisseriadas, falou que o município não convenceu aos pais da Área rural, frisando que tanto o multisseriadas e a mudança no material didático para as escolas veio na contramão do plano de governo. Falou do alto custo das apostilas do Positivo, adquiridas no início do mandato, que deverão ser substituídas, pois o município não consegue manter o alto custo. Frisou que o Executivo alega não ter dinheiro para realizar concursos, mas está contratando mais comissionados. Disse que a saúde de Cacoal era referência e hoje está pactuando atendimento com a cidade de Rolim de Moura. Falou que o município não terá Leitos de UTI neonatal, pela falta de diversos equipamentos, equipe multidisciplinar e por vários outros fatores que podem comprometer esse atendimento.     




FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal

Informe do Poder Legislativo do vereador Paulinho do Cinema (PSB)

por Orlei Junior publicado 27/09/2023 14h08, última modificação 27/09/2023 14h08
Resumo informativo do discurso dos vereadores na 26ª Sessão Ordinária, realizada no dia 25 de setembro 2023.

Paulinho do Cinema (PSB)

Comentou que no mês de setembro é comemorado o dia de prevenção ao suicídio e que perdeu um amigo, no último domingo, lamentando que Cacoal já tenha perdido muitas vidas com isso. Falou das dificuldades que as pessoas enfrentam e que devem procurar ajuda e colocar Deus na vida, acima de tudo. Falou que é contra o aborto, que as mulheres devem se preservar, assim como os homens devem ter hombridade e assumir os seus atos. Falou da reinauguração do Materno Infantil, destacando que ficou bom e que a saúde precisa melhorar mais. Parabenizou pelos recursos que estão sendo empregados nos bairros, destacando que os 40 milhões que foram aprovados pela Câmara já está sendo aplicados no município. Disse que enquanto o Prefeito estiver trabalhando de forma correta estará com ele. Pediu a presença do Secretário de Educação na Câmara, para que todos entendam o que está acontecendo.

 

 

 

 

FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal

Vereador levanta preocupação quanto à qualidade na Educação de Cacoal

por Orlei Junior publicado 26/09/2023 18h24, última modificação 26/09/2023 18h24
Dr. Paulo Henrique (PTB) levanta questões sobre as Escolas Multisseriadas e substituição de materiais educacionais em Cacoal.

ASCOM/CMC- O Vereador Dr. Paulo Henrique (PTB), comentou sobre sua preocupação quanto as discussões para implantação das Escolas Multisseriadas na área rural, bem como a substituição do material de ensino, adquirido por um alto custo pela administração do município. O Vereador entende, que implantar o sistema de ensino, conhecido como Escolas multisseriadas, é promover a queda na qualidade do ensino e da aprendizagem.


Segundo Doutor Paulo, esse modelo de ensino é praticado somente em municípios onde o sistema de educação é muito precário. “A implantação das Escolas multisseriadas certamente vai cair a qualidade do ensino, fenômeno oposto às promessas de campanha. O Prefeito e o Secretário da Educação não devem ter percebido, mas a educação tem sido vítima de várias mazelas. Este ano, por exemplo, as aulas na zona rural começaram bem mais tarde, as férias do meio do ano foram antecipadas pela falta de merenda e transporte escolar e, agora, resolvem mudar o sistema de ensino no meio do andamento de um bimestre e retirar as apostilas do sistema positivo dos alunos”.

 

O Parlamentar explicou ainda, que esses fatos, aliados aos dois anos de pandemia, com aulas remotas, vão causar prejuízos que ninguém consegue avaliar. “E não se pode olvidar da conivência do Sindicato dos Servidores Públicos de Cacoal, que publica notas de repúdio contra vereadores que se insurgem contra as mazelas da administração, mas que se cala diante da implantação de um modelo de ensino que vai prejudicar os alunos e as famílias. Um sindicato que defende professores também tem o dever de defender uma educação decente para todas as crianças”, finalizou o Vereador.

