Coleção de Notícias

por Interlegis — última modificação 04/04/2024 10h16
Todas as notícias em ordem cronológica decrescente

PROJETO DO PRESIDENTE PICHEK, DECLARANDO A ASSOCIAÇÃO DOS ESPORTES EQUINOS DE CACOAL, COMO UTILIDADE PÚBLICA É APROVADO PELA CÂMARA

por sorce — publicado 27/09/2022 12h25, última modificação 27/09/2022 12h25

Durante votação unânime na 29ª Sessão Ordinária, realizada na noite da última segunda-feira (26), no Teatro Municipal Cacilda Becker, a Câmara Municipal de Cacoal, aprovou o projeto de lei de autoria do presidente João Paulo Pichek (Republicanos), que declara a Associação dos Esportes Equinos De Cacoal,  como utilidade pública.


O projeto foi elaborado embasado na Constituição Federal CF/88 em seu art. 30, inciso 1, e na lei orgânica do Município de Cacoal, no artigo 8° inciso 1, e também na Lei da Prefeitura Municipal de Cacoal N. 038/PMC/84.

Conforme Pichek, a finalidade é conceder o título de utilidade pública municipal a Associação dos Esportes Equinos de Cacoal, pela entidade ser uma associação sem fins econômicos, de natureza privada, sendo sua duração por prazo indeterminado de interesse público, com propósito desportivo.


O parlamentar argumenta ainda: “Essa associação oferece serviços gratuitos e permanentes e não faz distinção de nacionalidade, sexo, cor, crença e política, e tem por objetivo, a promoção de atividades e finalidades de relevância pública e social”.


Pichek também citou, “Associação dos Esportes Equinos de Cacoal, tem como objetivo estimular e fomentar atividades desportivas, curso de equitação à população carente, promoção de equoterapia, observando a integridade animal” esclareceu o vereador.


Na explanação ainda ficou evidente que Associação dos Esportes Equinos de Cacoal, presta trabalho voluntário à comunidade cacoalense como por exemplo o oferecimento de cursos de equitação clássica e rural.


Sendo o Rotary Club Marechal Rondon de amplo interesse social.

Câmara Municipal de Cacoal participa do I Congresso das CDLs da Região Amazônica

por sorce — publicado 16/09/2022 09h21, última modificação 16/09/2022 09h21

 

Atendendo um convite do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cacoal (CDL), Adeuvaldo Gomes de Brito, o presidente do Poder Legislativo João Paulo Pichek (Republicanos), e o vereador Romeu Moreira (Membro da diretoria da CDL), participaram na última quinta-feira (15), no Cacoal Selva Parkdo I Congresso das (CDLs), da região amazônica. 


O I Congresso é uma realização da Federação das CDL’s de Rondônia, e conta com a parceria do Sebrae. 

Participam do encontro o presidente da CDL Cacoal, Adeuvaldo Gomes de Brito, do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Rondônia (FCDL/RO), Darci Cerutti, o presidente da Câmara Nacional do Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa e do diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO), Samuel Almeida.  


O I Congresso é voltado aos diretores e colaboradores das (CDLs), e inclui várias palestras, destacando:A importância da comunicação no Sistema CNDL (Coordenadora de Comunicação CNDL, Rafaela Paulino), Robustas Amazônicos, uma oportunidade sustentável para a Amazônia (presidente da Caferon, Ruan Travain), Modernização das CDLs (presidente da CDL São Caetano do Sul e diretor jurídico da FCDL/SP, Alexandre Coelho), Planeamento Estratégico para CDLs (ex-diretor de Qualidade da CDL de Novo Hamburgo/RS, Everaldo Cavalheiro). 


A palestra de encerramento do evento, com o tema:O varejo e o e-commerce (diretor da CDL Jovem, Lucas Borghi) que será realizada nesta sexta-feira (16), no auditório da Unesc com a previsão de participação de aproximadamente 300 pessoas, essa é a única palestra que será aberta ao público externo (gratuita). 

 

O Presidente João Paulo Pichek, parabenizou a força e a união dos varejistas e comerciantes com o desenvolvimento e fortalecimento das (CDLs), ressaltando o trabalho desenvolvidos pela entidade em todo Brasil, que é essencial para o desenvolvimento econômico do nosso país, pois é a melhor forma de dar voz aos empresários. 


Como agente público, Pichek pontuou ainda que o empreendedor é muito prejudicado pela atuação indevida ou ineficiente da Administração Pública em geral, especialmente pela demora nos procedimentos burocráticos dos licenciamentos e autorizações para o funcionamento do seu negócio, um dos problemas principais que os empresários enfrentam, concluiu o presidente.

 

Você pode acompanhar as Sessões da Câmara Municipal de Cacoal ao vivo

por sorce — publicado 12/09/2022 09h21, última modificação 12/09/2022 09h21

📍YouTube: https://www.youtube.com/c/CamaraMunicipaldeCacoal


📍Facebook: https://www.facebook.com/CamaraMunicipaldeCacoal


✅ Agora Excepcional no Teatro Municipal Cacilda Becker: segunda-feira às 18h30min,

 

Não perca!📌


📝Ordem do dia disponível para consulta

 

👉https://bit.ly/ORDEM_DO_DIA


CÂMARA MUNICIPAL DE CACOAL

 

✅ Trabalhamos com responsabilidade, sempre!

 

#cacoal

#camaramunicipaldecacoal

#vereadoresdecacoal

#tmjcmc

#sessãoordinária

Após cobrar informações da Semast na Câmara, Pichek recebe resposta sobre as visitas aos sorteados do Residencial Cidade Verde

por sorce — publicado 06/09/2022 11h30, última modificação 06/09/2022 11h38

O presidente da Câmara Municipal de Cacoal, João Paulo Pichek (Republicanos), recebeu resposta de um ofício que havia solicitado durante a 22ª Sessão Ordinária, ocorrida em 15 de agosto de 2022. 

 

No ofício Pichek cobrou informações da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (Semast), sobre o andamento das visitas sociais aos contemplados no sorteio das casas populares do residencial Cidade Verde. 

 

No último dia 5 de setembro, por meio do Setor Habitacional, a Semast, respondeu informando que as visitas aos sorteados do Residencial Cidade Verde, estão sendo agendadas via telefone e realizadas conforme combinado com o usuário e a equipe responsável pelas visitas habitacionais. 

 

A Semast ressaltou ainda que desde que o sorteio foi realizado em 22 de dezembro de 2020, muitas famílias mudaram de endereço, dificultando a agilidade dos trabalhos. 

 

Até o momento 223 visitas foram concluídas com relatório, sendo que existem 71 cadastros de sorteados que não foram localizados, devido não residirem mais no mesmo endereço, não ter mais o mesmo contato telefônico e o cadastro único estar desatualizado. 

 

Também consta na resposta da Semast, 06 óbitos. Destacamos que a lista com os 71 nomes de usuários sorteados não localizados, foi protocolada na data 31 de agosto de 2022.

 

 

MINISTÉRIO PÚBLICO RECOMENDA À CÂMARA MUNICIPAL DE CACOAL, FIM DE AMEAÇAS À LIBERDADE RELIGIOSA E DISCURSO DE ÓDIO

por sorce — publicado 01/09/2022 12h18, última modificação 01/09/2022 12h18

 

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MP), através da Promotoria de Justiça de Cacoal, expediu uma recomendação à Câmara Municipal de Cacoal, relativa a um possível discurso de ódio ocorrido no Poder Legislativo, com ameaças relacionadas à liberdade de crença e de práticas religiosas.

Após denúncia anônima do fato, foi instaurado um procedimento administrativo.

 

Quem assinou a recomendação, foi a Promotora de Justiça Cláudia Machado dos Santos Gonçalves, no procedimento ela menciona violações a direitos humanos e fundamentais assegurados na Constituição Federal e em tratados e convenções internacionais que asseguram a liberdade de consciência e religião, bem como eliminam todas as formas de intolerância e discriminação fundadas na religião ou nas convicções, podendo assim importar na devida responsabilidade e punição.

 

A Promotora de Justiça expediu a recomendação por meio da Curadoria de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos, Defesa da Liberdade Religiosa, de Consciência e Crença Defesa dos Locais de Culto, seus Dogmas, Símbolos, Liturgias Difusão e Práticas, criada pela Procuradoria-Geral de Justiça.

 

No despacho, o MP recomenda que a Câmara dos Vereadores, no âmbito de suas atribuições, adote as providências administrativas necessárias, visando garantir que ninguém seja objeto de pressão, coação ou constrangimento em sua liberdade de crença e convicções, para desta forma fomentar a compreensão, a tolerância e o respeito nas questões relacionadas à liberdade e diversidade de crença, em conformidade com a Lei 12.288/2010.

 

A Promotora de Justiça aponta que o Ministério Público poderá, diante de novas informações ou se as circunstâncias assim exigirem, retificar ou complementar a recomendação.

 

Ainda na recomendação o (MP), esclarece que em caso de não acatamento da recomendação, serão adotadas as medidas legais necessárias, a fim de assegurar a sua implementação, através do ajuizamento das ações judiciais, inclusive as de natureza criminal, que se fizerem cabíveis.

 

No documento ainda é reforçado a necessidade de caráter urgente e excepcional das medidas recomendadas, ficando estabelecido o prazo máximo de dez dias para acatamento da recomendação.

 

 

 

 

 

 

Vereador Corazinho oficializa pedido ao MPF e MP para investigar caso de bebê que caiu no chão do Hospital Materno Infantil

por sorce — publicado 31/08/2022 16h45, última modificação 31/08/2022 16h45

 

O vereador Valdomiro Corá (Corazinho/MDB) oficializou nessa terça-feira (30) ao Ministério Público Federal de Rondônia (MPF/RO) e ao Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO), pedido de investigação sobre o caso de possível negligência no atendimento de um bebê recém-nascido, - filho do casal de venezuelanos: Norberto José Lugo Meneses, conhecido como “José Marquez” de 33 anos e Vanessa Saray Salazar Bastardo de 27 anos,- que caiu no chão durante o parto assim que veio ao mundo no Hospital Materno Infantil de Cacoal.

 

Conforme informado pelo vereador na solicitação, o episódio ocorreu no dia 19 deste mês, porém só veio ao conhecimento público no último dia 25, após declarações feitas pelo pai, que usou as redes sociais e a imprensa para denunciar o caso.

 

Junto ao ofícios, ambos órgãos receberam uma cópia fiel da gravação feita pelo pai da criança divulgada nas redes sociais.

 

“Diante da gravidade do caso e da criança que está na UTI relatado pelo pai, que se soma a situação financeira da família que tem outros três filhos, uma investigação para apurar o caso é extremamente urgente e necessária”, afirma o parlamentar, se colocando à disposição para auxiliar, dentro de sua esfera de competência.

 

O caso


O bebê do casal, chamado Santiago, está internado em uma UTI neonatal no município de Ouro Preto do Oeste depois de, segundo o pai, escorregar dos braços da enfermeira logo após o parto, e cair batendo a cabeça diretamente no chão.

 

José Marquez é de Guayana Venezuela, chegou ao Brasil em 2016 e há quatro anos mora em Cacoal, onde trabalha como marceneiro.

 

Para quem tiver interesse de ajudar a família, o endereço é: rua 15 de novembro, 2280 – Centro / Cacoal (em frente à Procuradoria Geral).

 

Confira relatos do pai na íntegra no link:

https://fb.watch/ffm2UZGO9M/

 

Câmara derruba veto do executivo ao projeto que reduz ISS, de empresas e entidades, que cuidam de pacientes acometidos por câncer

por sorce — publicado 31/08/2022 09h56, última modificação 31/08/2022 09h56

O Poder Legislativo Municipal de Cacoal, derrubou em sua integralidade o veto do executivo cacoalense, sobre o projeto de lei 39/2022, de autoria dos vereadores João Paulo Pichek (Republicanos), e Paulinho do Cinema (PSB). 


Os parlamentares haviam aprovado o projeto por unanimidade, em 27 de junho deste ano, reduzindo a alíquota do imposto sobre serviço (ISS), para os serviços de oncologia, radioterapia e quimioterapia no âmbito do Município de Cacoal, mas o executivo vetou, alegando a concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita. 


De volta à casa de leis, em votação na noite da última segunda-feira (29), de agosto, os vereadores rejeitaram o veto, aprovando o projeto de forma unânime, durante a 24ª Sessão Ordinária. 


O Poder Legislativo, levou em consideração que ao longo dos anos, o Centro de Oncologia e Hematologia do município de (Cacoal), desenvolve campanhas distintas para cada tipo de neoplasia e, através delas, abordam assuntos pertinentes, tiram dúvidas e fornecem informações relevantes para auxiliar nessa conscientização da população. 


Fornecendo tratamentos oncológicos e hematológicos que são extremamente importantes para a saúde e qualidade de vida do paciente portador de câncer. 


Sendo um serviço de grande relevância para o município de Cacoal e região, o Centro de Oncologia e Hematologia faz jus a uma redução no ISS arrecadado pelo município. 