 

 

 

 

FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal

Câmara realiza nova votação da Prestação de Contas da Administração do Município

por Orlei Junior publicado 26/09/2023 16h23, última modificação 26/09/2023 16h23
Câmara de Cacoal vota novamente a prestação de contas após decisão do STF e liminar suspendendo sessão extraordinária

ASCOM/CMC- A Câmara de Cacoal, realizou nesta segunda-feira, 25, Sessões Ordinária e Extraordinária, para deliberar os projetos votados pela Mesa deposta pelo STF, no dia 24 de agosto e pela decisão liminar em Mandado de Segurança, que suspendeu todos os atos da Sessão Extraordinária, realizada no dia 26 de agosto de 2023. Entre os projetos está o Decreto do Legislativo, de análise da prestação de contas da Administração do Município, referente ao exercício de 2019.

 

O Presidente da Câmara, Vereador Valdomiro Corá (MDB), explicou que a medida adotada para uma nova votação se deve ao fato de dar legalidade a tramitação dos projetos. “Como o STF decidiu por manter essa mesa diretiva e a justiça de Cacoal expediu liminar no Mandado de Segurança suspendendo a Sessão Extraordinária e para que não tivéssemos prejuízos no futuro, decidimos votar novamente todos os projetos que foram votados pela mesa destituída, como é o caso da Prestação de Contas da Ex-Prefeita Glaucione”, explicou o Presidente.

 

O Vereador Dr. Paulo Henrique (PTB), falou sobre a decisão do STF, explicando que no dia 24 de agosto às 17:20, o então Presidente da Mesa, Magnison Mota foi notificado da decisão do STF, para que o Vereador Valdomiro Corá fosse mantido no Cargo de Presidente. Além disso, no Mandado de Segurança impetrado por Valdomiro Corá, a Justiça de Cacoal suspendeu a sessão extraordinária, realizada no dia 26 de agosto de 2023, que aprovou a prestação de contas, bem como outros Projetos. Portanto, todos os atos praticados a partir do dia 24 de agosto, estão nulos. O Vereador explicou ainda que o parecer do Tribunal de Contas opinou pela aprovação das contas com ressalvas, considerando que não houve prejuízos ao erário, sendo apenas pontuações técnicas em relação ao não cumprimento das metas primárias, que politicamente devem ser analisadas pela Câmara.

 

O Decreto do Legislativo foi aprovado com os votos do Presidente, Vereador Valdomiro Corá (MDB), vice-presidente vereador Toninho do Jesus (Podemos), 1.º Secretário Vereador João Paulo Pichek (Republicanos), 2.º Secretário Lauro Garçom (PSD) e Vereador Dr. Paulo Henrique (PTB). Ficaram registradas as ausências dos vereadores, Romeu Moreira (que está em viagem e Edimar Kapiche (PSDB), que está de licença médica e as abstenções dos vereadores Paulinho do Cinema (PSB), Ezequiel Câmara “Minduim” (PP), Zivam Almeida (PSC), Magnison Mota (PSC) e Luiz Fritz (PSD).

 

 

 

FONTE: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal

22ª Extraordinária de 2023: Acompanhe a Sessão ao Vivo na Câmara Municipal de Cacoal

por Orlei Junior publicado 24/09/2023 14h43, última modificação 24/09/2023 14h43
Participe e esteja por dentro das discussões legislativas que moldam a sua cidade.

 A Câmara Municipal de Cacoal realiza a 22ª Sessão Extraordinária, e você é convidado a se juntar a nós na segunda-feira, 25 de setembro de 2023, a partir das 12h30min. A 22ª Sessão Extraordinária da 41ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura promete trazer discussões importantes para o desenvolvimento de nossa cidade.

Com transmissão ao vivo a 22ª Sessão Extraordinária a partir das;

12h30min

Acompanhe ao vivo os trabalhos dos vereadores através das nossas redes sociais.

YouTube: https://www.youtube.com/c/CamaraMunicipaldeCacoal

 Não perca!

Ordem do dia disponível para consulta

https://sapl.cacoal.ro.leg.br/sessao/pauta-sessao/164/

 

CÂMARA MUNICIPAL DE CACOAL

Legislativo atuante

 

 

 

 

FONTE:  Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Cacoal

 

 

Ações do documento