Assim que ocorreu o veto, os autores do projeto se reuniram com conselheiros do Tribunal de Contas do estado de Rondônia (TCE/RO), onde pediram orientação se havia algum impedimento para esse tipo de redução do (ISS), tendo recebido como resposta que não havia renúncia de receita.

 

Câmara Municipal de Cacoal aprova pagamento de precatório de Sete milhões e quatrocentos mil reais para os professores

por sorce — publicado 23/08/2022 11h23, última modificação 23/08/2022 11h23

 

O projeto de lei 151/2022, de autoria do executivo municipal, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, na noite da última segunda-feira (22), durante a realização da 23ª Sessão Ordinária, no Teatro Municipal Cacilda Becker, em Cacoal. 


Os servidores e o sindicato (SINSEMUC), participaram da sessão, onde o projeto foi amplamente debatido no Poder Legislativo.


O projeto aprovado por todos os vereadores beneficia duzentos e trinta (230), servidores que brigavam na justiça desde 2013, pelos seus direitos.


Com a aprovação na Câmara, o projeto autoriza o executivo a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 7.400.000,00 (Sete milhões e quatrocentos mil reais) para cumprir a sentença judicial do "pisinho".


Os vereadores destacaram a importância da aprovação desse projeto, tão aguardado pelos professores envolvidos nesse processo. 


Câmara realiza 2º Encontro da Frente Parlamentar de Vereadores em prol da Saúde

por sorce — publicado 22/08/2022 11h44, última modificação 22/08/2022 11h44

A Câmara Municipal de Cacoal sediará na próxima quarta-feira (24), o 2º Encontro da Frente Parlamentar de Vereadores em prol da Macrorregião II de Saúde de Rondônia, que envolve mais de 34 municípios da Região do Café, Central, Cone Sul, Zona da Mata e Vale do Guaporé. 

 

O encontro é promovido pela mesa diretora da Câmara de Vereadores de Cacoal, atendendo a uma solicitação do vereador Edimar Kapiche (PSDB).

 

Desta vez, o evento será realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Cacoal. O evento está programado para começar às 8h30.

 

De acordo com Edimar Kapiche, o encontro terá como pauta: Atualização das referências dos investimentos e organização dos serviços de saúde da macrorregião II do estado.

 

Toda a população de Cacoal e dos municípios que fazem parte da macrorregião está convidada para participar do evento. O convite foi estendido também para o governador de Rondônia, secretários estaduais e municipais, deputados federais e estaduais, senadores, Conselho Estadual de Saúde, técnicos em saúde, presidentes de conselhos municipais de saúde, promotores de Justiça, prefeitos, vereadores e outros representantes do setor de saúde no estado.

 

Conforme o vereador Edimar Kapiche, o encontro se faz necessário devido à grande necessidade de melhorias e investimentos na saúde nos centros de saúde que atendem a população da macrorregião II, com destaque para os hospitais de Urgência e Emergência (Heuro) e o Hospital Regional de Cacoal (HRC).

 

"A população que precisa de atendimento tem sofrido muito, precisando se deslocar a Porto Velho para procedimentos de Saúde, como consultas, exames de imagem e cirurgias, isso é inadmissível pois Cacoal é Polo de saúde, o que precisar é investir e estruturar os hospitais regionais para diminuir esse sofrimento", disse Edimar Kapiche.

 

23ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cacoal

por sorce — publicado 22/08/2022 09h31, última modificação 22/08/2022 09h31

Você pode acompanhar as Sessões da Câmara Municipal de Cacoal ao vivo:

https://www.youtube.com/c/CamaraMunicipaldeCacoal


https://www.facebook.com/CamaraMunicipaldeCacoal


 Agora Excepcional no Teatro Municipal Cacilda Becker: segunda-feira às 18h30min,

Não perca!


Ordem do dia disponível para consulta


https://bit.ly/ORDEM_DO_DIA


CÂMARA MUNICIPAL DE CACOAL


Trabalhamos com responsabilidade, sempre!


#cacoal

#camaramunicipaldecacoal

#vereadoresdecacoal

#tmjcmc

#sessãoordinária

Câmara coloca para votação na próxima sessão ordinária o PL de 7 milhões e 400 mil para pagamento dos precatórios dos professores

por sorce — publicado 19/08/2022 17h10, última modificação 19/08/2022 17h10

Após ser discutido pelos vereadores e Sindicato dos servidores públicos de Cacoal, na reunião das comissões da Câmara Municipal de Cacoal, o projeto de lei 152/PMC/2022 foi incluído pelo Poder Legislativo, na Ordem do Dia da 23ª sessão ordinária.

 

O referido projeto de lei dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 7.400.000,00 (Sete milhões e quatrocentos mil reais) para cumprimento do pagamento à sentença judicial referente ao precatório do "PISINHO", de parte dos professores municipais.

 

Ao todo mais de duzentos e trinta professores estarão assegurados com o pagamento desse direito reconhecido judicialmente.

 

Após passar pela reunião das comissões e estar apto para votação, a Câmara, resolveu colocar o projeto na ordem do dia da próxima sessão.

 

Assim, o projeto de lei será votado na 23ª sessão ordinária, que ocorrerá no dia 22 de agosto, às 18h30min no Teatro Municipal de Cacoal, Cacilda Becker.

 


 

 



Câmara aprova PL do vereador Corazinho, que homenageia pioneiros com denominação de ruas do Residencial Park dos Buritis

por sorce — publicado 10/08/2022 10h55, última modificação 10/08/2022 11h46

Os pioneiros Antônio Cordeiro da Silva e João Suave, foram homenageados com a denominação de ruas do Residencial Park dos Buritis.


A homenagem teve a iniciativa do vereador Valdomiro Corá (MDB), e o Projeto de lei 109, foi aprovado por todos os vereadores, durante a 21ª Sessão Ordinária.


Conforme Carazinho, os homenageados receberam através deste Projeto, uma justa homenagem por, juntamente com suas famílias, contribuírem com o desbravamento e o progresso de Cacoal.

Famílias estas que, mesmo após a partida desses pioneiros, permaneceram na cidade, e continuam prestando relevantes serviços em favor do município.

Tal objetivo se prende ao fato de que sempre foram também pessoas honradas, idôneas e amadas por todos os que tiveram a satisfação de conhecê-los.


“Esta é uma forma simples de prestarmos uma homenagem a estas pessoas que só praticaram o bem em suas vidas, dando seus honrosos nomes às ruas Residencial Park dos Buritis” justificou Corazinho.


BIOGRAFIA 


João Suave, filho de Alexandre Suave e Virgínia Onório Suave, nasceu no dia 24 de junho de 1937 em São Gabriel da Palha (ES), e era o penúltimo de nove irmãos.


Deixou seis filhos: dois homens e quatro mulheres, 13 netos e 10 bisnetos. Chegou em Cacoal em 1973 com a esposa Maria da Conceição Suave e cinco filhos pequenos.


A sexta filha do casal Jucelia Maria Soares nasceu em solo rondoniense em 1975.

O município fazia parte de Porto Velho, quando tudo ainda era mato e estava se iniciando o desbravamento do estado.

Na ocasião, seu João foi contemplado com uma propriedade através de demarcação do Incra na Linha 07, KM 06, onde até hoje é conhecido como Sítio Três Corações.


João Suave foi um produtor batalhador, e com o tempo, também se tornou um forte criador de gado.

Com muita luta e persistência, criou os filhos e nunca deixou que nada faltasse a nenhum deles. Homem honesto, trabalhador, conhecido e querido por grande parte dos moradores, além do suor do trabalho ao qual se dedicou por longos anos fizesse chuva ou sol, também contribui com o desenvolvimento e prosperidade de Cacoal até o último dia de vida mantendo os impostos rigorosamente pagos em dia.


Em setembro de 2021, o saudoso pioneiro do município foi vítima de um trágico acidente quando estava a caminho de mais um dia de trabalho, na Linha 14. O corpo dele foi velado na Câmara Municipal de Cacoal, com justa homenagem do Legislativo como forma de reconhecimento à sua dedicação em prol do município.

 

BIOGRAFIA


Antônio Cordeiro da Silva, filho de Urcino Cordeiro da Silva e de Galdina da Silva Rocha, nasceu no dia 29 de março de 1933 em Ituaçu Bahia e era o caçula de 13 irmãos. Casado com Tereza Simão da Silva, deixou sete filhos:

José Cordeiro da Silva, Marcionilo Cordeiro da Silva, Osvaldo Cordeiro da Silva, Maria Aparecida da Silva, Dirceu Cordeiro da Silva, Hélio Cordeiro da Silva, e Célia Simão da Silva; 19 netos e 17 bisnetos. Chegou em Cacoal no dia 07 de setembro de 1975 com a família para onde veio com o objetivo de conseguir um lote pelo INCRA.


Trabalhou na cidade ajudando no crescimento e progresso do município ao qual iniciava os primeiros passos com dedicação e afinco.


Depois foi para o Sítio na Linha 06 trabalhar com a plantação de lavouras, onde também deu continuidade a criação dos filhos, e seguiu contribuindo para o desenvolvimento da cidade com o suor do seu trabalho, e pagamento de impostos.


Seu Antônio morreu no dia 19 de setembro de 2001 vítima de uma parada cardíaca, e deixou um legado de honestidade e muito trabalho a ser seguido pelos familiares que, mesmo após sua partida, continuaram na cidade de Cacoal, também dando sua parcela de contribuição para o município.

 

 

PL do vereador Minduim, que isenta pacientes de Câncer, Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla ou Lateral Amiotrófica do pagamento do IPTU é aprovado na Câmara

por sorce — publicado 09/08/2022 10h49, última modificação 09/08/2022 10h49

A Câmara Municipal de Cacoal, aprovou nesta segunda-feira (8), na 21ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei 74/2022, de autoria do vereador Ezequiel Câmara.


O projeto que concede isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), aos pacientes portadores de neoplasia maligna (Câncer) Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla ou Lateral Amiotrófica, foi aprovado por unanimidade.


Ao enviar o projeto para casa de leis o vereador Minduim justificou a propositura destacando que o (IPTU), em diversas  localidades do país, possui custo elevado, devendo o Município, através de seus legisladores, demonstrar a devida preocupação com os munícipes que são acometidos por doença de natureza grave, ou incuráveis, nas quais o tratamento despende grande parte da renda do paciente, prejudicando a manutenção econômica e a subsistência de todo o grupo familiar.


Ezequiel ressaltou também: “Devido a estas condições peculiares e, igualmente, pelas dificuldades financeiras que estes pacientes têm de enfrentar juntamente com o tratamento, o pagamento do (IPTU), configura mais uma preocupação para o paciente portador de neoplasia maligna, que já sofre demasiadamente com a doença, uma vez que não efetuando o pagamento do tributo,  o paciente convive também com a possibilidade da perda de seu imóvel diante de um processo judicial.


Pensando nisso, entendemos que é dever do Município amparar toda a população nele residente, vindo este Projeto de Lei cumprir esta função social já amparada pelo STF conforme visto no tema n° (682), finalizou Minduim.

21ª SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CACOAL

por sorce — publicado 08/08/2022 11h58, última modificação 08/08/2022 11h58

Você pode acompanhar as Sessões da Câmara Municipal de Cacoal ao vivo:


YouTube: https://www.youtube.com/c/CamaraMunicipaldeCacoal


Facebook: https://www.facebook.com/CamaraMunicipaldeCacoal


Agora Excepcional no Teatro Municipal Cacilda Becker: segunda-feira às 18h30min,
Não perca!

 

Ordem do dia disponível
na BIO para consulta

CÂMARA MUNICIPAL DE CACOAL


Trabalhamos com responsabilidade, sempre!


#cacoal
#camaramunicipaldecacoal
#vereadoresdecacoal
#tmjcmc
#sessãoordinária

Após conclusão dos trabalhos no Travessão Natin Folli, na linha 10, Pichek agradece empenho da SEMAGRI

por sorce — publicado 04/08/2022 11h52, última modificação 04/08/2022 11h52


Ao fazer uso da palavra na tribuna da Câmara, na última segunda-feira (1), o presidente do Poder Legislativo João Paulo Pichek (Republicanos), fez questão de frisar a conclusão dos serviços desempenhados pela Secretaria Municipal de Agricultura, no Travessão da linha 10, o popular Travessão Natin Folli.


“Havia feito esse pedido em ofício e protocolado na Semagri, em 17 de abril de 2021, uma vez que os produtores reclamavam das péssimas condições de tráfego.


Recebi a notícia dessa minha solicitação que foi atendida, mas infelizmente não puder estar presente no dia que os trabalhos foram concluídos e entregue, deixo aqui registrado meu agradecimento a equipe da Semagri, que efetuou um trabalho muito bem elaborado para dar condições para os produtores rurais da região”, pontuou Pichek.

Pichek se manifesta sobre veto do executivo ao projeto que garante redução do ISS dos serviços oncológicos em Cacoal

por sorce — publicado 04/08/2022 11h49, última modificação 04/08/2022 11h49



Em seu discurso durante a 20ª Sessão Ordinária, o presidente da Câmara Municipal de Cacoal, vereador João Paulo Pichek (Republicanos), se manifestou sobre o veto do prefeito Adailton Fúria (PSD), ao projeto de lei que reduz o imposto sobre serviços de (5% para 2%), nos hospitais e clínicas e serviços oncológicos para pacientes com câncer em Cacoal.

Pichek afirmou que não entendeu o motivo do veto, ao seu projeto conjunto com o vereador Paulinho do Cinema.

“O executivo municipal beneficia escolas, empresas que prestam serviços de transporte coletivo, e até mesmo a construção civil já foi beneficiada com a redução de alíquota, e o prefeito que é tão preocupado com a saúde de Cacoal não faz questão de ver um projeto de lei para atender toda a população cacoalenses.

O vereador Paulinho do Cinema e eu, já estamos nos organizando, nós tivemos reunião com a ASSDACO, e decidimos ir para Porto Velho
Marcar um encontro junto ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO), para discutir e resolver essa questão”, concluiu o presidente da Câmara.

A maioria dos vereadores hipotecaram apoio ao projeto de lei, que havia sido aprovado por unanimidade na casa de leis, e sinalizaram votar favoráveis à derrubada do veto do prefeito, assim que ele fosse colocado em votação no Poder Legislativo.

Corá critica gastos do SAAE com aluguel de 12 carros e portariados com salários de R$ 7 mil, enquanto população sofre com falta de água

por sorce — publicado 02/08/2022 19h19, última modificação 02/08/2022 19h19

Em pouco mais de um ano e meio da atual gestão do prefeito Adailton Fúria, Serviço já recebeu aproximadamente R$ 17 milhões, oriundos de aberturas de créditos e reformulações ao orçamento vigente

 

Na Tribuna da Sessão Ordinária realizada pela Câmara de Cacoal, realizada no Teatro Municipal nesta segunda-feira (01.08), o vereador Valdomiro Corá (Corazinho MDB) falou sobre a atual situação do SAAE (Serviço Autônomo de Água de Esgoto de Cacoal) que, neste período de pouco mais de uma ano e meio da atual gestão do prefeito Adailton Fúria (PSD), já recebeu recursos na ordem de R$ 16.920.706 milhões, só em aberturas de créditos adicionais suplementares e reformulações ao orçamento vigente, sem contar com os recursos previstos no Orçamento Anual.

 

Além dos valores expressivos, o Serviço alugou 12 carros; e licitou empresa para prestar serviços terceirizados e contratar portariados vindos de Porto Velho por aproximadamente R$ 7 mil, segundo o vereador. Porém, sequer vem conseguindo manter o abastecimento regular nos bairros da cidade.

 

Contudo, em discurso na Tribuna, o prefeito, que solicitou o uso da palavra na Sessão que marcou a abertura do segundo semestre do Legislativo, sem questionamentos dos vereadores, incluiu a situação do SAAE como “atípica, as que ocorrem nas gestões, e atribui a interrupção no fornecimento da água à um apagão de energia, e a falta de investimento no Serviço nos últimos anos em meio ao crescimento da cidade.

 

Em sua fala, Corá lamentou o fato da população estar sofrendo com a falta de água que atingiu muitos bairros da cidade. A situação é tão calamitosa, que os moradores invadiram a Rede Social desde o último final de semana para clamar ao Executivo que tome providências urgentes para resolver o problema.

“No mesmo tempo que uma família clama por água no bairro, o SAAE contrata um portariado vindo de Porto Velho por R$ 6.750 mil. Além disso, será que em Cacoal não tem mulheres tão bonitas e com competência quanto essas que vieram de Porto Velho para trabalhar no SAAE?”, questionou.

 

Meio ambiente


Na oportunidade, o parlamentar também voltou a falar com indignação, da queima de maquinários em operações realizadas por órgãos de defesa ao meio ambiente contra garimpeiros e trabalhadores que lutam incansavelmente em favor de um país melhor.

 

“Enquanto isso, nossos deputados federais e senadores que deveriam nos representar, deitam em berço esplêndido, andam de carrões e avião, gastam diárias absurdas e agora, na temporada de eleições vêm pedir o voto”, rechaçou.

 

Assessoria do vereador

Corazinho indica patrolamento e cascalhamento em Travessão, e serviços diários de Caminhão Pipa e asfaltamento no bairro Arco Íris de Cacoal

por sorce — publicado 02/08/2022 14h07, última modificação 02/08/2022 14h07

 

Em Sessão Ordinária realizada pela Câmara de Cacoal nesta segunda-feira (1º.08), no Teatro Municipal, marcada pela abertura do segundo semestre dos trabalhos legislativos, o vereador Valdomiro Corá (Corazinho MDB), apresentou duas indicações ao Executivo com pedido de urgência, visando dar continuidade às suas ações que priorizam melhorias na qualidade de vida da população.

 

Em uma delas, o parlamentar solicita que seja viabilizado, o patrolamento e cascalhamento do Travessão localizado entre as Linhas 9 e 10, na área rural da cidade. Na outra, a indicação do vereador se refere aos serviços diários de Caminhão Pipa e posterior asfaltamento, nas ruas do bairro Arco Íris que ainda não receberam os serviços de pavimentação.

 

Em relação ao Travessão, Corazinho explica que o pedido atende uma reivindicação feita pelos moradores da localidade, que relataram à ele em seu gabinete que enfrentam sérias dificuldades na trafegabilidade e escoamento das safras devido as más condições do trecho, que causam ainda, inúmeros prejuízos às famílias de agricultores que residem nas propriedades localizadas na referida área rural.

 

Problemas de saúde


Sobre a reivindicação referente ao bairro Arco-íris, o vereador conta que a solicitação também partiu de moradores da comunidade, que disseram à ele que não aguentam mais a poeira que se agrava na temporada de estiagem e prejudica a saúde, em especial das crianças e idosos que residem na localidade.

Os problemas no bairro, explanou o parlamentar em sua justificativa, seguem de forma contrária, mas não menos prejudicial na temporada das chuvas, que causam dificuldade de acesso para quem reside ou trafega pelo bairro.

 

“As duas situações exigem que medidas urgentes do Executivo sejam tomadas para que as famílias que residem no bairro e no Travessão tenham mais conforto, segurança e uma saúde melhor. E portanto, são muito importantes”, resume Corazinho, reforçando que seu gabinete e sua residência estão sempre à disposição da população.

 

Assessoria do vereador

Dr. Paulo Henrique sai em defesa de mulheres vítimas de violência

por sorce — publicado 02/08/2022 14h04, última modificação 02/08/2022 14h04

Durante a sessão ordinária desta segunda, 01/08, que marcou o retorno dos trabalhos da Câmara para o segundo semestre, o vereador Dr. Paulo Henrique (PTB), ao fazer uso da tribuna, além de repudiar atos do prefeito de Cacoal, de um ex-deputado estadual, do Sinsemuc e de seu presidente, foi enfático em reafirmar o seu compromisso com a prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher no Estado de Rondônia.

 

Dr. Paulo repudiou a insensatez do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cacoal (SINSEMUC) ao emitir nota de esclarecimento e duvidar da palavra da professora da rede municipal filiada ao Sindicato. “O Presidente do Sinsemuc, com atitude de sindicalista pelego, preferiu dar apoio ao chefe do executivo e colocar em dúvida a fala de uma mulher, servidora municipal. Qual critério foi adotado pelo Sindicato para dar razão ao prefeito e não a educadora? ” disparou.

 

Na oportunidade, o vereador manifestou o profundo repúdio aos atos vis de violência, assédio moral, realizados por agentes políticos em desfavor de uma professora da prefeitura de Cacoal e da ex-prefeita de São Francisco do Guaporé. Cada mulher, dentro da sua proporcionalidade, foram alvos de violência psicológica e assédio moral praticados por agentes públicos, a saber, Adailton Fúria, Prefeito de Cacoal, e Adriano Boiadeiro, ex-deputado estadual, morador de Nova Brasilândia. 

 

“Mulheres de Rondônia reafirmo o meu compromisso com a prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência. Aos demais servidores recebam o meu amparo e saibam que a prática de violência será sempre repudiada pelo nosso mandato. É necessário que as mulheres rompam o silêncio que as aprisiona em relações de dominação e violência” destacou dr. Paulo.

Dr. Paulo exigiu, em nome das mulheres de Cacoal, a implementação das Leis 4.721/21 e 4.986/22, ambas de sua autoria, nas escolas do município que versam sobre o programa de combate à violência contra a mulher no município de Cacoal. “O prefeito afrontou uma mulher, uma mãe, um ser humano, uma educadora, enfim, atacou a educação municipal. Mexeu com todos integrantes da comunidade escolar! É na escola que formaremos novos cidadãos, mais conscientes e mais responsáveis para mudar essa realidade hedionda” destacou.

NESTA SEGUNDA-FEIRA (1ª), ACONTECE A 20ª SESSÃO ORDINÁRIA

por sorce — publicado 01/08/2022 07h09, última modificação 01/08/2022 07h09

Você pode acompanhar as Sessões da Câmara Municipal de Cacoal ao vivo:

 

YouTube: https://www.youtube.com/c/CamaraMunicipaldeCacoal


Facebook: https://www.facebook.com/CamaraMunicipaldeCacoal


Agora Excepcional no Teatro Municipal Cacilda Becker: segunda-feira às 18h30min,

Não perca!Ordem do dia disponível para consulta


https://bit.ly/ORDEM_DO_DIA


CÂMARA MUNICIPAL DE CACOAL
Trabalhamos com responsabilidade, sempre!

Pichek e Paulinho do Cinema se reúnem com Prefeito para discutir projeto que garante redução do ISS dos serviços oncológicos

por sorce — publicado 26/07/2022 14h48, última modificação 26/07/2022 14h48



O presidente da Câmara Municipal de Cacoal, João Paulo Pichek (Republicanos), e o vereador Paulinho do Cinema (PSB), participaram de uma reunião na manhã desta terça-feira (26), na Prefeitura.

 

A pauta da reunião é a discussão do projeto de lei que reduz o imposto sobre serviços dos hospitais e clínicas de “5% para 2%”, que tratam pacientes com câncer em Cacoal.

 

Esse projeto é de autoria dos vereadores João Paulo Pichek e Paulinho do Cinema.

 

Também participaram da reunião o chefe de gabinete da presidência da Câmara, Eleutério Baptista, o Prefeito Adailton Fúria (PSD), Vera Bianchini presidente da (ASSDACO), a advogada Drª Julinda da Silva, Nedson Tacconi Batista, José Pereira, e João Diniz e Evandro Brandani.

 

Pichek destacou o que ficou definido na reunião e quais os próximos passos:

 

“Tem todo um estudo e um relatório construído com as equipes técnicas da Câmara e da Prefeitura, o vereador Paulinho do Cinema e eu, vamos agendar uma ida para Porto Velho, no Tribunal de Contas, com membros da ASSDACO, para solucionar essa questão o quanto antes,

 

Esse projeto de lei vai proporcionar uma economia de aproximadamente quinhentos mil reais para as ASSDACO, ou seja, é de extrema importante a participação política e participação técnica nessa situação toda” frisou o presidente.

 

Ainda na reunião João Paulo propôs que o município conceda para a ASSDACO, os recursos devolvidos pelo Poder Legislativo, para o executivo.

 

“Com certeza ali foi feito um compromisso, diante da associação o Prefeito, e possivelmente esse dinheiro pode ir sim para ASSDACO, até porque é uma associação que presta serviço para comunidade cacoalense e a comunidade rondoniense” finalizou Pichek. 

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CACOAL

por sorce — publicado 15/07/2022 16h19, última modificação 15/07/2022 16h19


Considerando a necessidade de esclarecimentos acerca das sessões extraordinárias; Considerando os princípios constitucionais da independência e harmonia entre os Poderes; Considerando as funções do Poder Legislativo; Considerando as peculiaridades dos períodos de recesso legislativo;


O Presidente da Câmara Municipal de Cacoal, João Paulo Pichek, informa que foi solicitado pelo Prefeito Municipal de Cacoal a convocação de sessão extraordinária para deliberação de 16 (dezesseis) projetos de lei, (P.L.s n.s 121/2022 a 136/2022, disponíveis no site https://sapl.cacoal.ro.leg.br/);


Sendo que os últimos 6 (seis) projetos foram protocolados no dia 13 de julho de 2022. Informa, também, que são requisitos mínimos para a inclusão de projetos de lei em sessões ordinárias e extraordinárias os pareceres jurídicos e os pareceres das Comissões, formadas pelos vereadores da Casa.


Depreende-se, desse modo, que cabe ao Poder Legislativo analisar minuciosamente todos os projetos de lei protocolados, principalmente em período extraordinário, já que necessitam de urgência e interesse público devidamente justificados para realização de sessão.


Assim, informa que as Comissões da Câmara Municipal de Cacoal se reunirão na próxima segunda-feira, dia 18 de julho de 2022, para análise dos projetos de lei que tiverem parecer jurídico. 


Posteriormente, será convocada sessão extraordinária com prazo mínimo de 48h para deliberação dos projetos de lei liberados pelas Comissões Permanentes, cumprindo-se todas as regras do processo legislativo, previstas em Lei.

“Doação de órgãos está no calendário oficial de Cacoal” afirma Dr. Paulo

por sorce — publicado 15/07/2022 11h42, última modificação 15/07/2022 11h42

Cacoal passa a contar com a instituição do “Setembro Verde”, mês de conscientização e orientação sobre doação de órgãos e tecidos. A lei 5040/22, de autoria do vereador Dr. Paulo Henrique, cria a carteira de identificação e estabelece benefícios para o doador de órgãos e tecidos no município de Cacoal.  

 

No dia 27 de setembro celebra-se o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A data é lembrada com a finalidade de despertar na população a consciência da importância da doação de órgãos. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 24 mil pessoas continuam na fila de transplante, considerando o transplante de córnea este numero ultrapassa os 33 mil.

 

Doadores vivos

 

É importante deixar claro que a doação nem sempre depende da morte de uma pessoa. Há casos em que é possível realizar um procedimento de doação de órgãos chamado intervivos. Nessas situações podem ser transplantados um dos rins, parte do fígado, do pulmão ou da medula óssea, ou seja, órgãos e tecidos que não prejudicam as aptidões vitais do doador. Já os doadores que sofreram morte cerebral, em geral, podem doar coração, córneas, fígado, intestino, ossos, pâncreas, pele, pulmões, rins, tendões.

 

 

“Se você deseja ser um doador de órgãos, avise sua família, faça sua carteira de identificação na Secretaria de Ação Social e Trabalho de Cacoal. Uma simples atitude pode salvar vidas” enfatizou Dr. Paulo Henrique.

TCE-RO participará da Reunião das Comissões Extraordinária da Câmara de vereadores, “excepcionalmente” amanhã na CDL

por sorce — publicado 12/07/2022 14h43, última modificação 12/07/2022 14h43

 

A Câmara Municipal de Cacoal, comunica que amanhã quarta-feira (13), às 11h00, haverá Reunião Extraordinária das Comissões.

 

Em virtude da reforma no plenário, e no prédio do Poder Legislativo, a reunião será no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Avenida Amazonas, em frente ao Banco do Brasil.

 

As discussões abrangem projetos de lei que revogam doações e concessões de direito real de uso no município.

 

O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), conselheiro Paulo Curi Neto, estará presente e participará da reunião. 

Pichek e Toninho vão criar PL para garantir continuidade do projeto “Renascer das Águas”, visando defini-lo como permanente no município

por sorce — publicado 08/07/2022 10h23, última modificação 08/07/2022 10h23

 

Levando em consideração a importância e o impacto positivo, e já comprovado do projeto “Renascer das Águas”, tanto no campo quanto na cidade, com foco na recuperação e proteção das nascentes d'água e solo, desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), através do técnico em agropecuária Jorge Murer;

 

O presidente da Câmara Municipal de Cacoal, João Paulo Pichek (Republicanos), e o vereador Toninho do Jesus (Podemos), decidiram criar um projeto de lei para a manutenção e desenvolvimento do projeto de forma permanente.

 

Jorge Murer, é o idealizador do projeto “Renascer das Águas”, premiado nacionalmente, ele foi recebido no gabinete do presidente, pelos vereadores autores da proposta Pichek e Toninho, o encontrou contou ainda com a participação da advogada Drª. Talânia Lopes, assessora jurídica.

 

Os parlamentares argumentaram que estão desenvolvendo a lei para dar continuidade a esse trabalho de recuperação das nascentes, para que sirva de instrumento estratégico de desenvolvimento ambiental rural, e não venha sofrer descontinuidade no futuro.

 

Pichek e Toninho enalteceram o trabalho desempenhado por Jorge Murer, e disseram:

 

“Vamos convidar, a Semma, o Condema, Semagri, e o Conselho de agricultura para participar das discussões e adequações pertinentes ao projeto.

 

Esse projeto de lei, vai garantir que os próximos agentes públicos (Prefeitos), cumpram a lei, fomentem e desenvolvam o “Renascer das águas”, recuperando nascentes e o solo, em toda extensão territorial do Município de Cacoal” finalizaram os vereadores.

 

 

Precatório dos Servidores da Educação (PISINHO): Município continuará com o CNPJ negativado, afirma o Vereador Dr. Paulo Henrique

por sorce — publicado 08/07/2022 09h24, última modificação 08/07/2022 09h24

O Tribunal de Justiça negou na última terça-feira (6), o acordo celebrado entre a Prefeitura de Cacoal, e o sindicato dos servidores municipais de Cacoal (Sinsemuc), durante a Assembleia Geral, alegando que o Município deve o precatório desde dezembro de 2021 e não arcou com os compromissos.



Confira: Considerando a informação de acordo entre o Sindicato e o ente devedor, desde já, esclareço que não há amparo legal para tal ato. Indefiro o pedido de retirada da restrição da certidão de regularidade, posto que o ente se encontra em mora com os pagamentos dos precatórios que deveriam ter sido adimplidos em dezembro de 2021. 



Dito isso, intime-se o SINSEMUC, que representa os credores neste processo paradigma, para que, em 10 (dez) dias esclareça se renuncia ao pedido de sequestro ou se almeja o seguimento dos procedimentos. O silêncio será interpretado como a continuidade dos procedimentos para o sequestro de valores.



De acordo com o vereador, Dr. Paulo Henrique, agora vai faltar recursos nos cofres públicos para pagar esta dívida em virtude da falta de planejamento, gastos desnecessários feitos pelo Prefeito Adailton Fúria desde o início da sua gestão. Infelizmente servidores municipais poderão ficar sem pagamento, em virtude da possibilidade de sequestro para quitação da dívida com os profissionais de educação de Cacoal.

Dr. Paulo Henrique parabeniza juiz Milani, que será agraciado com o título de cidadão rondoniense pela Ale/Ro

por sorce — publicado 04/07/2022 18h26, última modificação 04/07/2022 18h26

O vereador Dr. Paulo Henrique (PTB), parabenizou o Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Rondônia, titular da 4º Vara Cível da Comarca de Cacoal, Mário José Milani e Silva, que será agraciado com o título honorifico de “Cidadão Rondoniense”, homenagem realizada pela Assembleia Legislativa, pelo reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados ao Estado. A data da cerimonia será definida pela Mesa Diretora da ALE/RO.

 

Dr. Milani, como é conhecido no universo jurídico, já foi homenageado pela OAB/RO e pela Câmara Municipal de Cacoal devido a sua destacada atuação, cordialidade e eficiência na condução dos trabalhos de sua jurisdição. Reconhecido por ser um exímio magistrado, Dr. Milani contribuiu de forma significativa para que o TJ/RO pudesse alcançar a posição de destaque no ranking nacional em relação aos demais Tribunais.     

  

O Magistrado, nasceu em Assaí, é oriundo do Estado do Paraná. É formado pela Universidade Estadual de Londrina.

Chegou a Rondônia na década de 80, acompanhando os primeiros anos da criação do Estado, Municípios, a sua ocupação, formação e desenvolvimento. Atuou como advogado no Banco da Amazônia, atendendo RO, AC e AM. Conviveu com grandes nomes da advocacia rondoniense, com os primeiros magistrados e promotores de justiça que construíram a atual estrutura do sistema judiciário de Rondônia.     

 

Milani foi aprovado em concurso público para Procurador do Estado e Juiz de Direito, em seguida optou pela magistratura quando tomou posse na Comarca de Guajará Mirim. Exerceu suas atividades em Costa Marques e São Francisco do Guaporé.

Em Presidente Medici foi titularizado na Comarca, permanecendo por quase 10 anos, prestando relevantes serviços, tendo o reconhecimento da Câmara de Vereadores e o reconhecimento da Policia Civil e da Policia Militar, por prestar relevantes serviços frente ao Conselho Municipal de Segurança.  

 

Dr. Milani assumiu, em 2005, a 3º Vara Cível da Comarca de Cacoal. Em pouco tempo saneou e atualizou os serviços da unidade, implantando método de trabalho em que os advogados e a população tinham acesso a sua equipe. Conseguiu reduzir o tempo de duração dos processos, obtendo níveis excelentes de acordo nas demandas e proferindo sentenças em audiência.

Dr. Paulo Henrique destacou: "Dr. Milani Sempre se mostrou sensível às demandas da população, por isso recebe o reconhecimento do Poder Legislativo Rondoniense".

 

Assessoria de Imprensa

 

 

Poder Legislativo: Câmara de Cacoal entra em recesso parlamentar

por sorce — publicado 04/07/2022 12h42, última modificação 04/07/2022 12h42

 

A Câmara Municipal de Cacoal, está em recesso parlamentar desde 1º de julho, até o próximo dia 31.

 

Essa medida entrou em vigor no dia 1º, quando deixaram de ser realizadas Sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas do Legislativo.

 

As atividades retornarão no mês de agosto, com a primeira sessão após recesso, previsto para segunda-feira (2) de agosto de 2022.

 

O atendimento externo em horário integral não sofre alteração durante esse período, e o Poder Legislativo Municipal, bem como os gabinetes dos vereadores continuam abertos à população, das 7h30 às 13h30.

 

As sessões só acontecerão (EXCEPCIONALMENTE) em caso de convocação extraordinária do presidente do Legislativo ou do executivo municipal.

 

1ª Feira do café e do cacau (CAFECAU), atrai grande público no Beira Rio

por sorce — publicado 02/07/2022 13h59, última modificação 02/07/2022 13h59

Com dezenas de estandes com produtos diversificados, e empresas dos mais variados ramos, destacando as agroindústrias, o artesanato,  a praça de alimentação e um show de atrações, a 1ª Cafecau, movimentou o espaço Genésio Lima, o Beira Rio.

 

Milhares de pessoas comparecem no evento promovido pela Câmara Municipal de Cacoal, Prefeitura e Semc, e conta com a parceria das entidades:

 

Emater, Sebrae,Sistema Fecomércio Conetur, Semict, Seagri, Ifro, Faperon, Senar, Mapa, Embrapa, Funai, Idaron, Sedam, Ceplac, Câmaras Setoriais do café e do cacau, Cacauron, Acic, CDL, Facer, Abrasel, e Sindicato Rural.

 

Na abertura oficial da Feira, no palco do Beira Rio, o presidente da Câmara, João Paulo Pichek (Republicanos), fez questão de convidar todos os vereadores, e citou: “Tudo isso que está acontecendo aqui hoje teve aprovação do Poder Legislativo", frisou.

 

o parlamentar comentou ainda que a Câmara dá suporte para o executivo, e se não fosse o comprometimento desse parlamento, desses vereadores as coisas não caminharam como estão caminhando, a Câmara precisa do executivo, assim como o executivo necessita da Câmara, unidos somos muito mais fortes.

 

“O vereador Romeu Moreira, conseguiu praticamente aos 45 minutos do segundo tempo, colocar Cacoal, na rota do cacau, parabéns Romeu, esse evento já é sucesso garantido, o executivo, a Câmara, e os parceiros trabalharam muito fizeram sua parte, e a presença desse grande público, veio coroar a realização dessa Feira do café e do cacau (CAFECAU)”, finalizou o presidente.

 

Para o idealizaador do CAFECAU, vereador Romeu Moreira: “O sucesso da Feira, é o resultado de um trabalho em parceria que vai do Poder Legislativo, através dos colegas vereadores, a prefeitura, as entidades do setor produtivo, o setor privado e claro não poderia deixar de agradecer aqui a todo minha equipe de gabinete e aos servidores da Câmara, todos se empenharam muito;

 

Mesmo antes de encerrar o evento, já estamos pensando lá na fente na 2ª Feira do cafe e do cacau, em 2023 será ainda melhor” destacou Romeu.

 

É HOJE - Abertura oficial da 1ª feira do Café e do Cacau (CAFECAU), será hoje no espaço Genésio Lima no Beira Rio

por sorce — publicado 01/07/2022 11h33, última modificação 01/07/2022 11h33

Começa nesta sexta-feira (1), às 16:00 a “1ª Feira do Café e do Cacau (CAFECAU)”.

A (Cafecau) terá uma ampla programação de eventos com o objetivo de fortalecer e incentivar a cultura do café e do cacau em Cacoal.

 

A feira contará com agroindústrias, shows regionais, praça de alimentação, exposição de artesanatos, e stands empresariais.

 

Às 16:00 Início da feira.

 

16:15 apresentação cultural Semed (playback).

 

18:30 apresentação grupo de carimbó vindo de Porto Velho (playback).

 

19:00 Abertura solene.

 

19:30 Cuyabano & Douradense (banda ao vivo).

 

20:30 Apresentação quadrilha idosos (playback).

 

21:00 Brenno Reis e Marco viola (banda ao vivo).

 

O vereador Romeu Moreira, autor da lei da semana do café e do cacau, ressaltou:

 

“A Cafecau, é uma feira regional, por isso nós convidamos, e aguardamos a participação de vários municípios, contamos com a presença dos prefeitos, vereadores, secretários de agricultura, cultura, esporte e indústria, comércio e turismo”, comentou o vereador.

 

A expectativa é de grande público, afinal são 15 cidades que fazem parte da indicação geográfica do café, bem como da rota do cacau. 

 

Ações do documento